TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.729 Palavras (27 Páginas)  •  996 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 8º SEMESTRE

CAROLINE NENÊ DOS SANTOS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

São Luiz Gonzaga

2014

CAROLINE NENÊ DOS SANTOS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental - 8º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Michele Caroline Delefrati Barriviera

Tutor de sala: Nilza Bernardete Lago Busanello

São Luiz Gonzaga

2014


 

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        03

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III:        04

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        04

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        05

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        05

3.2 A Rotina.................        05

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                07

4.2 Dados Gerais do Projeto        07

4.3 Referencial Teórico        08

4.4 Planos de Aula da Intervenção        08

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        12

MOSTRA DE ESTÁGIO        12

REFERÊNCIAS        13


1 INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado se constitui um espaço de aprendizagem e de desafios necessários à formação profissional, pois é o momento de colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do processo formativo, adequando-se a realidade e peculiaridades do lócus onde o estágio será desenvolvido.

A formação do profissional/Pedagogo contempla o estágio supervisionado os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, etapa obrigatória do processo formativo.Dessa forma, o presente trabalho foi realizado na Escola Municipal Honorato Bolacel, na comunidade de Santa Maria no inteiror de Santo Antonio das Missões.

        Desse modo, o estágio supervisionado tem como função a construção e reconstrução de conhecimentos e técnicas que possibilitam ao educando, em processo de formação, uma reflexão crítica sobre a prática na sala de aula. Portanto, o estágio é o momento inicial de construção identitária do profissional pedagogo em atuação.

Na escola onde o referido estágio foi realizado, foi possível observar a organização e o compromisso da comunidade escolar perante seus alunos e familiares. O estágio foi realizado mais precisamente turma do 1º a 3º ano, tendo como tema Cuidando do Meio Ambiente e Plantando o Futuro.

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

Estágio será no ensino fundamental, será realizado em etapas, observação e caracterização da instituição, espaço de atuação do professor do ensino fundamental, elaboração da projeto de intervenção plano de aula.

Sendo o estágio uma atividade a ser cumprida no 8ºsemestre com a carga horaria de 100 horas.Dessa forma, o presente trabalho foi realizado na Escola Municipal Honorato Bolacel, na comunidade de Santa Maria no inteiror de Santo Antonio das Missões. A ESCOLA possui 28 alunos com 4 funcionario, três são professores e uma merendeira.

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

_ Conhecer o campo de atuação do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

_ Observar, registrar e analisar situaçoes diarias da Instituição de Educação Infantil, a fim de compreender e atuar na resolução de problemas pertinentes ao seu cotidiano.

3. CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

3.1 Caracterização do Campo de Estágio

Através de seusprojetos, curricular e atividade, A Escola Municipal de Ensino Fundamental Honorato Bolacel, está situado no Rincão de Santa Maria interior de Santo Antonio das Missões.R.S.

A Escola é uma instituição pública e como tal, procura estar a serviço da comunidade, garantindo o direito a Educação de todos os seus membros.Entenden-se este direito como além da sala de aula e do livro didático, que haja a escola buscar um elo com acomunidade, visando ser espaço público, com consciência que todos os seus menbros têm o direito de usufruir dos bens que ela proporciona como também,o compromisso de preserva-la como espaço de todos.

A escola atende alunos oriundos de diversas comunidades,Rincão dos Barcelos, Rincão Santa Maria, Rincão do Umbu, Rincão Santa Rita, Rincão dos Rosário e Rincão do Ivera..

Os alunos na sua grande maioria,provém de familia de baixo poder aquisitivo, cujo pais são assalariados, diarista, aposentado, desempregados e Trabalhadores Rurais.

A escola Honorato Bolacel é pequena com apenas duas salas de aula, atendendo apenas alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, a escola conta tambem com uma biblioteca, secretaria, cozinha e banheiros.

A escola tem como objetivo geral proporcionar a todos os segmentos da sociedade escolar oportunidades produtivas de participação e condições favoráveis de convivência democrática, a fim de que todos se envolvan e se comprometam no desenvolvimento do processo  ensino aprendizagem, contribuindo na formação integral do educando a fim de que este possa transformar a sua realidade e o meio que esta inserido.

A escola possui 28 alunos, com 3 professores e 3 funcionarios, o diretor da escola é o professor Zolim Jacques Ourique.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.8 Kb)   pdf (533 Kb)   docx (333.5 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com