TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia da Educação - Abordagens Teóricas

Por:   •  21/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

 

Possibilidades

Limitações

Behaviorismo/Neobehaviorismo

Observar o comportamento dos alunos mediante aos planos de aula ministrados (estímulo), realizar atualizações e utilização de novas tecnologias conforme a necessidade observada no comportamento, no retorno dado pelos alunos (resposta), sempre de forma controlada e organizada.

Em como os alunos irão responder aos estímulos, pois está captação é limitada a elementos conscientes como atenção, memória, raciocínio e a capacidade de percepção. Necessidade de um estímulo negativo (advertências disciplinares e suspensões), fatores que nem sempre a resposta será positiva.

Psicanálise

Seriam as transferências podendo elas serem positivas ou negativas, estão relacionadas ao sentimentalismo, no âmbito educacional, está ligado ao fato de gostar ou não do professor, de confiar ou não no que está sendo transmitido pelo professor. Outra possibilidade seria a contratransferência mas esta seria de professor para com aluno.

Transferências negativas, pois se o aluno se sente incomodado com algo que emana do professor, o mesmo terá dificuldades de aprender algo, mesmo que seja necessário e tais situações são de difícil entendimento pois partem do inconsciente do aluno, dificultando na identificação da causa raiz do problema para possível solução pelo professor.

Humanismo

Criação de um ambiente em que o aluno permaneça motivado em aprender onde o professor teria papel fundamental, o mesmo estaria a disposição do aluno sempre que necessário sendo sempre simpático, sincero e verdadeiro fazendo com que os alunos entre em contato com problemas de forma em que possa aprender a diferenciá-los e solucioná-los.

Desenvolvimento das estratégias de ensino pelo próprio professor, única característica que ele deve ter seria a de compreender a si mesmo e aos outros e quando houvesse aborrecimentos, ele deveria rever os seus conceitos pois haveria dificuldades e falta de motivação e consequentemente isso seria transmitido aos alunos.

Gestalt

O aluno teria um melhor desempenho, utilizando suas percepções espacial e visual, para esta teoria trabalhamos com a percepção e o cérebro seria dinâmico auxiliando na captação de unidades completas e não agrupamentos de sensações individuais.

O aluno e professor fica limitado a sua própria percepção podendo apresentarem dificuldades ou até mesmo não explorar outras perspectivas, limitando suas aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com