TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas e Contribuição de Maria Montessori para á pedagogia na educação infantil

Por:   •  6/5/2018  •  Seminário  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

O método Montessoriano é um conjunto de teorias práticas e matérias didáticas criados por Maria Montessori, com pilares educacionais que são eles: auto educação, educação cósmica, educação como ciência, ambiente preparado, adulto preparado e criança equilibrada. O método Montessoriano é utilizado em escolas por quase todo o mundo, sendo escolas especiais, clinicas psicopedagogica, berçário e até no ensino médio.

INTRODUÇAO

O método Montessoriano apesar de já conter um grande número de escola pelo Brasil e em vários países mundo a fora, ainda é pouco conhecido por muitos. Surge então a necessidade de divulgar o trabalho desenvolvido por sua criadora, Maria Montessori, através da sua vida, suas obras e principalmente o método desenvolvido para a educação infantil. Este trabalho bibliográfico tem como objetivo, despertar um maior conhecimento em relação as questões que envolvem o método Montessoriano,proporcionando aos leitores um desejo em pesquisar e saber mais sobre o assunto.

Desenvolvimento

Práticas e contribuição de Maria Montessori para á pedagogia na educação infantil

Historia Montessoriana

Maria Montessori italiana nascida no ano 1870, na cidade de Chiaravalle, ficou conhecida pelas suas incansáveis pesquisas cientificas anos de dedicações ao desenvolvimento infantil. Foi à primeira mulher na Itália á graduar como doutora em medicina, sendo o marcou na época. Com o foco voltado para a ciência e educação, ficou conhecida quando apresentou sua pesquisa na universidade de Roma, especifico sobre ás crianças expecionais, relatou com o fim de pesquisa que as crianças durante sua recuperação as crianças se sentiam triste, pelo fato que a sociedade não oferecia nada, apenas tratamento médico, e igual para os adultos. Num congresso pedagógico no inicio de 1899 seu trabalho foi determinante, Montessori se revelou em Educação Moral, que pôs em evidencia suas pesquisas e conhecimentos conquistados através de pesquisas com as crianças deficientes, que elas deviam ser incluídas.com isto O método Montessoriano passou a ser o novo método para a educação ajudando as crianças no seu desenvolvimento de modo pleno. Montessori estudou psicologia e filosofia, se tornou professora em 1904, titular de antropologia da universidade de Roma. E em 1907, fundou sua casa de Bambini, instituição para criança de baixa renda e pobres, tendo grandes resultados, ganhou destaque muito rápido, disseminando por todo o mundo. Em 1910 Montessori escreveu seu primeiro livro com o nome de ‘O método da pedagogia cientifica’, sendo uma obra bem popular. Maria Montessori 1913 ministrou seu primeiro curso de formação para professores, seu método difundiu e ganhou popularidade. Deu inicio da escrita de diversas obras que comprovaram sua teoria e pesquisas. Na segunda guerra mundial, foi obrigada a fugir para a Holanda e depois para Espanha, prosseguiu com seu trabalho. Durante os anos de 1939 foi para a Índia, como exilada, onde fez amizade.

No termino da segunda guerra mundial em 1947, recebeu um convite do governo italiano e voltou á Itália. Continuou a dar cursos em vários países, reconhecida pela UNESCO, teve indicações por duas vezes ao premio Nobel da paz.

Método montessoriano

O método montessoriano se da ao conjunto de teorias, praticas e matérias didático criado e idealizado inicialmente por Maria Montessori. Que tem como objetivo a preparar a criança para ser livre, porem respeitando seu colega de sala, estando apto para as praticas sociais. O método conduz sempre a participação e resolução dos problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com