TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré projeto eduacação EJA

Por:   •  24/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.519 Palavras (7 Páginas)  •  3.769 Visualizações

Página 1 de 7

EMYLIA KAROLINY FERNANDES

FLÁVIA DA SILVA CANUTO

FRONLAYNE KARINE FLORES S. MIGUEL

IARA CORRÊA SABATUCCI

LUCIANA DA SILVA CANUTO

“O Perfil dos alunos da EJA das Escolas Publicas de Rio Acima.”

GRUPO 2

RIO ACIMA

DEZEMBRO/2015


EMYLIA KAROLINY FERNANDES

FLÁVIA DA SILVA CANUTO

FRONLAYNE KARINE FLORES S. MIGUEL

IARA CORRÊA SABATUCCI

LUCIANA DA SILVA CANUTO

“O Perfil dos alunos da EJA das Escolas Publicas de Rio Acima.”

GRUPO 2

Projeto apresentado ao curso de Magistério da Escola Estadual Santo Antônio, de Rio Acima como requisito de trabalho de conclusão de curso.

Orientador Aldo Moreira

RIO ACIMA

DEZEMBRO/2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO __________________________________________  04
  2. OBJETIVO _____________________________________________   06
  1. GERAL _______________________________________  06
  2. ESPECÍFICO __________________________________   07
  1. JUSTIFICATIVA _________________________________________  08
  2. METODOLOGIA _________________________________________  09
  3. CONCLUSÃO ___________________________________________  10
  4. BIBLIOGRAFIA _________________________________________   11
  5. ANEXOS _______________________________________________  12


  1. INTRODUÇÃO

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da Educação que se caracteriza pelo seu tempo reduzido para pessoas que estão fora da faixa etária, com o intuito de regularizar a vida escolar de quem não conseguiu concluir o ensinam no tempo ideal. Com o tempo reduzido entende-se que facilite a conclusão. Da mesma maneira funciona o horário de estudo onde normalmente se dá a noite, considerando que a maioria de seus alunos trabalha durante o dia.

Pretendemos através desse trabalho, apresentar um pouco desse perfil dos alunos da EJA, buscando conhecê-los e analisando quais os motivos que fizeram retornar a escola. Sendo assim, esse trabalho visa identificar as condições socioeconômicas em que estão inseridos, e suas perspectivas em relação ao futuro.

É importante conhecer os motivos pelos quais abandonaram o estudo e o que fizeram esses alunos retornarem a sala de aula, e entendermos a real necessidade do ensino.

A EJA causa muito impacto aos seus alunos, pois diversas vezes se sentem diferentes por estar em um ensino reduzido ou até mesmo pelo seu fracasso escolar. E é com o objetivo de descobrir o perfil desses alunos que essa pesquisa será feita.

Na cidade de Rio Acima o Sistema Educacional atende a sua população nos seguintes níveis de escolaridade:

  1. Creches
  2. Pré – Escola
  3. Ensino Fundamental Regular
  4. Ensino Médio Regular
  5. Ensino Fundamental modalidade EJA
  6. Ensino Médio modalidade EJA

O ensino médio para a EJA é ofertado pela Escola Estadual Santo Antônio, ficando o ensino fundamental, na modalidade EJA, a cargo da Escola Municipal Honorina Giannetti.

A educação em Rio Acima se dá de maneira diferente em cada escola, o que podemos notar é que não há escolas particulares na cidade, sendo assim a maioria de sua população é frequente em escolas públicas. Aqueles que têm o interesse de uma educação particular devem procurar as cidades vizinhas para que isso aconteça. Sendo assim as escolas da cidade possuem uma grande demanda de alunos. Onde normalmente os separam pela sua localização, para facilitar o acesso às escolas, trazendo o aluno para a escola mais perto de sua casa.

A cidade também conta com o apoio da prefeitura para o transporte escolar para os alunos de regiões mais afastadas e com dificuldade de acesso a escola.

Possui na cidade escolas municipais de ensino fundamental regular e EJA, existe também, apenas uma Escola Estadual que oferta o ensino médio para toda a população, também nas modalidades regular e EJA.

A Escola Estadual no turno da manhã e a tarde, conta o apoio da prefeitura para o transporte escolar aos alunos, porém a noite onde acontecem as aulas da EJA isso não procede, causando mais transtornos e dificuldades de acesso a esses alunos fora da faixa etária.

Escolhemos para o estudo de caso um grupo de alunos da Escola Estadual Santo Antônio, localizada em Rio Acima – MG. Alunos do 2º ano do Ensino Média da EJA.

Em sua maioria os alunos da EJA, apresentam em sua trajetória de vida algum motivo que o impossibilitou de frequentar o ensino regular, e cuja, classe social é baixa. Trazendo assim a desmotivação quando os alunos voltam para as salas de aula, muitas vezes sem nenhuma expectativa para o futuro.

Uma prova disso se dá pelo numero de matrículas dadas no inicio do ano letivo para as classes, comparados com a quantidade de alunos que realmente conseguem concluir o ano letivo. Outra observação é a frequência dos alunos, que não é obrigatória, pois possuem mais liberdade e autonomia para os estudos, sendo então baixa.

Portanto, conhecer o perfil do aluno da EJA é um fator indispensável para a compreensão de tais informações previstas acima.


  1. OBJETIVO
  1. GERAL

A escolarização de jovens e adultos na sociedade torna-se necessária diante das novas exigências da sociedade econômica do mundo do trabalho. Essas novas exigências tornam indispensável o acesso ao saber básico, como a leitura e a escrita, cálculo, cultura e atualizações, para a inclusão nas oportunidades do mercado de trabalho.

Investigar e proporcionar novas e diferentes possibilidades de organização do trabalho pedagógico para esta modalidade de ensino, em atendimento ao perfil dos alunos da EJA. Pois é através da escola que o jovem e adulto tem a oportunidade de reaver seu potencial, desenvolver suas habilidades, assegurar competências adquiridas na educação extraescolar e na própria vida, possibilitando um nível técnico e profissional mais qualificado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (107.8 Kb)   docx (42.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com