TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia do desenvolvimento

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.686 Palavras (19 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 2]

MÓDULO:

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO – 80h

[pic 4][pic 5][pic 3]

O objetivo do dossiê é auxiliar o aluno na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

HISTÓRICO DA PSICOLOGIA

Questões obrigatórias para o dossiê

1. De acordo com as diferentes correntes filosóficas apresentadas no texto, elabore um quadro histórico identificando os pensadores e suas principais ideias.

R: De acordo com o texto a história do pensamento humano tem início na Antiguidade, entre os gregos, no período de 700 a.C até as vésperas da era Cristã.

Sabemos que o termo psicologia vem do grego e significa estudo da alma.

Na antiguidade, Sócrates se preocupava em limitar o que separava  o homem dos animais, cuja característica deste seria a razão, permitindo a ele pensar e raciocinar e, não agir por instintos.

Já Platão  definiu a cabeça como sendo o lugar para a razão, concebendo a alma separada do corpo, a qual depois da morte do corpo habitaria outro corpo.

Aristóteles postulava que a alma e o corpo não se separavam, sendo a alma o princípio ativo da vida, tendo a função pensante.

Mas com a decadência da civilização grega foram surgindo as religiões, surgindo o Cristianismo, diferente do pensamento grego, segundo o qual o universo é subordinado ao homem, afirmando que o amor e a obediência e não a inteligência ou a ciências levariam o homem a Deus. Santo Agostinho e São Tomás de Aquino form grandes filósofos deste período.

Santo Agostinho inspirou-se nas ideias de Platão e adaptou-as aos dogmas da fé,  estabelecia a distinção entre o corpo e a alma, considerando-a imortal, a qual ligava o homem a Deus.

Já Tomás de Aquino, buscou em Aristóteles, a diferença entre essência e existência, afirmando que somente Deus seria capaz de reuni-las em termos de igualdade, admitindo a busca do conhecimento por meio dos sentidos, além das verdades da fé reveladas.

 

2. De acordo com a história, o século XV marcou um período de transformações radicais na Europa, desencadeando um processo de valorização do homem. Pesquise sobre esse período e argumente sobre tais mudanças e suas implicações para a educação.

R: Segundo os estudiosos, o século XV marcou o início de um período de transformações no mundo europeu, muito conhecido como Renascentismo, o qual ocorreu uma valorização do homem e da humanidade, com a evolução das artes e das ciências, retratando o ser humano em pinturas, esculturas e nas produções escritas. Neste momento histórico René Descartes, filósofo renascentista,  postula a separação ente mente e corpo, afirmando que o homem possui uma substância material e outra pensante, e que o corpo sem o espírito é uma máquina.

3. A partir da década de 70, duas tendências são disseminadas: construtivista (Piaget) e sociointeracionista (Vygotsky, Luria e Leontiev). Explique por que motivo tais tendências tomam corpo nessa época.

R: Porque os estudiosos estavam preocupados em apresentar  uma resposta teórica que resumisse as duas formas opostas de conceber o psiquismo humano, procurando apresentar como esses dois aspectos da vida humana, o objetivo e o subjetivo se constroem e se determinam mutuamente.

  1. Explique as principais contribuições da Psicologia quanto à compreensão sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem humana.

R: A psicologia do desenvolvimento  trouxe muitas contribuições ao estudo do desenvolvimento humano em todos os seus aspectos, como o físico-motor, intelectual, afetivo-emocional, social e moral, desde o nosso nascimento até a fase adulta, pois estudar o desenvolvimento humano  compreende conhecer  as características comuns de uma faixa de idade, já que planejar uma prática pedagógica requer  saber quem é o aluno, compreendendo que existem formas de perceber, entender e se comportar perante o mundo, as quais são próprias de cada idade.

5. De acordo com o texto, algumas escolas em Psicologia deram origem às teorias que temos hoje. Caracterize as abordagens abaixo, evidenciando seu posicionamento individual:

R:a) Funcionalismo: é a sistematização americana de conhecimentos psicológicos, tendo como base eleger a consciência  como o centro da preocupação, procurando a compreensão do seu funcionamento, já que o homem a utiliza para adaptar-se ao meio.

b) Estruturalismo: preocupa-se com os aspectos estruturais do sistema nervoso central da consciência, usando como método  o introspeccionismo, com conhecimentos psicológicos experimentais, produzidos  a partir de laboratório.

c) Associacionismo: formulada por Thorndike uma teoria que admitia que a aprendizagem acontece com um processo de associação de ideias das mais simples às complexas e também a Lei do Efeito, que diz que  todo comportamento tende a se repetir, se for positivo e houver recompensa, mas se houver castigo ele não irá se repetir.

d) Behaviorismo: fundado por Watson, tendo como seguidores Pavlov e Skinner, definindo o fato psicológico de modo concreto, a partir da noção de comportamento.

e) Psicanálise: nasce na Austrália com Freud, a partir da prática médica, devolvendo para a psicologia a importância da afetividade e postulando o inconsciente como objeto de estudo.

f) Gestalt: nasce na Europa e postula que o homem deve ser compreendido em sua totalidade, negando a fragmentação das ações e dos processos humanos.

g) Construtivismo: tendência construtivista, iniciada com o  teórico Piaget, e mais tarde a teoria Sócio- interacionista, liderada por Vygotsky, Luria e Leontiev, com uma teoria que sintetizasse as duas formas antagônicas de conceber o psiquismo humano, mostrando como esses aspectos, objetivo e subjetivo se constroem e se determinam.

Questões para saber mais e para os exames

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)   pdf (410.7 Kb)   docx (174.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com