TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  23/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.035 Palavras (13 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

FORMAÇÃO PEDAGOGICA – 1º SEMESTRE

FATIMA APARECIDA FERREIRA MIRANDA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

[pic 2]

Ituiutaba

2017

FATIMA APARECIDA FERREIRA MIRANDA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Formação Pedagogica  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil - 1º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Poliana Policci

Tutor de sala: Felina Raquel Paiva Bonon

Ituiutaba

2017


sumário

1 INTRODUÇÃO.        04

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        05

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        07

3.2 A Rotina.................        08

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                09

4.2 Dados Gerais do Projeto        10

4.3 Referencial Teórico        11

4.4 Planos de Aula da Intervenção        12

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        14

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        16

REFERÊNCIAS        17

APÊNDICE        18

1 INTRODUÇÃO

O estágio foi realizado na Escola Municipal “Branca de Neve”, localizada na Av. 99 nº 920, Parte Primitiva, município de Capinópolis/MG. A escola possui uma estrutura organizacional bem estruturada e parte do principio de que o planejamento deve ocorrer de acordo com o nível da turma em que se aplica.

Sua missão é a socialização do educando e o resgate da qualidade do ensino, seu objetivo é constantemente mudar a realidade da instituição, focando no principio da gestão participativa, parte da concepção de que o trabalho em equipe é fundamen para que  visem o desenvolvimento integral da criança em todos os aspectos.

Os professores que trabalham na escola possuem graduação em: Magisterio, Estudos Sociais, Matematica,  e  em Pedagogia.

A proposta curricular da escola acompanha as diferentes disciplinas e conteudos,  reconhece a importância de cada disciplina para a formação  integral, pessoal e social.

O tema do deste projeto, “Primavera” sugerido pela professora Silvana Borges Dias será desenvolvido às crianças do Segundo período da edicação infantil, sabemos que o estágio é um processo de aprendizagem indispensável para um profissional que deseja estar preparado para enfrentar os desafios de sua formação, nele está a oportunidade de assimilar a teoria e a prática, conhecer a realidade do dia-a-dia, no que o acadêmico escolheu e que provavelmente  irá trabalhar. 

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

A Escola Municipal Branca de Neve trabalha com a educação do Maternal a Educação Infantil (1º e 2º periodos).

A direção da escola é muito preocupada com a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e é responsavél por dirigir, presidir e supervisionar todas as atividades e serviços escolares, sendo responsavél por todo o funcionamento da instituição.

Conforme sua Proposta Pedagogica , a escola exige que se siga um conjunto de regras que norteiam e regulam toda a estrutura e o funcionamento da instituição. A cada dois meses são feitas reunioes pedagogicas para informar aos pais o rendimento escolar dos alunos, melhorando assim a relação familia-escola, a comunicação com os pais também é feita por meio da agenda escolar.

Em relação ao processo de ensino aprendizagem, ele é organizado de forma interdisciplinar e contextualizada, buscando desenvolver a criatividade através do dialogo e pautado no respeito à individualidade de cada aluno.

A filosofia da escola parte do princípio de que o ato de brincar é fundamental para que os alunos deenvolvam sua capacidade intelectual e suas relações sociais e afetivas.

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

O Estágio Curricular Supervisionado,  é indispensável na formação do processo de aprendizagem necessário a um profissional que deseja realmente estar preparado para enfrentar os desafios de uma carreira e deve acontecer durante a formação acadêmica.

 O estágio é uma preparação à realização da prática em sala de aula,pois  se configura como uma possibilidade de fazer uma relação entre teoria e prática, conhecer a experiência do estágio é essencial para a formação integral do aluno, considerando que cada vez mais são requisitados profissionais com habilidades e bem preparados. Ao chegar à universidade o aluno se depara com o conhecimento teórico, porém muitas vezes, é difícil relacionar teoria e prática se o estudante não vivenciar momentos reais em que será preciso analisar o cotidiano (MAFUANI, 2011).

Segundo Bianchi et al. (2005) o Estágio Supervisionado é uma experiência em que o aluno mostra sua criatividade, independência e caráter. Essa etapa lhe proporciona uma oportunidade para perceber se a sua escolha profissional corresponde com sua aptidão técnica.

O estágio  se firma como momento de formação docente e faz parte de um processo de viver criativamente e refletir diariamente sobre sua prática para assim, garantir a justiça na sociedade, tendo a certeza de que se está educando para a transformação social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (575.2 Kb)   docx (441.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com