TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil

Por:   •  20/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.239 Palavras (17 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 17
  1. [pic 1]
  2. UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil

MARIA ALICE ALVES MELO

RIO DE JANEIRO

2018

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado

em Docência na Educação Infantil

Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Prática de Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil,sob a orientação da ProfessoraCarla Machado Motta Bastos.

Curso: Pedagogia

RIO DE JANEIRO

2018

AGRADECIMENTOS

        Agradeço a professora e orientadora de estágio, Carla Machado Motta Bastos, pelo carinho e orientações e compreensão.

        Agradeço a todos os amigos do curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá – R9 Taquara, do 6º período, direta ou indiretamente contribuíram para elaboração deste trabalho.

        Agradeço a Diretora Conceição Magalhães e a todas as professoras da Creche Nossa Senhora da Conceição por ter me recebido muito bem, especialmente a professora Claudia Mota pelo apoio, pelo ambiente amigável, pelo conhecimento transferido, experiências profissionais que valeu bastante para minha formação profissional e em especial a confecção deste trabalho.        

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO................................................................................................06

1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DO CAMPO DE OBSERVAÇÃO...............................................................................................07

  1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA..........................................................08

1.2 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE OBSERVAÇÃO E ASPECTOS OBSERVADOS................................................................................................10

2 DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS..............................................................................……….........12

2.1 DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS..13

2.2 DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES  REALIZADAS....15

3 PRÁTICA DE ESTÁGIO............................................................................17

3.1 RELATO E AUTO AVALIAÇÂO DA ATIVIDADE PRÁTICA DESENVOLVIDA............................................................................................18

CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................21

REFERÊNCIAS..............................................................................................22

ANEXOS.........................................................................................................23

FICHA DE APRECIAÇÃO ............................................................................



  1. INTRODUÇÃO

Neste relatório encontraremos a descrição da experiência de estágio em Educação Infantil realizado na Creche Nossa Senhora da Conceição, conhecida como Recanto Infantil, no bairro do Grajaú, no período entre vinte e nove de setembro a quinze de novembro de dois mil e dezoito. Com os objetivos de observar, participar e co-participar ou coparticipar da prática pedagógica.

O primeiro capítulo está dividido em dois subtítulos. No primeiro subtítulo serão descritas informações sobre a caracterização da Escola, sua localização, a estrutura escolar, o corpo de funcionários da instituição escolar e sobre o projeto político Pedagógico desenvolvido pela Escola. Já o segundo subtítulo relatará como a creche Recanto Infantil, desenvolve na prática o objeto do cuidar, brincar e educar na Educação Infantil.

O segundo capítulo, também se encontra dividido em dois subtítulos. No primeiro subtítulo, ocorre à caracterização das turmas onde houve observação, a participação e a co-participação da prática educacional, isso no primeiro momento, ainda no início do estágio supervisionado.  No segundo subtítulo, relatei as mais expressivas atividades realizadas por mim durante o estágio no PRÉ II.

No terceiro capitulo, relatei e foi feita a auto avaliação da prática e o desempenho na execução da atividade prática do projeto e do tema escolhido, que foi desenvolvido na turma do PRÉ II.

E nas considerações finais, explanei a importância e a contribuição que o estágio teve para a minha formação profissional.

CAPÍTULO I - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DO CAMPO DE OBSERVAÇÃO

        A Creche Nossa Senhora da Conceição é uma Instituição de ensino privado, mas sem fins lucrativos mantida pela Sociedade Beneficente El-Baida, essa Sociedade é considerada de utilidade pública pelo Dec/ Lei nº 936 de 21/03/60.  Oferece a comunidade do Grajaú o ensino na Educação Infantil e Fundamental I. Atendendo crianças a partir de um ano e seis meses até oito anos de vida e crianças com diversos transtornos para sejam incluídas no contexto escolar. A creche Recanto Infantil, no presente momento está sob direção da diretora Conceição Magalhães.

A Creche é um espaço onde o aluno pode crescer e se desenvolver. O ensino é planejado e acompanhado com profissionalismo pelos coordenadores, em todas as suas etapas. Dessa forma, eles procuram manter os seus valores e o reconhecimento de profissionais por serem uma escola que sempre busca a excelência em sua metodologia de ensino assim visando uma educação de qualidade para todos ali inseridos.

  1. - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

A Creche Nossa Senhora da Conceição localiza-se na Rua Jurema Machado, no número sessenta no bairro Grajaú, na Cidade do Rio de Janeiro. É considerado um bairro de classe média da zona norte do Rio de Janeiro, porém cercada de comunidades carentes no entorno de todo o bairro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (760.4 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com