TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PEDAGOGIA

Por:   •  2/12/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

Este projeto tem como finalidade promover e incentivar a participação da família juntamente com seus filhos e alunos na escola. É de total importância essa integração e interação para que de fato aconteça um melhoramento no processo ensino aprendizagem de maneira significativa.

        A escola baseada nos seus projetos pedagógicos tem o compromisso com a formação dos jovens como cidadão inserido na sociedade, como ser participativo, responsável e compromissado, além de criativo e acima de tudo um cidadão critico.

        A proposta do Desafio Profissional na escola sugere promover uma reflexão aos alunos do Ensino Médio para seus objetivos futuros e ajudando na busca dos seus desejos profissionais.

A elaboração do projeto pretende multidisciplinar, aplicando modos diferentes de ensinar Língua portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes e Educação Física. A escola que chamamos de Colégio Futuro visa à participação de todos os professores do 3º ano do Ensino Médio. Estes professores deverão organizar atividades pedagógicas direcionando o estudo, análise e reflexão para que seus alunos desenvolvam seus projetos de vida, que denominamos de “Construindo meu Projeto de vida”.

O objetivo dessa criação é de que no decorrer dos semestres os alunos sejam capazes de refletir sobre suas escolhas, isto é, vocações profissionais sendo orientados ainda dentro do ambiente escolar, que consigam ao terminar o Ensino Médio e estejam aptos para decidirem por suas futuras profissões.

PERFIL DA ESCOLA:

Ensino Médio

  • Ensino Médio

Ensino Fundamental

  • Ensino Fundamental - Anos Iniciais/Anos Finais

         Possui 46 salas de aulas utilizadas, 103 funcionários, sala de diretoria, sala de professores, laboratório de informática, laboratório de ciências, quadra de esportes, refeitório para alunos, cozinha, biblioteca, sala de leitura, banheiros fora e dentro do prédio, sala de secretaria, despensa, almoxarifado, auditório e pátio amplo.

 Forma de atendimento da escola

Horário de funcionamento: Matutino – 7h à 11h e 10 minutos.

Vespertino: 13 h às 17 h e 10 minutos;

Números de alunos matriculados: 868

EQUIPAMENTOS:

Computadores administrativos, computadores para alunos, TV, copiadora, equipamento de som, impressora, equipamentos de multimídia, aparelho de som, projetor multimídia (data show).

2. JUSTICATIVA:

        Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, o Ensino Médio está sofrendo mudanças, mas se analisarmos profundamente sabe-se que poucas foram essas mudanças.

        Apostando nas interdisciplinaridades e pensando na garantia da formação do jovem aluno do Ensino Médio e na sua inquietude em relação ao mercado de trabalho achamos importante criar um projeto que facilitasse a inserção e reflexão dos alunos do 3º ano do Ensino Médio quanto a sua vocação profissional.

        Uma das grandes preocupações é como os conteúdos vêm sendo desenvolvidos nas séries, parecendo apenas um puro cumprimento da grade curricular sem a preocupação com a aprendizagem.

Dessa forma entendemos que relacionando, por exemplo, Matemática com História e demais disciplinas, ou melhor, trabalhando interdisciplinarmente, estaremos dando mais importância às mesmas.

        O projeto Desafio Profissional acredita que com a interdisciplinaridade e principalmente envolvendo toda a comunidade na escola: alunos, família, professores de outras disciplinadas e a equipe pedagógica pensa que fornecerá instrumentos para que o aluno tenha a capacidade de refletir sobre sua vocação e enfrentar o mundo do trabalho. Despertar o jovem para a necessidade de planejar seu projeto de vida e conscientizar sobre suas habilidades e competência para a profissão que futuramente escolherá.

        

3. OBJETIVOS:

3.1 OBJETIVO GERAL:

Analisar os elementos envolvidos na escolha profissional de um grupo de jovens alunos do Colégio Futuro, que frequentam o 3º ano do Ensino Médio, considerando fatores sociais, pessoais e limitação de oportunidades.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

        Estimular a reflexão dos alunos no auxilio de tomada de decisão em relação a sua orientação profissional.

        Intervir na realidade escolar com base nos planejamentos construídos com as contribuições teóricas estruturadas a outros saberes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com