TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicopedagogia

Por:   •  25/9/2016  •  Artigo  •  5.583 Palavras (23 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 23

A LEITURA PRAZEROSA COMO UM CAMINHO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

                                                                                                                               

SANCHES LEITE, Francieli[1]

AYRES DA SILVA, Jayme[2]

RESUMO

O desenvolvimento do gosto pelo hábito da leitura é um grande desafio para os envolvidos na prática pedagógica. A leitura de forma prazerosa é um caminho eficaz para a aquisição de aprendizagens significativas. No entanto, há certa hostilidade em nossa sociedade pelo apreço a leitura, é preciso desmitificar essa visão da leitura e desde cedo estimular as crianças o hábito de ler, ficando a cargo dos pais e educadores. Esta pesquisa exploratória de cunho bibliográfico discute como a prática pedagógica deve ser repensada ao se tratar da leitura para que não seja somente decodificação de símbolos gráficos, e sim, fonte de construção de sentidos e de formação humana. Enfoca a temática, das possiblidades de aquisição pelo prazer de ler, e consequentemente, a assimilação ampla de novos conhecimentos de maneira significativa. Conclui-se que a leitura faz com que o aluno aprenda novas culturas, novos valores, estabeleça relações e dentro do processo ensino aprendizagem seja uma ação indispensável para o desenvolvimento crítico e intelectual do aluno de maneira significativa e prazerosa. Este artigo é fundamentado em Silva (2002), Freire (1982), Rubem Alves (2004), Martins (1989), dentre outros estudiosos que se destinam a colaborar intensificamente com esse tema de suma importância.

PALAVRAS-CHAVE: Leitura; Prazer; Processo ensino-aprendizagem.

ABSTRACT

The development of taste in the habit of reading is a great challenge for those involved in teaching practice. The reading so enjoyable is an effective way to acquire meaningful learning. However, there is some hostility in our society for the appreciation of reading, we must demystify this view of reading and encourage children from an early age the habit of reading, leaving it to parents and educators. The exploratory nature of literature discusses how the teaching practice should be reconsidered when it came to reading than just decoding graphic symbols, and yes, source of meaning construction and human development. Focuses on the theme, the possibilities of acquiring the pleasure to read, and consequently wide assimilation of new knowledge in meaningful ways. It is concluded that reading causes the student to learn new cultures, new values, and establish relationships within the learning process is an essential action to develop critical and intellectual students significantly and enjoyable. This article is based on Silva (2002), Freire (1982), Ruben Alves (2004), Martins (1989), among other scholars who are to collaborate intensifies with this issue of paramount importance.


KEYWORDS: Reading, Pleasure, Teaching-learning process.

  1.    INTRODUÇÃO

   A leitura é um elemento fundamental para a participação do indivíduo na sociedade letrada. Sendo assim, se torna uma ferramenta básica da comunicação do homem na sociedade contemporânea. Na sociedade letrada a leitura é uma aquisição necessária a todos os indivíduos, para que possam tornar-se verdadeiros cidadãos sociais. Portanto, é um instrumento de acesso à cultura e à realidade social de grande importância no desenvolvimento do ser humano. Como fonte de informação, possibilita a percepção da realidade do indivíduo, de seus problemas e conflitos, facilitando a aquisição de diferentes pontos de vista sobre esta realidade, pois a pessoa bem informada tem noção dos seus direitos e deveres, podendo exercer sua cidadania com maior facilidade.

 Segundo Silva:

A atividade de leitura se faz presente em todos os níveis educacionais das sociedades letradas. Tal presença sem dúvida marcante e abrangente começa no período de alfabetização, quando a criança passa a compreender o significado potencial de mensagens registradas através das escritas. (SILVA, 2002, p. 31).

A importância do cultivo da leitura vem ganhando espaço na sociedade e, é uma preocupação de pais e professores pelo fato de pressupor-se que o cidadão deve estar apto construir um ponto de vista sobre situações e experiências de mundo. Antigamente, “leitura” consistia no simples reconhecimento de letras, sílabas e palavras. Porém, nota-se que, hoje em dia, o conceito de leitura não é tão restrito.

De acordo com Foucambert (1984, p. 5), “Ler significa ser questionado pelo mundo e por si mesmo, significa construir uma resposta que integra parte das novas informações ao que já se sabe." PONTO FINAL FORA DO FECHA ASPAS

A leitura se dá em diferentes situações do nosso cotidiano; lemos para colher informações, para adquirir conhecimentos, para desenvolver atividade do dia-a-dia, para escrever. Portanto, a função social que a leitura desempenha alcança uma dimensão que nos faz desenvolver habilidades cognitivas e nos leva ao domínio de diferentes competências. A leitura não pode ser vista apenas como um processo de decodificação, mas como um processo dialógico marcado por muitos sentidos trazidos pelo texto, representa uma soma. Ler é compartilhar sentimentos, é dividir conhecimentos, é somar-se. Os próprios Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1997) propõem que sejam oferecidas práticas de leitura que propiciem a reflexão e levem o leitor à construção desses sentidos.

  A leitura é importante em todas as idades e em todo momento da vida. Ela estimula a formação de cidadãos críticos e sua inserção na sociedade. Segundo Paulo Freire (1982), a leitura da palavra não é apenas precedida pela leitura do mundo, mas por certa forma de ''escrevê-la'' ou de reescrevê-la, quer dizer transformá-la em uma prática consciente.

Entretanto, nota-se que geralmente, as pessoas têm relutância pelo hábito de ler, a leitura é rotulada como uma atividade “chata”, enfadonha, desmotivante. Isso se dá, por devido a alguns fatores que colaboram para esse panorama: famílias de não leitores, custo alto dos exemplares, escassez de bibliotecas, acervos desatualizados e o papel da escola, em especial o do professor, no trabalho com a leitura em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.3 Kb)   pdf (202.5 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com