TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e o Estágio Supervisionado

Por:   •  25/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

Marcos Roberto da Silva Junior

RGM 21261326

Durante o meu período de estágio a professora deu uma aula para os alunos explicando a respeito da diversidade da cultura do nossos país apresentando para os alunos costumes, danças e comidas de estados diferentes e explicando que todos esses, mesmo com uma grande diferença, são todos do mesmo pais e todos juntos formam a cultura do nosso país!

É fundamental desenvolver nos alunos valores morais e resgatar a sua história e cultura para despertar uma visão crítica, possibilitando a readequação das suas atitudes sociais. Dessa forma, a escola forma cidadãos justos e solidários em sua própria comunidade.

A inclusão do currículo multicultural no ambiente escolar, não só possibilita o conhecimento de outras culturas, mas também auxilia no processo de ensino-aprendizagem na medida em que nós professores utilizaremos da cultura dos alunos nas aulas e em projetos na escola, quando há essa interação e interesse em conhecer e por certo valorizar as demais culturas ocorre o processo de socialização, onde cada cultura passa a ser entendida e vista não mas com um olhar pejorativo, proporcionando a partir daí um ambiente escolar mais agradável e por certo uma nova perspectiva na forma de aprender. 

“(...) Ao contemplarmos as relações raciais dentro do espaço escolar questionarmos até que ponto ele está sendo coerente com a sua função social quando se propõe a ser um espaço que preserva a diversidade cultural, responsável pela promoção da equidade. Sendo assim, aguardamos mecanismos que devam possibilitar um aprendizado sistematizado favorecendo a ascensão profissional e pessoal de todos os que usufruem os seus serviços.” Menezes

Referencias

https://www.redalyc.org/pdf/848/84806306.pdf

http://maratavarespsictics.pbworks.com/w/file/fetch/74464574/21165929-o-Desafio-de-Trabalhar-a-Diversidade-Cultural-Na-Escola.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com