TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pós Graduação em Psicopedagogia

Por:   •  29/1/2024  •  Artigo  •  4.250 Palavras (17 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 17

Pós Graduação em Psicopedagogia

CAMILA SILVA NOGUEIRA BATISTA

KALLINE LORENA OLIVEIRA DINIZ

ORIENTADOR

PROF. Me. RICARDO SOARES DE SANT’ANA

IDENTIFICAÇÃO DA CRIANÇA AUTISTA E SUA INTERAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RESUMO

O artigo visa abordar as dificuldades de aprendizagem na educação infantil para o educador em se tratando de uma criança autista; pois aqui iremos tratar da interação do autista no âmbito social e quais os primeiros sinais de identificação de uma criança autista e também trataremos sobre a participação e aceitação da família. Existe uma grande cobrança da sociedade e das famílias em relação aos educadores que trabalham com crianças autistas, durante o nosso período de estudo vimos que o assunto é complexo e extenso nesta área; sendo necessário o envolvimento entre a escola e a família contando com uma equipe multidisciplinar para que se consiga evoluções e garanta à criança a oportunidade de aprendizagem e superação de suas dificuldades. A inclusão ainda não garante que os professores assegurem um ensino de qualidade e isso não é falta de comprometimento e sim de recursos; que também não nos impede de reinventar e qualificar-se para se capacitar cada dia mais. Assim a metodologia da pesquisa dará destaque sobre os desafios do professor, para inserir este aluno na sala de aula, pois grande parte dos profissionais que irão trabalhar diretamente com essa classe especial não têm uma formação adequada para trabalhar com crianças autistas. Entre as dificuldades que irão ser deparadas pelo professor é a linguagem do aluno, entre a agressividade da criança, a difícil compreensão, o receio por parte do professor, as dúvidas em relação às práticas pedagógicas vindas de um professor que não é especializado no assunto, a falta de recursos que dificulta um ensino de qualidade, principalmente um espaço adequado e acolhedor para o aluno, e finalmente o apoio e a participação familiar. Por fim fizemos uma pesquisa de uma forma branda, ou seja, esclarecendo pontos relevantes para melhorar as dificuldades de interação do autista na educação infantil.

PALAVRAS-CHAVE: Autista. Interação. Dificuldades. Metodologia.

ABSTRACT

The article aims to address the difficulties of learning in early childhood education for the educator in dealing with an autistic child; because here we will deal with the autistic social interaction and what are the first signs of identification of an autistic child and also about the participation and acceptance of the family. There is a large collection of society and families in relation to educators working with autistic children, during our study period we saw that the subject is complex and extensive in this area; being necessary the involvement between the school and the family counting on a multidisciplinary team so that the evolutions are obtained and guarantee the child the opportunity of learning and overcoming its difficulties. Inclusion still does not guarantee that teachers ensure quality teaching and this is not a lack of commitment but rather a resource; which also does not prevent us from reinventing ourselves and qualifying ourselves to become more and more empowered. Thus the methodology of the research will highlight the challenges of the teacher, to insert this student in the classroom, since most of the professionals who will work directly with this special class do not have adequate training to work with autistic children. Between the difficulties that will be encountered by the teacher and the language of the student, between the aggressiveness of the child, the difficult comprehension, the fear on the part of the teacher, the doubts regarding the pedagogical practices coming from a teacher who is not specialized in the subject, the lack of resources that hinders quality teaching, especially an adequate and welcoming space for the student, and finally support and family participation. Finally we did a research in a soft way, that is, clarifying relevant points to improve the difficulties of autistic interaction in early childhood education.

KEYWORDS: Autistic. Interaction. Difficulties. Methodology.

1. INTRODUÇÃO

O intuito ao fazer esta pesquisa sobre a criança autista; é a sua inclusão no meio escolar, objetivando superar suas reais necessidades e as dificuldades não só da criança, mas também da aceitação familiar, o que gera um obstáculo maior ainda.

A inclusão do autista na educação infantil, deve se avaliar a criança, pois ao ela criar o seu “mundinho” no qual se excluem completamente das pessoas, elas podem apresentar certos momentos de agressividade por não corresponderem tão facilmente ao que se espera, por motivos que não são fáceis de identificação para o professor. O fato é que a inclusão escolar vem crescendo cada vez mais (Sousa et al. 2017).

E por esta e outras razões temos a finalidade de adequar a inclusão partindo da própria escola com à ajuda da família; por mais que existam as dificuldades eles precisam estar envolvidos com profissionais qualificados, para que possa e seja feito um trabalho gradativo, porque se o educador não tiver experiência e capacitação para lidar com elas e superar as dificuldades desta síndrome, não terá avanços satisfatórios em sua interação e aprendizagem.

Nesse sentido diz Leitão (2010, p.1), inclusão é:

(…) um esforço de mudança e melhoria da própria escola, de forma a proporcionar a todos as melhores condições de aprendizagem, sucesso e participação, na base das circunstâncias específicas de cada um. Inclusão é, antes de tudo, uma questão de direitos e valores, é a condição da educação democrática.

A inclusão nos aflige e ao mesmo tempo nos motiva, por oportunizar ocasiões e a necessidade de incluir estas crianças, objetivando-as suportes adequados, informação, reformulando o ambiente educacional onde se deve oferecer um tratamento distinto e preciso no processo de aprendizagem.

2. DEFINIÇÃO E HISTÓRIA DO AUTISMO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (101.2 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com