TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino

Por:   •  20/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.786 Palavras (20 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 20

Sistema de Ensino Presencial Conectado

pedagogia

daniele kerlly soares santos

[pic 1]

título do trabalho:

Subtítulo do trabalho - se houver

[pic 2]

        

título do trabalho:

Subtítulo do trabalho - se houver

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de licenciatura em pedagogia.

Orientador: Prof.  

Sete Lagoas

2018

SANTOS, Daniele Kerlly Soares. Título do trabalho: subtítulo em letras minúsculas. 2018. Número total de folhas. Projeto de Ensino (Graduação em nome do curso) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Cidade, Ano.

RESUMO

A família é considerada fonte da formação pessoal das pessoas e é nela onde as crianças têm contato com as primeiras aprendizagens, e onde como tal não deixa de receber as influências das transformações e avanços da sociedade contemporânea. Neste contexto, é a escola que amplia este universo de informações e conhecimentos, e também se configura como referência para a formação humana, contribuindo para a capacitação do indivíduo, fornecendo-lhe condições de se estabelecer com maior dignidade na sociedade que o abriga. Todas as mudanças sofridas pela família perpassam pelo universo da escola, que precisa se adaptar para responder melhor às necessidades impostas. Desta forma a união de ambas pode não apenas significar a diferença, mas o verdadeiro divisor de águas entre o sucesso e o insucesso na aprendizagem. Assim este trabalho pretende discutir o problema do descompromisso da família com a vida escolar dos filhos, com o objetivo de traçar caminhos que interfiram nesta realidade, contribuindo com a melhora do processo de ensino que busca, sobretudo a aprendizagem que leva o aluno a se transformar, a partir de que seja estabelecida entre família e escola uma parceria, fortalecendo vínculos com o objetivo de preparar com mais eficiência cidadãos compromissados com a sociedade da qual fazem parte.  

Palavras Chave: Família, Escola, Formação. Aprendizagem. Sociedade.


SUMÁRIO

1 Introdução....................................................................................................

2 Revisão Bibliográfica ...................................................................................

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino...................................

3.1 Tema e linha de pesquisa...........................................................................

3.2 Justificativa.................................................................................................

3.3 Problematização.........................................................................................

3.4 Objetivos....................................................................................................

3.5 Conteúdos.................................................................................................

3.6 Processo de desenvolvimento...................................................................

3.7 Tempo para a realização do projeto..........................................................

3.8 Recursos humanos e materiais..................................................................

3.9 Avaliação....................................................................................................

4 Considerações Finais...................................................................................

5 Referências..................................................................................................

6 Apêndice (opcional)......................................................................................

7 Anexos (opcional) ........................................................................................

INTRODUÇÃO

Não se pode deixar de reconhecer a educação como direito social importante e fundamental garantido pela Constituição Brasileira de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Além desta garantia, o Estado ainda impõe a família o dever de matricular a criança e mantê-la na escola, fazendo valer o direito constituído com eficiência e qualidade. Num contexto de transformações e inovações, a educação aliada a família e a escola têm papeis determinante de estratégia para o desenvolvimento socioeconômico do individuo (LIBANEO, 2005).

                O alcance da aprendizagem exige a compreensão de que muitas crianças não aprendem por que vivem algum tipo de problema na família. Para modificar esta situação é necessário que família e escola se unam considerando que ambas são responsáveis pelo desenvolvimento e desempenho da criança. No contexto de mudança e transformação, devemos entender que ainda que não se possa mudar uma realidade com rapidez, ações continuadas e sucessivas podem construir uma mudança maior, e isto se consegue com uma prática escolar democrática e participativa estabelecidas por ações estratégicas simples, mas organizadas e bem direcionadas (GANDIM, 1988).

                A Educação Básica que tem como principal finalidade o desenvolvimento, por meio de uma escolarização de qualidade, deve ser capaz de garantir o exercício da cidadania e a formação necessária para progredir no trabalho em estudos posteriores. Mas, o desenvolvimento da criança em sua totalidade, implica que a proposta educativa esteja firmada em ações que envolvam o educar e o cuidar, atendendo às necessidades fundamentais do desenvolvimento destas e respeitando-as como cidadãos de direitos.

                Sob um contexto sociopolítico, a educação no Brasil se vê às voltas com o que os professores consideram ser um dos graves problemas que a impedem de ser um sucesso: a falta de apoio das famílias. As mudanças vividas pela sociedade e seus indivíduos, envolve e interfere na estrutura das famílias, que hoje sob novos moldes que fogem do contexto tradicional, pode continuar a servir de base de valores e princípios que proporcionam e fornecem o apoio necessário a formação de uma criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (170 Kb)   docx (64.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com