TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR II ENSINO FUNDAMENTAL (CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO)

Por:   •  17/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.957 Palavras (12 Páginas)  •  949 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

DIRETORIA DE EDUCAÇÃO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR II

ENSINO FUNDAMENTAL (CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO)

SÃO PAULO

2016


UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

DIRETORIA DE EDUCAÇÃO

RELTÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR II

ENSINO FUNDAMENTAL (CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO)

Relatório exigido da disciplina Estudos dos Contextos e Ações Escolares II em Educação Infantil do curso de pedagogia da UNINOVE- Universidade Nove de Julho sob a orientação da Professora Tania Medeiros Aciem.

SÃO PAULO

2016

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        CARACTERIZAÇÃO DA SALA DE AULA        

3.        RELAÇÃO ALUNO-PROFESSOR        

3.1        Dimensão Afetiva        

3.2        Dimensão Psicológica        

3.3        Dimensão Social        

3.4        Dimensão cognitiva        

4.        ATIVIDADES        

4.1        Ciências Sociais        

4.2        Ciências da natureza        

4.3        Raciocínio lógico        

5.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

6.        REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como objetivo descrever as observações realizadas no estágio no EMEF Carlos Andrade Rizzini, tais como: o currículo da escola, observação em sala de aula, como e quando ocorrem as reuniões de pais e pedagógicas, quais os profissionais que compõem a equipe escolar, casos de inclusões, relação entre professor e alunos em suas dimensões afetiva, psicológica, social, cognitivas e três atividades aplicadas pela a professora no campo das ciências sociais, ciências da natureza e raciocínio logico. O estágio de observação é um momento na formação em que estudante podem vivenciar experiências, conhecendo melhor sua área de atuação. De acordo com FRANCISCO E PEREIRA (2004).

O estágio surge como um processo fundamental na formação do aluno estagiário, pois é a forma de fazer a transição de aluno para professor, “aluno de tantos anos descobre-se no lugar de professor”. Este é um momento da formação em que o graduando podem vivenciar experiências, conhecendo melhor sua área de atuação. O estágio supervisionado consiste em teoria e pratica tendo em vista uma busca constante da realidade para uma elaboração conjunta do programa de trabalho na formação do educador.

A escola da EMEF Carlos de Andrade Rizzini, está situada na Rua Omar Cardoso n° 99 no Bairro de Santo Amaro, ao lado do shop boa vista, o que possibilita o fácil acesso à região, devido a circulação de várias linhas de ônibus, é uma região bem movimentada por ser uma área de muitos pontos de comércios. O currículo da escola é português, matemática, história, educação física, natureza e sociedade, ética e cidadania, artes, inglês e extras curriculares como oficinas por exemplo, a escola está organizada em ciclos sendo, ciclo I (Alfabetizador – 1º, 2º e 3º anos), ciclo II (Interdisciplinar - 6º ano), no período da tarde as turmas do ciclo II (Interdisciplinar -4º e 5º anos) e ciclo III (Autoral – 7º, 8º e 9º anos).

Na sala estagiada não havia caso de inclusão, mas na escola há um total de 20 alunos com necessidades especial sendo que 10 é no período da tarde, as deficiências são, paralisia, alterações cromossômicas, autistas, deficiência intelectual, síndrome Down. As reuniões de pais e pedagógicas acontecem 1 vez por bimestre, os funcionários que compõe a equipe escolar são 60 professores, separados de acordo com a sua formação, 3 desses professores destinados aos 1 anos. A equipe gestora conta com 1 diretor, 2 assistentes do diretor, 2 coordenadores divididos em turnos. Na equipe de apoio a educação trabalham, 1 secretario escolar, 1 auxiliar de secretario, 1 auxiliar técnico, 3 agentes escolar, 1 agente de apoio, 3 inspetores,6 auxiliares de limpeza e 6 funcionárias da cozinha todos são divididos em turnos.

  1. CARACTERIZAÇÃO DA SALA DE AULA

A sala de aula é espaçosa, arejada, iluminada, limpa e organizada já a acústica ficava comprometida pelo fato do campo destinado a prática de educação física e lazer das crianças encontrar-se perto das salas de aula, o que prejudicava consideravelmente a audição dos alunos, fazendo com que a professora tivesse que aumentar o tom da voz várias vezes para que os alunos pudessem ouvi-la. O mobiliário é adequado, suficiente para todos os alunos e se encontra em ótimo estado, os alunos ajudam a manter a conservação. Possui armários para guardar materiais, e 1 ventilador. Existe um alfabeto, murais, calendário e espaço para registro das atividades realizadas pelos alunos.

A turma possui 32 alunos, divididos em 14 meninas e 18 meninos, com idades variando entre 6 e 7 anos, a rotina da turma é entrada, agenda, entrega dos deveres de casa, matéria do dia, recreio, dever de aula, cópia do dever de casa, chamada e saída. A professora tem seu plano de aula pronto e disponível para consulta. Planeja suas atividades com base nas metas traçadas para o PPP e nas Orientações Curriculares, os objetivos no plano de aula consistem no desenvolvimento da escrita, na leitura, conhecimento do alfabeto e suas junções. Durante as aulas, além de cadernos de aula e casa também são utilizados livros, dentre as estratégias utilizadas estão os jogos, brincadeiras, e atividades em sala. A avaliação é feita no dia a dia de aula, bem como avaliações escritas, ou seja, testes de conhecimento. Os que apresentam dificuldade na aprendizagem recebem atendimento individualizado, com atividades de reforço no caderno de lição de casa. A professora possui domínio de turma, os alunos são comportados, com exceção de alguns, onde é necessário que peça que se sentem o tempo todo, e tem muitos alunos desinteressados que mal copiam o conteúdo oferecido em aula ao quadro, folhas de atividades e trabalhos de casa, mas nada que impeça que haja controle de turma, onde faz com que a professora em alguns momentos tenha uma atitude autoritária, gritando de vez enquanto e falando em tom ameaçador para manter a ordem na sala. Apesar de agitados, os alunos mantêm uma relação de respeito e a convivência é tranquila, quando necessário uns ajudam aos outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (155.5 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com