TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Conclusão de Curso de Pedagogia

Por:   •  4/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  10.106 Palavras (41 Páginas)  •  2.862 Visualizações

Página 1 de 41

[pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9]

NOME DO(S) AUTOR (ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

[pic 10]

Projeto de Ensino apresentado à Universidade

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de licenciatura em Pedagogia.

Orientador: Prof. Edwylson de Lima Marinheiro

SANTOS, Djalma Barbosa dos. GEOGRAFIA: “Identidade: meu lugar no mundo”- Ensino interdisciplinar nos anos iniciais. 2016. 31 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Cidade, 2016.

RESUMO

Este projeto, “Geografia: “Identidade: meu lugar no mundo” - Ensino interdisciplinar nos anos iniciais”, visa suprir uma carência de atrativos no ensino da disciplina de Geografia nos anos iniciais.  Nesta fase do Ensino fundamental I, ela se manifesta carente de atrativos. Como a construção do conhecimento geográfico se dá com o aluno? Que importância a geografia exerce aos alunos dos anos iniciais? Como ser eficaz na escola, ampliando os conhecimentos que o aluno já trás? Este projeto mostra a relevância de se trabalhar Geografia de maneira interdisciplinar, considerando os recursos agregadores de outras disciplinas, objetivando um ensino salutar e aprazível. Para que possa ser efetivada, cada ação proposta deve ser pormenorizada visando o objetivo proposto. A ação docente se faz primordial no trabalho com as estratégias e procedimentos, onde os conteúdos propostos no projeto contribuirão para o envolvimento da inteira comunidade escolar. E objetivando usar elementos da Geografia no ensino, neste projeto, diversas atividades lúdicas auxiliam na percepção de elementos geográficos e vivências que contribuem para a construção de outras possibilidades de aprendizagem tanto de Geografia como de outras ciências. Visando uma quebra de paradigmas, o projeto aponta caminhos e ações em vários segmentos e disciplinas na escola, buscando comprometimento e traçando metas a serem cumpridas, que certamente, beneficiará a todos os envolvidos. A Temática Identidade é pertinente a uma temática proposta que venha a ser desencadeada multidisciplinarmente na escola e contribuirá para que o aluno avance na construção de sua identidade, para a compreensão de si próprio.

Palavras-chave: Geografia. Anos iniciais. Interdisciplinaridade. Ensino fundamental. Projeto.


SUMÁRIO

1 Introdução..........................................................................................................4

2 Revisão Bibliográfica ........................................................................................6

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino......................................16

3.1 Tema e linha de pesquisa.............................................................................16

3.2 Justificativa....................................................................................................16

3.3 Problematização............................................................................................16

3.4 Objetivos........................................................................................................18

3.5 Conteúdos......................................................................................................18

3.6 Processo de desenvolvimento........................................................................19

3.7 Tempo para a realização do projeto...............................................................26

3.8 Recursos humanos e materiais......................................................................27

3.9 Avaliação........................................................................................................27

4 Considerações Finais........................................................................................29

5 Referências........................................................................................................30


INTRODUÇÃO

A relevância deste projeto, Geografia: “Identidade: meu lugar no mundo” – Ensino interdisciplinar nos anos iniciais – é baseado na linha de Docência no Ensino Fundamental.

A proposta deste projeto foi despertada, no momento em que estive realizando o período de estágio numa turma de quinto ano, momento em que pude observar algumas dificuldades enfrentadas pela professora, principalmente, o desinteresse e quase nenhum envolvimento por parte dos alunos com o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Geografia.

Neste projeto, é apresentada a proposta de encontrar uma metodologia atraente para o ensino de Geografia, através de uma linha de pesquisa em vertentes que possam nortear essa ação docente, com elementos facilitadores à prática docente, tornando atrativo o ensino-aprendizagem da Geografia, promovendo incontáveis adaptações do ensino de Geografia para facilitar o aprendizado, adequando-o à interdisciplinaridade.

Perante as dificuldades observadas em sala de aula, procurei compreender: Qual a importância que a Geografia exerce nos alunos nos anos iniciais? Quais são as condições materiais e objetivas que o professor possui para desempenhar de modo pleno sua atividade profissional e desse modo, trabalhar bem, também, os conteúdos geográficos? Será que a Geografia é trabalhada com a mesma ênfase que Português e Matemática, por exemplo, ou é deixado em segundo plano como ciência de menor importância?

E a Geografia é a ciência que estuda a relação do homem com o meio. E dessa relação, surge o espaço em que vive a humanidade: O espaço geográfico, produto histórico e social formado pelo conjunto dos elementos naturais e dos objetos humanos. Surge, portanto, duas perguntas que os professores dos anos iniciais devem se fazer: “Como podem ensinar melhor um tema tão relevante?” e “O aprendizado da Geografia contribui em quê, para o crescimento dos alunos?”.

Assim sendo, o objetivo deste projeto consiste em preparar alunos habilitados a compreender seu espaço, sua identidade, seu lugar no mundo, conforme sugere o tema do projeto. Objetivamos também, socializar a interdisciplinaridade com a escola como um todo, trabalhando as relações humanas, cordialidade, sentimento, espírito de equipe e liderança, comprometimento com prazos e designações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64.1 Kb)   pdf (426.5 Kb)   docx (454.7 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com