TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de Ensino e Aprendizado

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.361 Palavras (6 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo, conhecer o dia a dia de um espaço educativo, bem como todos os sujeitos envolvidos no mesmo.

Através de uma entrevista, conheceremos o que professores, pais e alunos esperam da escola, os relacionamentos existentes nela. Tudo que envolve o processo de ensino e aprendizagem, será abordado, além disso, tomaremos conhecimento de necessidades e direitos expressos na lei.

DESENVOLVIMENTO

Principais pontos da pesquisa realizada com pais, alunos e professores:

1ª Pergunta: - Professora, na sua opinião, quais são as maiores dificuldades encontradas pelos docentes no dia a dia da escola?

Resposta: - Nós professores enfrentamos dentro da sala de aula, um grande desafio: encontrar atividades inovadoras, que despertem nos alunos o interesse na disciplina em questão, que os estimulem a estudar e pesquisar mais, aprofundando e expandindo seus conhecimentos. É muito difícil manter os alunos sempre atentos e bem dispostos, então cabe aos professores, fazerem a sua parte, contribuindo deste modo para que haja um maior interesse nas aulas por parte dos alunos. É importante trabalhar em sala de aula, atividades como pesquisas, desenhos, teatro, filmes, entre outros, deste modo poderemos ensinar as mesmas coisas que a disciplina pede de um jeito diferente, com aulas mais divertidas e atrativas.

2ª Pergunta: - Professora, cite um exemplo de algo que poderia auxiliar os professores na educação dos alunos.

Resposta: - Certamente, existem várias coisas com oque gostaríamos de contar para que todos nós, professores e alunos, obtivéssemos mais sucesso em nossos objetivos. Uma delas seria, com certeza, uma maior colaboração e participação dos pais no dia a dia de seu filho na escola. Muitas vezes o aluno está com notas baixas e vem encontrando dificuldades em alguma disciplina, e muitos pais ao serem convocados à escola para tomar conhecimento de problemas e dificuldades de seu filho, simplesmente não comparecem. Sem falarmos ainda, nos casos de indisciplina, em que os pais são informados destes, através de comunicados ou pela agenda escolar, e que também não comparecem à escola, lavam as mãos, como se a função dos professores fosse a de educar seus filhos e não ensiná-los.

3ª Pergunta: - A senhora, como mãe de um aluno do ensino fundamental, gostaria de falar o que espera da escola?

Resposta: - Eu, como mãe, me preocupo muito com meu filho, e espero que a escola o prepare bem para conseguir uma boa colocação na vida. Hoje em dia, é muito difícil conseguir um bom emprego, com um bom salário se não tivermos estudo. Sempre digo isso ao meu filho e sempre procuro incentivá-lo nos estudos.

Pergunta: A senhora, como mãe, acha que a escola está atendendo todas as suas expectativas?

Resposta: Na verdade não. Muitas vezes meu filho chega mais cedo da escola, então pergunto porque e ele responde que foram dispensados por falta de professores. Fico muito aborrecida com isso, afinal, pagamos impostos para que tudo, inclusive a educação, seja boa para nossos filhos. Tenho certeza que temos esse direito e penso que sempre que aconteça, isso devemos entrar em contato com a escola para sabermos o que realmente está acontecendo, já que esperamos que estando na escola, nossos filhos estejam em segurança e aprendendo.

4ª Pergunta: - O que você, como aluno, gostaria que mudasse em sua escola?

Resposta: Acho minha escola boa, gosto da minha professora e dos meus colegas. Gostaria que fossemos mais vezes na sala lúdica, é muito bom quando vamos lá, o tempo passa tão depressa que nem percebemos que já é hora do lanche. Também gostaria que tivéssemos um lugar melhor para as aulas de educação física, pois nos dias de chuva não podemos sair lá fora e outros alunos já estão ocupando o ginásio.

As perguntas feitas a professores, pais e alunos, nos levam a refletir sobre o nosso sistema de ensino e também a questionar os novos rumos da educação em nosso país.

Enquanto a constituição nacional e o estatuto da criança e do adolescente asseguram o direito a educação a toda criança e adolescente, ainda vemos muitas crianças fora das salas de aula. Talvez, muitos dos casos acontecem pela desistência dos alunos após muitos anos de repetência, causando assim, a evasão escolar. Outros casos também se verificam quando não existe atendimento especializado para portadores de deficiências, assunto amplamente discutido na disciplina de diversidade e inclusão. Segundo a lei de diretrizes e bases, cabe ao instituto de ensino comunicar ao conselho tutelar possíveis evasões, o que não resolve o problema pois muitas crianças nunca retornam às salas de aula. O ponto crucial é: “falta de interesse dos pais”. Onde não há a participação efetiva da família, se torna difícil ajudar alunos problemáticos, estes não encontram nos pais o apoio adequado durante o processo escolar.

Existe uma grande maioria de pais extremamente preocupados com o desenvolvimento escolar de seus filhos, pois veem na educação a chance de que consigam ótimas oportunidades em suas vidas. Estes pais tem razão ao afirmarem que esperam da escola a realização profissional e social de seus filhos.

Mas enquanto, de um lado, professores, pais e escola trabalham por bons ideais, do outro lado existem tantas coisas que prejudicam a realização dos mesmos, como por exemplo, algumas programações televisivas , podemos comprovar diariamente os efeitos nefastos destes programas na atitude de jovens e crianças. O incentivo à violência e ao consumismo exagerado, são apenas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (53.8 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com