TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo histórico

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.254 Palavras (6 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DE UBERABA - UNIUBE-EAD

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

SILVANA LOPES DA SILVA

PRÁTICA PEDAGÓGICA

CARIACICA-ES

2014

SILVANA LOPES DA SILVA

DIVERGENCIAS E SEMELHANÇAS

Prática pedagógica: pesquisa realizada em duas escolas, observando seus aspectos mostrando suas divergências e semelhanças.

Preceptor (a): Janaina.

Turma: 22

CARIACICA-ES

2014

Colégio Sagrado Coração de Maria – Vitória

Fundado em 1944, durante o governo de Getúlio Vargas, é uma das obras da congregação do sagrado Coração de Maria, daí nasceu o seu nome. Atualmente atende cerca de 1230 alunos, oferecendo a seguinte modalidade de ensino: educação infantil, ensino fundamental (1º ao 9º ano), ensino médio (1º ao 3º ano).

Está situada na Rua Coração de Maria, nº 315, Praia do canto, Vitória-ES, Possui um prédio de grande extensão, com 18 salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, banheiros, sala dos professores, capela, quadra poliesportiva com cobertura e pátio com área de lazer. Em volta da escola tem a praia, a pracinha com área de ginastica e quadra poliesportiva, supermercado, prédios de apartamentos, empresas, ponto de ônibus e telefone publico. O bairro possui agua, luz e esgoto, e é todo asfaltado.

Sua clientela é predominantemente, formada de crianças, adolescentes, jovens e adultos de origem, níveis socioeconômicos, costumes, dogmas religiosos e visões de mundo diferentes.

A escola realiza todos os anos as festas de: dia das mães, dia dos pais, dia das crianças, pascoa, festa junina, dia da independência entre outros eventos. A escola também desenvolve projetos que envolvem a comunidade e principalmente os jovens como: projeto nova geração, anjos da noite e projeto vivencias.

Sua missão é proporcionar uma educação de excelência para as crianças, adolescentes, jovens e adultos, fundamentada nos valores cristãos protagonismo na construção de competências, cultura da solidariedade e compromisso com transformação social. . A concepção de educação usada é a inovadora.

Seu slogan é “Educando com excelência para vida”

A gestão escolar está aberta a inovações, o processo de educação implica na elaboração e realização de uma proposta pedagógica, desenvolvida em sala de aula e fora dela. O currículo é entendido como o conjunto dessas atividades, carregadas de uma intencionalidade educativa, capaz de indicar os caminhos, admitindo atalhos, alterações significativas em busca da aprendizagem de todos os alunos. Assim, a educação ultrapassa a reprodução de saberes e fazeres, possibilitando a troca de experiências e a construção de aprendizagens.

O ensino é inovador poutado nos valores éticos e cristãos, a partir de uma ação intencional e planejada, busca promover a interlocução entre as atividades escolares e a realidade social, questionando as relações políticas, econômicas, sociais, culturais e históricas, possibilitando a construção de alternativas de mudança e intervenção transformadora nessa realidade.

Os critérios de avaliação variam entre prova parcial, prova abrangentes (objetivas, discursivas e redação), atividades diversificadas (trabalhos em grupos, seminários, exercícios de verificação e tarefas de casa).

[pic 1]

[pic 2]).

Colégio Estadual do Espirito Santo

Criado pela Lei Nº. 450. De 24 de outubro de 1906, pelo presidente Henrique da Silva Coutinho. Em 19 de fevereiro de 1908, pelo decreto Nº. 96, seu funcionamento foi regulamentado, criando-se o “Instituto de Ensino” com o nome de Gymnásio Espírito-santense, era uma escola masculina. Sua finalidade, segundo o decreto era ministrar instrução secundária, necessária não só à boa direção da vida social do cidadão, como para as matriculas dos cursos superiores e para a obtenção de grau de bacharel em Ciências e letras. A instituição funcionou, em várias localidades até ganhar que ganhou prédio próprio e condigno. Situada nas imediações do forte São João, a obra foi iniciada no governo de Jones Santos Neves, que ficou conhecida como Escola Estadual do Espirito santo. Atualmente atende cerca de 1480 alunos, oferecendo somente a modalidade de ensino  médio (1º ao 3º).

Hoje se encontra situada na Av. Vitória, Forte São João, Vitória-Es, em um prédio de grande extensão, com 22 salas de aula, sala da\ diretoria, sala dos professores, laboratório de informática, sala de leitura, laboratório de ciências, biblioteca, banheiros dentro do prédio, banheiro adequados à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, dependências e vias adequadas à aluno com deficiência ou mobilidade reduzida, sala da secretaria, almoxarifado e 2 quadra poliesportivas, sendo que uma delas coberta. Entorno da escola há empresas, escolas (Salesiano, Escola técnica, Faesa) bancos (caixa econ., Itaú, Banestes, Banco do Brasil), praça, hospital, ponto de ônibus banca de revista e telefone publico. No bairro possui agua, luz, rede de esgoto e é todo asfaltado.

Sua clientela são jovens e adultos de classe média e baixa.

A escola realiza festas anuais como: festa junina, dia da independência, festa cultural entre outros eventos, como os projetos desenvolvidos na escola: projeto de musica, feiras culturais e projeto Einstein.

Sua missão é proporcionar aos jovens e adultos um ensino público de qualidade, formando cidadãos com amplos conhecimentos humanístico, científico e tecnológico, que potencialize suas competências pessoais e profissionais mediante os desafios do mercado do trabalho e do exercício efetivo da cidadania. Sua concepção de educação é inovadora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (469.6 Kb)   docx (618.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com