TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Capacitação na EJA

Por:   •  25/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.585 Palavras (7 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 PARTE I: PESQUISA 3

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA 3

1.2 OBJETIVOS 3

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO 5

2.1 METODOLOGIA 5

REFERÊNCIAS 7

1 PARTE I: PESQUISA

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Área de concentração: Metodologias de Ensino

Tema: Planejamento Pedagógico na Educação de Jovens e Adultos.

Justificativa:

Hoje em dia temos que planejar e estamos sempre planejando, o que vamos fazer no nosso dia a dia e com os nossos alunos também, pois temos que estar sempre envolvendo a participação dos alunos, professores, equipe da escola e se possível à comunidade.

Sabemos das dificuldades de se planejar coletivamente, pois a atual formação pessoal, extremamente individualista e fragmentada, está enraizada na cultura educacional do país, seja na visão de educação, de conhecimento, de escola, de currículo, etc.

O planejamento da EJA deve ser coletivo, ou seja, deve envolver toda a comunidade escolar e também a comunidade entorno da escola, o planejamento coletivo envolve necessariamente a socialização das decisões, deve ser feito um levantamento preliminar da realidade local, ou seja, onde a escola está inserida e também ver, conhecer, organizar os temas geradores que serão trabalhados nas atividades pedagógicas a serem desenvolvidas.

Esta temática visa analisar a importância do planejamento pedagógico e quais benefícios do planejamento pedagógico na EJA, trazem para o aprendizado do aluno e as principais características do planejamento de atividades para a EJA, com embasamento teórico nos diálogos com autores como Paulo Freire, Celso Antunes entre outros que se fizerem necessários.

1.2 OBJETIVOS

Compreender a importância do processo de planejamento na EJA sendo que é essencial no processo educacional.

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade que atende os jovens, adultos e idosos, que por algum motivo tiveram acesso negado à educação escolarização e com isso queiram qualificar-se permanentemente.

O planejamento da EJA normalmente é realizado na escola, com a presença da coordenação pedagógica e o planejamento dos educadores da modalidade do EJA na escola deverá ser distribuído em algumas ações pedagógicas que são:

Elaboração do planejamento, realidade do local e as necessidades do educando, considerar a proposta curricular da EJA (no âmbito local e nacional) e a proposta pedagógica da escola;

Registro das observações do desempenho dos educandos.

Elaboração dos relatórios registros individuais de cada educando, ou seja, serão considerados aspectos sócios emocionais e afetivos do educando, a áreas do conhecimento (disciplinas) e a intervenções didáticas para superação das dificuldades dos educandos.

Segundo Celso Antunes (2001) define o planejamento:

Processo que, tomando como referência o conhecimento de uma realidade, define os propósitos de um empreendimento que visa modificar essa realidade, os meios para alcança-los e acompanhar e ou executar as decisões e avaliar seus resultados. Planejamento curricular é o processo de tomada de decisões que implica na previsão execução e avaliação da ação que visa a efetivação espacial e temporal do currículo.

Sabe-se que o planejamento é uma forma de o docente organizar uma ação, um pensamento para atingir seus objetivos e o papel do docente é de fundamental importância no processo do reingresso do educando as turmas da EJA.

Conforme Freire (2000) nos permite refletir que:

Não posso ser o professor se não percebo cada vez melhor que, por não poder ser neutro minha prática exige de mim uma definição. Uma tomada e posição. Ruptura. Exige de mim que escolha entre isto e aquilo. Não posso ser professor a favor de quem quer seja e a favor de não importa o quê.

Com isto, cabe ao professor da EJA ser um professor especial, capaz de identificar o potencial de cada aluno. O perfil do professor é muito importante para o sucesso da aprendizagem do aluno adulto que vê seu professor como um modelo a seguir.

O planejamento é muito importante, pois, mesmo que possa alterá-lo, a principal é passar segurança para os jovens, adultos e idosos.

Quando o docente for planejar, deve pensar nas experiências, no dia a dia dos alunos como:

Jogos cooperativos, atividades lúdicas, trabalhos em grupo e individual, a autoestima, a corporeidade (movimento, expressão corporal). Temos que incluir no planejamento diário, para desenvolver vários valores, atitudes, comportamentos.

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO

2.1 METODOLOGIA

O caminho metodológico dar-se-á com estudos teóricos e ações práticas na escolha da área de concentração e do tema proposto, registros, leituras, planejamento, busca teórica que atendam aos objetivos propostos deste projeto com o foco na área de concentração determinada previamente, no caso aqui exposto “Metodologias de Ensino com tema / delimitação da área de concentração em planejamento pedagógico na Educação de Jovens e Adultos”.

Será desenvolvido com o público acadêmico, o curso de capacitação que será na universidade Uniasselvi – Porto Alegre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com