TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática De Ensino Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental

Por:   •  29/8/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 2

NOME:

RGM: 

DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

ATIVIDADE: UNIDADE 1 – METODOLOGIA DE TRABALHO EM SALA DE AULA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (1° AO 5° ANO) QUE COLOCA EM PRÁTICA PELO MENOS UMA DAS COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC. HABILIDADES DA BNCC: EF15LP03.

Nessa análise eu conheci a habilidade EF15LP03 da BNCC, que tem como Objeto de Conhecimento a estratégia de leitura, a Prática de Linguagem em leitura e escrita autônoma e compartilhada, e sua Habilidade é localizar informações explicitas e implícitas em textos.

A atividade selecionada foi como trabalhar textos multissemióticos com os alunos do 4° ano, que foi realizada na Escola Estadual Professor Idalina Caldeira de Souza Pereira, de Campinas, SP pela professora na Luiza Tayar Lima. Também, a importância de as atividades serem realizadas em grupo, a professora Luiza abre sua sala de aula durante a prática com os estudantes para explicar como ela desenvolve uma atividade com tirinhas.

 “A escola sempre privilegiou o letramento impresso. Com o desenvolvimento das novas tecnologias, entrou no cenário a necessidade de desenvolver outras habilidades”, explica Sônia Madi, que apresenta e comenta a execução da atividade é especialista em alfabetização, leitura e escritura.

O foco dessa atividade é trabalhar os textos multissemióticos com intuito de beneficiar a compreensão dos alunos e a interpretação desse tipo de texto, os alunos ainda apresentam dificuldades em entender a ironia e o humor, tanto explícitos quanto implícitos que se encontra nos textos.

Com intuito de identificar a função social de textos que fazem parte do cotidiano e da vida social dos alunos, tanto na rua, em casa, na escola e na comunidade como nas mídias sociais e impressas, fazendo assim reconhecer o motivo que foram criados.

A professora disponibiliza “tirinhas” para em duplas os alunos lerem, ela divide as duplas entre alunos não apresentam dificuldades na leitura com os que apresentam, assim um estimula o outro. A leitura coletiva abre diversas opiniões sobre as interpretações, onde os alunos podem ver de modo que o outro não viu e dividir as descobertas.

https://www.youtube.com/watch?v=kRvtnRDlh6A&t=78s

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com