TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE ESTAGIO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  7/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.984 Palavras (16 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO        3

2 - ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO.        4

2.1 - Caracterização da Instituição............................................................................4

3 - ROTINA OBSERVADA...........................................................................................6

3.1 - Relato da observação 1º ano............................................................................6

3.2 - Relato da observação 2º ano............................................................................7

3.3 - Relato da observação 3º ano............................................................................8

3.4 - Relato da observação 4º ano............................................................................8

3.5 -  Relato da observação 5º ano...........................................................................9

4 - REFERENCIAL TEÓRICO...................................................................................11

5 - INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (PLANOS DE AULA).................................................................................................................12

6 - RELATO DA INTERVENÇÃO (RELATO DOS PLANOS DE AULA).................18

7 - MOSTRA DE ESTÁGIO.......................................................................................24

8 -  CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................25

9 - REFERÊNCIAS.....................................................................................................26



  1. INTRODUÇÃO

O estágio curricular obrigatório no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental faz parte da formação acadêmica, partindo de um referencial teórico para uma confirmação na pratica em sala de aula.

Desse modo, o período destinado ao estagio serve de base para o aluno refletir realmente sua futura profissão, pois é no estágio que se descobre as grandezas de ser professor.

Durante o estágio curricular II que o Curso de Pedagogia proporciona ao aluno uma forma de se especializar e de se tornar um grande profissional na área de pedagogia, podendo adquirir técnicas e habilidades para lidar com crianças de forma qualificada e com competência.

Assim sendo, o estágio nos anos iniciais do ensino fundamental exige dedicação por parte do acadêmico, pois além de vários aspectos que deverá analisar em sala de aula é de suma importância assumir sua prática pedagógica.

Durante o período de observação feita em uma turma de 1º ano, foi observado a importância de um projeto de intervenção cujo tema é alfabetização.

As atividades indicadas neste projeto se transformaram à medida que a criança reflete sobre as características e o funcionamento da escrita convencional, que só acontece a partir do universo de informações, intervenções e situações didáticas que o professor oferece para a turma.

O objetivo de todos as atividades é beneficiar o aluno em suas dificuldades de leitura e escrita por meio de brincadeiras e atividades realizadas em sala, proporcionando-lhes a propriedade de exercer sua aprendizagem por meio de jogos, atividades criativas.

O educador desenvolve sua prática tendo por referência a idia de que a informação é construída pelo aluno em circunstâncias de interação, ele necessita dispor de estratégias que auxiliam a compreender o que cada um de seus alunos já sabe, para poder convencionar as propostas, intervir adequadamente para que os alunos possam avançar em seus conhecimentos.

2 – ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

O estágio foi realizado na Escola Municipal Prefeito Corrado Roberti, situado no Bairro Várzea, na cidade de Tocantins – MG com carga horária de 100 horas.

O contato com a realidade escolar me possibilitou conhecer os elementos presentes na rotina da instituição, desde a prática pedagógica do educador até o processo de ensino-aprendizagem onde a escola busca seus objetivos.

O estágio supervisionado pela supervisora Lilian Moraes de Freitas com o auxílio da Diretora   Maria Imaculada Alves Rodrigues, foi gratificante, sendo que as mesmas contribuíram para a realização deste estágio.

2.1 – Caracterização da Instituição

 Meu estágio foi realizado na Escola Municipal Prefeito Corrado Roberti, instituição pública, situada à Rua José Rodrigues Marques, nº 740, Bairro Várzea. Criada sob a lei Municipal nº 362/2006 de 28.08.2006.

Iniciou seus trabalhos em prédio independente, sendo uma extensão da Escola Municipal Augusta Maria de Souza Lima, enquanto esperava a autorização para seu funcionamento. A escola integra a Secretaria de Educação e Cultura e tem como Entidade mantedora a Prefeitura Municipal de Tocantins, situada à Avenida Padre Macário, nº 129 Centro.

A escola atende 496 alunos do ensino fundamental I (1º ao 5º ano), sendo 10 salas no turno da manhã para o 3º ao 5º ano e 5 salas à tarde, para o 1º e 2º ano. Possui 35 funcionários entre professores com nível de formação superior.

Sua rede física se encontra bem conservada, contendo 1 quadra esportiva coberta e iluminada, 1 sala para os professores e supervisores, 1 sala para a diretoria, 1 biblioteca utilizada para que os alunos aprimorem a leitura e o hábito de ler, 1 sala para almoxarifado onde ficam guardados materiais escolares e de limpeza, 10 salas de aula arejadas, bem iluminadas, 1 sala para intervenção pedagógica, 1 cozinha bem conservada e ampla, 1 área para alimentação, 6 banheiros femininos e masculinos para atender os alunos, 1 banheiro para deficiente, 2 banheiros para os funcionários, 2 rampas para atender os cadeirantes, um pátio bem amplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)   pdf (190.7 Kb)   docx (50.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com