TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO CRÍTICO-REFLEXIVO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.

Por:   •  2/12/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.178 Palavras (5 Páginas)  •  3.373 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO CRÍTICO-REFLEXIVO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.

1)Dados do estudante/curso:

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Instituição: Cruzeiro do Sul Virtual

Nome :Raquel Gonçalves

RGM:22980466

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado

Ano/semestre de realização do estágio:2021/4º

Quantidade de horas realizadas:113 horas.

2)Caracterização da escola:

Este estágio foi realizado na EMEI “Professora Ondina Helena Moura Cavalcanti”, localizada na R: Ana Ferman 290, Jd. Santa Rita de Cassia, município de Tatuí-SP, pertencente a rede pública de ensino da Cidade de Tatuí, vinculada à Secretaria Municipal de Educação.  

A escola tem um prédio próprio, com 04 salas de aulas, bem arejadas, bem limpas, com refeitório, banheiros separados para meninos e meninas, tem uma sala que funciona a Brinquedoteca e sala de música, uma sala para supervisão e diretoria.

O pátio da escola com pinturas no chão, onde podem desenvolver brincadeiras, parque com grama e brinquedos de plástico.

3) Introdução

O relatório, ora apresentado é uma soma das experiencias vivenciadas durante o cumprimento carga horária apresentada do estágio curricular supervisionado dos Anos Iniciais da educação infantil, com descrição de atividades de: participação, observação e regência.

Foi realizado em dois períodos, somando 113 h.com observação nas diversas praticas realizadas pelas professoras: leituras, brincadeiras livres, brincadeiras dirigidas, contação de história, confecção de brinquedos

A Escola tem uma boa estrutura predial, organizada, limpinha, bem iluminada e todos os profissionais envolvidos possuem competência cada um no seu setor, para realização dos trabalhos desenvolvidos.

O Estágio Curricular Supervisionado é um espaço presente na formação de qualquer profissional, onde o universitário envolve-se, como destacam Suzart e Silva (2020, no prelo), no local de futura atuação profissional com o propósito de realizar reflexões sobre seu processo de formação e, com isso, constituir e fortalecer a sua identidade profissional. É nesse espaço, também, que o estudante construirá conhecimentos e habilidades presentes em seu campo de futura atuação e que só é possível nesse movimento de “viver”, na prática, seu campo de trabalho.

4)Perfil dos professores

Os professores da EMEI Ondina, são todos graduados e pós graduados, demostram bastante autonomia e transmitem confiança no que ensinam, estão sempre se aperfeiçoando participando de cursos, oficinas, palestras e HTPC mensalmente, oferecidos pela rede de ensino, garantindo assim uma prática pedagógica atualizada.

Há muita interatividade dos professores com os alunos, criando um vínculo entre professor e aluno.

Realizei 113h de estagio com a professora Lilian, que tive o prazer de estagiar em sua sala, ela atua a 5 anos na rede pública municipal, diz ser um sonho realizado ser professora.

5)Prática pedagógica dos professores

Observei que os professores são democráticos, permitem que os alunos pensem, participem, exponham suas ideias e construam seus conhecimentos.

Notei que existe uma rotina escolar que segue uma sequencia de atividades que visam a organização do tempo que o aluno permanece na escola.

Foram usadas praticas pedagógicas como brincadeiras, pinturas, músicas, contação de história, rodas de conversa.

O que mais me chamou atenção são as brincadeiras, como as crianças aprendem brincando. “O Lúdico”.

Enquanto brinca, a criança desenvolve conhecimentos sobre ela mesma, seus colegas, os adultos, a escola e todos os contextos com os quais interage. Assim, o aprendizado lúdico é uma das principais formas de atuação de quem se formar em Pedagogia.

“O dia em que mais gostei, foi o dia da confecção de SLIME (caseiro)com as crianças, onde cada um escolheu a sua cor preferida.

“Foi magico ver a carinha deles vendo uma mistura de ingredientes se transformarem em um brinquedo tão desejado pelas crianças”.

6)Focos de discussão.

Foco 1: Jogos e brincadeiras:

Observando a turma do infantil I (pré I) com a professora Lilian, uma aula muito rica em detalhes, aula em que ela propôs para as crianças a confecção de SLIME (caseiro). Onde a ideia foi desenvolvimento da capacidade de fazer, percepção, escolha das cores.

E cada um pode trabalhar moldando, formas, letras, frutas, objetos.

Uma forma lúdica muita rica em conhecimentos.

Com uma atividade como essa espera-se que a criança desenvolva coordenação motora, a atenção, o movimento ritmado e aspectos sociais. De acordo com o RCNEi A instituição de educação infantil deve tornar acessível a todas as crianças que a frequentam, indiscriminadamente, elementos da cultura que enriqueçam o seu desenvolvimento e inserção social. Cumpre um papel socializador, propiciando o desenvolvimento da identidade das crianças, por meio de aprendizagens diversificadas, realizadas em situações de interação” (BRASIL,1998, p.23).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com