TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia da aprendizagem

Por:   •  4/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.540 Palavras (11 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

PÓLO COTIA, SP

PEDAGOGIA – LICENCIATURA

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Ângela Melissa Lotito – RA 419714

Josetânia Maria da Silva – RA 414513

Lilian Aparecida dos Santos Meirelles Lima – RA 407941

Tatiana Reis da Silva – RA 410970

Vivian Patrícia Ramos – RA 421552

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

COTIA, SP

2014


Ângela Melissa Lotito – RA 419714

Josetânia Maria da Silva – RA 414513

Lilian Aparecida dos Santos Meirelles Lima – RA 407941

Tatiana Reis da Silva – RA 410970

Vivian Patrícia Ramos – RA 421552

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Relatório apresentado no curso de graduação da Universidade Anhanguera Uniderp, Centro de Educação à Distância, para o curso de Pedagogia e Licenciatura, disciplina de Psicologia da Aprendizagem

Orientadora: Tutora Presencial Ângela Cristina Franco.

Profa Helenrose A da S Pedroso Coelho

COTIA, SP

2014


SUMÁRIO

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO..............................................

4

TEORIAS DA APRENDIZAGEM.........................................

5

FATORES QUE INTERFEREM NO DESENVOLVIMENTO DOS SERES HUMANOS..................................................................

7

CONTRIBUIÇÕES DO JOGO NA EDUCAÇÃO................

8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

9


Psicologia e educação

Quando estudamos a pedagogia, impressiona a quantidade de ciências envolvidas no desenvolvimento desta ciência da educação. Ensinar e aprender, apesar de parecer simples aos olhos de leigos na área da educação, requer muito mais conhecimento sobre a natureza humana do que possamos presumir. As contribuições de ciências da área de humanas como sociologia, antropologia, economia, política, história, filosofia, psicologia, entre outras são imensuráveis à pedagogia atual.

Talvez, de todas as ciências mencionadas, se é que podemos escalonar, a psicologia seja a mais importante ou a que mais contribuiu e contribui para o desenvolvimento da educação. A curiosidade dos teóricos de psicologia em destrinchar as complexas faces dos indivíduos, levam a questionamentos que abrem novos questionamentos, e assim, com estudos baseados em experimentos, a aplicação da psicologia agrega sentido à teoria e à prática educativa.

As atividades didáticas desenvolvidas no ambiente escolar têm seu sentido amplamente baseado na psicologia, desde a atividade mais simples, como pintar ou manusear massa de modelar, até na resolução de problemas matemáticos. O indivíduo é levado a reconhecer o aprendizado a partir do momento que completa uma tarefa e pode passar a outra, como uma sucessão de tarefas cumpridas ao longo de um processo que ele mesmo desconhece. “Assim, a psicologia transforma a aprendizagem em um processo a ser investigado” (Bock, Ana Mercês Bahia, 2008, 134).

O que realmente importa, é que a forma como o indivíduo aprende, apreende e aplica os conhecimentos adquiridos, é um dos ramos de estudo da psicologia, e que, independentemente do teórico escolhido pelo docente para nortear sua prática, os desafios estarão sempre presentes, já que a evolução do ser humano é constante, assim como a evolução das ciências e seus vínculos.

É através da psicologia que conseguimos entender o funcionamento psicológico de cada aluno a qual estamos trabalhando para podermos ajuda-lo no que é necessário tendo em vista um diagnóstico de sua dificuldade podendo assim trabalhar dentro de cada limitação demostrada por ele.

TEORIAS DA APRENDIZAGEM – Quadro 1

Teóricos

Contexto históricos em que viveram

Teorias

Contribuição para a educação

Pontos positivos

Problema na aplicação

Comie

Augusto Comie é um pensador francês do século XLX. Viveu num período em que a burguesia já ascendeu ao poder e precisava conter o caráter crítico das ciências

Separação radical entre filosofia e ciência, separação radical entre as ciências, sistematização do conhecimento a importância da obediência e hierarquia.

A educação deveria de desenvolver nos jovens o altruísmo em detrimento do egoísmo, mostrando a eles que o objetivo existencial mais nobre é dedicar a vida a informar o aluno sobre a ordem –isto é como o mundo funciona e formar seu caráter tornando-o mais bondoso

Ele acreditava que a solidariedade era um impulso natural no ser humano a escola é um dos órgãos sociais responsáveis por promove-la.

Defendia um modelo de escola rígida e autoritária.

Vygotsky

Vygotsky é um psicólogo do início do século XX que viveu no período da revolução russa, sua obra foi censurada após a sua morte pela ditadura de Stalin

A aprendizagem é produzida na elaboração entre adultos e crianças

Todo aprendizado é necessariamente mediado e isso toma o papel do ensino e do professor mais ativo e pensadores da educação, para quem cabe a escola facilitar um processo que só pode ser conduzido pelo   próprio aluno.

Atribuiu grande importância ao papel do professor. Apresentação de novos conhecimentos para estimular formas de pensamento.

Apresentar a criança um conhecimento que ela ainda não sabe e nem é capaz de aprender sozinha. Dependendo da etapa de desenvolvimento da criança este modelo pode não ter efeito no aprendizado.

Piaget

Piaget é biólogo suíço do século XX, fez estudos científicos e experimentados para comprovar sua teoria

O desenvolvimento Cognitivo da criança é uma evolução gradativa.

As descobertas de Piaget tiveram grande impacto na pedagogia, mas demostraram que a transmissão de conhecimento é uma possibilidade limitada. Por um lado, não se pode fazer uma criança aprender a que ela ainda não tem condições, de absorver, por outro, mesmo tendo essas condições, não vai se interessar a não ser por conteúdos que lhe façam falta em termos cognitivos.

Comprovou que as crianças não pensam como os adultos e mostrou etapas de desenvolvimento de criança.

Deu importância excessiva aos processos individuais e internos da aquisição do aprendizado sem considerar a convivência das crianças com as outras.

Freire

Educador brasileiro do século XX, elaborou novas formas de aprendizado de acordo com a realidade brasileira, foi exilado durante a ditadura militar devido ao poder de suas ideias

A alfabetização é, para o educador, um modo de os desfavorecidos romperem a que chamou de `` cultura do silêncio `` e transformar a realidade. Como sujeitos da própria história.

Freire criticava a ideia de que ensinar é transmitir saber porque ele a missão do professor era possibilitar a criação ou a produção de conhecimentos

Incentiva a criação a ```ler o mundo para poder transforma-lo estimular o senso crítico dos alunos.

Nem sempre o professor tem a liberdade de ensinar e estimular os alunos como é necessário devido a censuras imposta pelos pais, diretores e etc.

(Quadro 1)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (220.1 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com