TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia da aprendizagem

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.758 Palavras (12 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Psicologia da Aprendizagem

Sobradinho

2014

[pic 2]

ANHANGUERA_UNIDERP

Polo de sobradinho (CEAD)

ATPS: Psicologia da Aprendizagem

Trabalho de Psicologia da Aprendizagem do curso de Pedagogia 2º semestre.

                                          Tutora: Andrea Correa

                                          Alunas: Fabiana Salviano RA: 8178743638

                                                              Maria de Jesus RA: 7927675680

                                                                Mônica Rodrigues RA: 448414

Sobradinho

2014

Introdução

O objetivo deste trabalho é discorrer sobre a temática proposta, buscando soluções simples, porém eficazes que podem fazer diferença no cotidiano escolar, com ideias objetivas na tentativa de solucionar ou pelo menos minimizar um dos grandes problemas enfrentados na escola nos dias de hoje.

Resgatar ou mesmo propor o gosto pela leitura e não tem meio termo, a leitura é fundamental. Temos uma deficiência enorme em leitura, isso no Brasil como um todo! Sendo que a situação se agrava e muito quando nos referimos a lugares onde a educação é mais precária.

E o que fazer? Esperar apenas das autoridades competentes uma solução? Bom não parece uma boa solução se queremos mudanças essas precisam acontecer de baixo para cima! Ou seja, nós pais, professores e comunidade, todos devemos incentivar as crianças a ler, a ler muito! Quem ler bem, escreve bem! Isso é fato!

No decorrer desde trabalho, vamos desenvolver um projeto pedagógico voltado para o incentivo a leitura, buscaremos ensinar os pequenos a ter paixão pela leitura pois é de pequeno que se deve aprender bons hábitos.

Vamos levar para sala de aula, uma turma de terceiro ano do ensino fundamental, a leitura da história infantil: João e Maria, um conto infantil muito conhecido. E para estimular os pequenos a participarem da leitura, levaremos para sala de aula uma casinha feita de isopor decorada com doces, como a da história.

Cada criança deverá ler um trecho da história na frente e como incentivo todo aluno que se propor a ir à frente e ler um trecho, poderá escolher um docinho para degustar, com essa ideia simples esperamos envolver os alunos no universo maravilhoso da leitura.

   

Etapa 01

Contribuições da Psicologia para a educação.

A psicologia auxilia no conhecimento e habilidades, que um professor precisa desenvolver, além de competências, atitudes e valores que possibilita a construção dos seus saberes-fazeres docentes, diante das necessidades e desafios que o ensino, como prática social lhes colocam no cotidiano.

No processo ensino-aprendizagem, a influência que o docente exerce sobre o aluno e vai além dos conteúdos, sabendo que o educador tem grande contribuição na formação da personalidade de seus alunos, nesta perspectiva o uso da psicologia no auxilio do processo ensino-aprendizado é fundamental, o professor poderá e deverá fazer uso do conhecimento de comportamento humano e seus processos mentais, que a psicologia nos trás para trabalhar as emoções, percepções e visão de mundo na formação social de seus alunos.

O aluno por sua vez é um sujeito ativo no seu processo de formação e desenvolvimento intelectual, afetivo e social, e o professor tem o papel de mediador neste processo; a mediação própria do trabalho do docente é favorecer/propiciar a inter-relação (encontro/confronto) entre aluno e objeto de seu conhecimento (conteúdo escolar) ensino-aprendizagem.

Partindo do conceito de que o aluno tem relação ativa na construção do conhecimento, de forma que todas as ações devem estar voltadas para sua eficácia do ponto de vista dos resultados no conhecimento, ou seja, o aluno deve ter com esse meio ( que são os conteúdos escolares) uma relação ativa, uma espécie de desafio que o leve a um desejo de conhece-lo.

Diante destas considerações é possível perceber que; dessa maneira a aliança entre Educação e Psicologia, é incontestável e vem de muito tempo, na busca de respostas sobre ensinar, levando em conta as características psicológicas dos alunos. Qual a na formação, do desenvolvimento humano, o que atrai interesse do aluno quanto à aprendizagem escolar.

Ao longo da história do pensamento educacional, podemos nos remeter em primeiro lugar, à tradição centrada na criança dos movimentos pedagógicos renovadores do século, que funda suas raízes no pensamento de Rousseau e a qual pertencem autores como: Claparede, Dewey, Ferriere e muitos outros. Em segundo lugar, cabe mencionar a tradição, mais recente, da hipótese da aprendizagem por descobrimento, desenvolvida nos anos sessenta e das propostas pedagógicas que defendem o principio de que o aluno adquira o conhecimento com seus próprios meios.

Não podemos deixar de destacar que, o conceito hoje em dia, não possui uma significação unívoca, como se pode comprovar no uso indiscriminado acrítico do mesmo, no que caminha para se converter numa moda a mais das que periodicamente e de forma recorrente invadem o campo da educação.

Percebe-se que a construção da Psicologia na educação é significativa e eficaz, pois potencializa os aspectos de valores, emoções e reflexões e indagações que formam componentes do conceito de aprendizagem.

A notória a influencia da psicologia da aprendizagem exerce na educação, todo o contexto histórico nos revela esse fato, o aprendizado ao longo doa tempos tem apresentado resultados produtivos com o auxilio da psicologia. O grande foco da aprendizagem e a formação e construção de conhecimento no aluno.

Etapa 02

Teorias

Psicologia: Aspectos

Conceituais

Contribuições Para o Âmbito Educacional

Teria verbal significativa

Acontece quando uma informação se conecta a um conceito já existente na mente do aluno, ou seja, é possível aprender significativamente novas ideias na medida em que outros conceitos já são de conhecimento do mesmo.

É o conceito central da teoria da aprendizagem de David Ausubel. A informação conecta-se a uma já existente

Identifica as propostas sobre a aprendizagem escolar e as instruções formuladas pelo psicólogo D. Ausubel. Entende a aprendizagem escolar e a instrução do conhecimento, reconhecendo a importância que os processos mentais têm nesse desenvolvimento.

Teoria Genética da Aprendizagem

O desenvolvimento humano, conforme o modelo piagetiano, é explicado segundo pressuposto de que existe um conjunto de relações interdependentes entre o sujeito conhecedor e o objeto a conhecer, o processo de maturação do organismo, a vivência social.

Ênfase na aquisição armazenamento e organização das ideias no cérebro do individuo

Teoria Sociocultural

Parte da premissa de que o desenvolvimento cognitivo deve  ser entendido com referencia ao contexto social e cultural (micro escola) no qual ocorre.

É o ensino que desencadeia a formação de estruturas mentais necessárias à aprendizagem. É preciso, no entanto, não ultrapassar a capacidade cognitiva do aprendiz quando se busca criar novas estruturas mentais. Ou seja, respeitar a ZDP.

Etapa 03

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (196.9 Kb)   docx (38.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com