TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia da aprendizagem

Por:   •  12/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.374 Palavras (10 Páginas)  •  972 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM – 80h

UNIDADE 1

APRENDIZAGEM E AS TEORIAS QUE A EXPLICAM

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. De acordo com o estudo da primeira unidade, apresente as principais características da concepção inatista, explicando como tal teoria compreende o processo de ensino e aprendizagem.

É uma teoria baseada na crença de que as características e capacidades básicas de cada ser humano (personalidade, valores, comportamento, formas de pensar etc) são inatas. Ou seja, já estariam praticamente prontas no momento do nascimento ou potencialmente definidas e na dependência do amadurecimento para se manifestar. O ser humano já nasce pronto. O destino individual de cada ser humano já estaria determinado antes do nascimento.

2. Explique a seguinte citação extraída da apostila (p. 14): “A culpa do fracasso escolar é justificada pela teoria como propriedade do aluno, isentando o professor e a escola de qualquer responsabilidade. Assim, a relação pedagógica estabelecida é a do aluno com suas condições prévias, determinando a ação do professor”.  

A teoria inatista coloca que o individuo já nasce com a sua inteligência pré estabelecida, assim o professor não teria culpa sobre aqueles alunos que apresentarem dificuldades de aprendizagem, pois sua inteligência seria limitada, e o papel do professor seria apenas propiciar a aprendizagem e não interferir nela, então com essas crianças que apresentarem maiores dificuldades e déficit não se teria o que fazer, por isso o fracasso escolar é citado.

 

3. A teoria inatista compreende a herança genética como o fator determinante para o desenvolvimento do ser humano. Diante disso, ao professor resta apenas esperar os conhecimentos de seus alunos emergirem. Quais consequências essa forma de compreender o desenvolvimento e a aprendizagem podem gerar para o aluno?

Cada crianças percebe o que esta ao seu redor de uma maneira, cada ser é único e trás consigo experiências e uma genética, sendo assim não há como se utilizar de uma única teoria para reger uma turma, pois isso pode atrasar a vida escolar e criar bloqueios de aprendizagem, enquanto com algumas crianças podemos apenas propiciar a aprendizagem com outras devemos interferir nela e mostrar novos caminhos para se chegar no mesmo conhecimento.

4.  Uma analogia comum para ilustrar a concepção Inatista para o desenvolvimento é o “crescimento de uma planta” (p. 12). Escreva, fundamentando a sua resposta, como tal ilustração explica esta teoria.

O crescimento da planta é um bom exemplo para ilustrar a teoria inatista, pois na semente já contem todas as características da futura planta apenas as condições, luz, calor, água e nutrientes lhe serão necessárias para que ela cresça e floresça, isso acontece porque a planta por si só já cresce, ou seja, ela já nasce sabendo que ira precisar somente da colaboração da natureza para evoluir.

5. Cite e explique os conceitos fundamentais para a teoria da Gestalt.

Na Gestalt o todo é sempre mais que a soma de suas partes.

Totalidade.

 Gestalt estuda sobre a resposta do individuo frente a relação dos estímulos, os principais conceitos da teoria de gestalt são:

Totalidade- observar se o todo antes das partes.

Percepção- somente a estimulação não garante a percepção

Meio geográfico e meio comportamental- conforme a percepção do meio nossos comportamentos vem à tona.

Figura-fundo- o campo perceptivo organiza se conforme a figura de fundo.

Leis perceptivas- quando observamos algo nossa percepção tende a considerar as semelhanças e reconhecer o essencial e o secundário.

Insight- trata- se do momento em que se dá o “click” na aprendizagem.

.6. O que motiva o estudante a aprender na escola, segundo Rogers?

A aprendizagem é um momento de descobertas para as pessoas, a cada novo conceito adquirido há a vontade de dar o próximo passo, ir além, saber mais e assim sucessivamente.

UNIDADE 2

APRENDIZAGEM NA TEORIA DO CONDICIONAMENTO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Argumente sobre as principais características da abordagem comportamentalista empirista, elucidando como se configura a relação entre ensino e aprendizagem.

Esta abordagem é caracterizada pelo primado do objeto (empirismo). O conhecimento é uma “descoberta” e é nova para quem a faz. Na abordagem comportamentalista a experiência é a experimentação planejada como base do conhecimento. Os modelos de ensino são desenvolvidos a partir da análise dos processos por meio dos quais o comportamento humano é modelado e reforçado. O conteúdo transmitido visa objetivo e habilidades que levam a competência. O aluno é considerado como um recipiente de informações e reflexões.

2. Complete o quadro que se segue de acordo com o estudo das duas primeiras unidades:

ABORDAGENS

INATISTA

EMPIRISTA

COMO OCORRE A APRENDIZAGEM

O aluno é um sujeito fechado em si mesmo, nasce com potencialidades, com dons e aptidões que serão desenvolvidos de acordo com o amadurecimento biológico.

O aluno capta as informações de forma passiva, sendo considerado como um depósito de conhecimento, já que não sabe nada.

RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO

Facilitador, auxiliar, que desperta o conhecimento que existe no aluno, que se policia a todo o momento, para interferir o mínimo possível, que não ensina, pois isso prejudica o aluno.

O professor é o detentor do conhecimento e o único que pode transmitir o conhecimento educativo que formarão o saber do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (298.7 Kb)   docx (92.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com