TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia da aprendizagem

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  1.433 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE DA AULA 05 E 06 – PSIC.APRENDIZAGEM

QUESTÃO 01 - O comportamentalismo é muito utilizado na escola, pois o professor pode usar vários desses recursos, tanto para instalar como para extinguir um comportamento.  Assim, é correto afirmar:

  1. O Condicionamento Operante, em sala de aula, significa que o aluno realize algum comportamento, ou de alguma resposta esperada ou próxima do esperado, pois se for emitido um reforço, aumenta-se as chances de em situações semelhantes o aluno emitir respostas semelhantes ao esperado, “ o reforço de uma resposta operante aumenta a probabilidade de que se repitam outras das mesma classe” (MOREIRA et all, 1993, p.31).
  2. Reforço diferencial , ou seja, o mesmo reforço não pode ser utilizado para todos os tipos de alunos, dois alunos podem ser considerados brilhantes, porém cada um apresenta um grau de comportamento e de aprendizagem diferente do outro.
  3. Fase da Modelagem , onde o aluno não pode exercer o efeito máximo desta fase sem que esteja livre da ansiedade, “a modelagem afeta a maneira de como o aluno atua, sendo uma técnica fundamental na educação, pois corresponde a todos os comportamentos do aluno e consequentemente a seus bons ou maus rendimentos”.
  4. Fase da Manutenção, por colocar que é um “processo de intensificação do comportamento aprendido, sendo seu efeito na educação se observa na retenção, aplicação e transferência da aprendizagem”.

Estão corretas somente as afirmativas:

  1. I
  2. I e II
  3. II e IV
  4. III
  5. Todas estão corretas

Resposta correta letra E

QUESTÃO 02 – O comportamentalismo é muito utilizado na escola, pois o professor pode usar vários recursos, tanto para instalar como para extinguir um comportamento.  Carpenter e Haddan apud Moreira et all (1987) citam um modelo para facilitar a aprendizagem do aluno:

  1. Não há uma resposta-modelo.
  2. O aluno deve seguir o ritmo de trabalho da turma.
  3.  A situação de aprendizagem é preparada e dirigida com o fim de assegurar ao educando um mínimo de distrações.
  4. Se apresenta uma prova de revisão que esclarece ao aluno os comportamentos específicos necessários para satisfazer os objetivos estabelecidos no começo do tema.

 

Estão corretas somente as afirmativas

  1. I e II
  2. I, II e IV
  3. I e IV
  4. III e IV
  5. IV

QUESTÃO 03 - Para Bruner apud Bock (1998), o ensino envolve a organização da matéria de maneira eficiente e significativa para o aprendiz. O autor coloca que no ato de ensinar devemos partir de conceitos gerais para ideias mais específicas e particulares da matéria, aumentando a dificuldade dos conteúdos. O método da descoberta e o método básico de trabalho educacional. Para ele o aprendiz deve ter o interesse em aprender (fazendo perguntas, experimentos, investigação). E também, o método da compreensão, onde o aprendiz deve compreender o problema a ser solucionado, pois assim, o professor terá condições de mesmo no erro, descobrir seu raciocínio, fazendo com que o aluno compreenda o problema. Por isso, esse autor concebe a aprendizagem como “solução de problemas”, pois é a partir de problemas do cotidiano que os indivíduos se ajustam ao meio. Como um professor em sala de aula, pode utilizar a teoria de Bruner. Dê um exemplo. (Não deve ultrapassar 10 linhas).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (57.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com