TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de educação

Por:   •  25/9/2016  •  Ensaio  •  1.072 Palavras (5 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE DE CIENCIAS SOCIAS APLICADAS DE BELO HORIZONTE

CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINA: CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO      

PROFESSOR: ROBERTO MARQUES

ANDREIA ULISSES

27 NOV. 2015

Dejane Christine Mayer De Oliveira

Mariana Coelho Melquiades

Suelen Karine Souza Campos

Thalita de Fátima Moreira Pires

Regina Gonzaga Amaral

ANDRADE, Maria. As inter-relações entre iniciação matemática e alfabetização. 10ed. São Paulo: Ática,2005, p. 143-162.

PRIMEIRA PARTE DA DEJANE PÁGINAS 143,144 E 145.

SEGUNDA PARTE DA REGINA 146, 147, 148 E 149.

É preciso que o professor não apenas forneça as respostas, mas promova questionamentos deixando que o educando decida como fazer, de forma participativa e coletiva. Além disso é preciso que o educador perceba que a aquisição de conhecimento é um movimento interativo, onde quem ensina também aprende. (p.149 e 150)

Os questionamentos em busca de respostas, e as reflexões, são importantes em atividades que estimulam o aprendizado, esse processo de aprender pode ser encarado inicialmente como forma de “brincadeira” até que o educando consiga dominar os conteúdos. (p. 151)

As atividades em formato de brincadeiras podem ser desenvolvidas levando em consideração o contexto que o aluno está inserido, assim motivamos o aluno a aprender no meio em que ele está inserido. ( p. 152)

Com base no texto "As inter-relações entre iniciação matemática e alfabetização”, nas aulas de Construção do Pensamento Matemático e Alfabetização e letramento, desenvolvemos a seguinte atividade prática, que tem como público alvo alunos do ensino fundamental, das séries iniciais:

Faça dois montantes de cartas em cores diferentes, em um, formule operações matemáticas de acordo com o nível cognitivo dos jogadores, no outro montante de cartas, coloque palavras conhecidas pelos alunos. Com um grupo de quatro alunos, formem duplas, essas duplas devem ter um nome.

Já com as duplas separadas, escolha um aluno para ser o “juiz”. O jogo começa com o lançamento de um dado, a dupla que tirar o maior número começa a brincadeira. Os alunos escolhem em qual montante irá retirar sua carta, e responde, ou a operação matemática ou quantas sílabas tem a palavra sorteada. A outra dupla joga em caso de erro. Os pontos são acumulados de acordo com as respostas corretas e a dupla vencedora é a que atingir o maior número de pontos no final da brincadeira.

Esse jogo educativo tem como um dos principais objetivos desenvolver a memorização da tabuada, explorar a adição e subtração de números naturais, explorar o cálculo mental, desenvolver raciocínio sobre novas inúmeras palavras e simbologias possíveis de serem elaboradas com apenas uma sílaba.

De acordo com o texto, foram desenvolvidas atividades no começo do ano letivo, com o principal objetivo de favorecer uma adequação da criança no espaço escolar, sendo eles (físico, social e emocional). E começa a ser contado histórias que tenham a haver com o primeiro dia de aula, onde muitos alunos se sentem fora do seu convívio. (p.154)

Todas as histórias que são ditas, é discretamente, entre os sentimentos e emoções e ansiedades e são experimentadas pelas crianças neste período de adaptação, características físicas e necessidades da criança são objeto de estudo e curiosidade por parte das crianças. (p.155)

A linguagem poética é outra forma de expressão, pois é aquela que evidência a forma da mensagem, por exemplo procura fugir das formas comuns e expressões, buscando deixar o texto mais bonito e fugir da lógica. Embora seja própria da obra literária, a função poética não é exclusiva da poesia e nem da literatura em geral, pois se encontra em frequência nas expressões cotidianas de valor metafórico e na publicidade. (p.156)

São usados vários tipos de linguagens para ler o mundo a sua volta, sentir, pensar, compreender, interpretar e comunicar, será sempre base em nossa busca de compreensão do mundo. (p.157)

A educação materna está ligada bem próximo à matemática, mas que a sociedade pensa, pois a matemática não é apenas questão de números, mas todo o contexto e ambiente em que vivemos. Junto ao pedagogo e o educador familiar que ensinam a formas de aprendizagem matemáticas como o tempo, espaço, distância e números. (p.158)

Para desenvolver o indivíduo no qual ainda esta sendo modelado, para criar assim uma personalidade, é introduzida na cultura modos matemáticos e ortográficos para efetuar cálculos e ensino de forma que assim o transmitido seja interpretado pelo outro leitor, ou seja, escrever para que alguém leia. (p.159)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (124.6 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com