TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I - EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  23/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.182 Palavras (17 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

                                RAFAELA PEREIRA SILVA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I - EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 3]

BREVES-PA

2017

                        RAFAELA PEREIRA SILVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I- EDUCAÇÃO INFANTIL

                                                           Relatório de Estágio apresentado ao curso de                          

                                                                       Pedagogia da UNOPAR- Universidade Norte do                  

                                                                       Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular                  

                                                                       Obrigatório- Educação Infantil- 6º semestre.

Tutor da sala: José Kleber Goncalves Lourenço

Tutor Eletrônico: Maria do Carmo de Souza

                                                                             

BREVES-PA

2017                                                                        

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO................................................................................................. 1

2-DESENVOLVIMENTO................................................................................... 2

3-OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.............3

4-ELABORAÇÃO DO PROJETO DE REGÊNCIA-PLANO DE AULA.......6

5-REGÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL(NÍVEL JARDIM I)................15

6-CONCLUSÃO..................................................................................................18

7-BIBLIOGRAFIA..............................................................................................19

INTRODUÇÃO

Iniciamos nossa pesquisa com carga horária de 100h no dia 14 de agosto e encerramos no dia 13 de Setembro de 2017. Nosso campo empírico de observação foi à Escola Municipal de Educação Infantil “Sete Anões”, localizada na Rua Magalhães Barata nº 481, no Bairro da Santa Cruz, com o CEP 68800-000, foi inaugurada no ano de 2000 anexada a EMEI Pingo de Gente.

O presente relatório descreverá acerca das atividades desenvolvidas durante o estágio Supervisionado I na educação infantil do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. Sendo este de fundamental importância no que diz respeito à formação profissional a fim de propiciar conhecimento e experiências que irá nos prepara para o mercado de trabalho onde iremos atuar.

O estágio nos oportuniza a aliar à teoria a prática visando um fortalecimento entre eles, baseando se no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal.

Objetiva proporcionar uma reflexão sobre esse importante momento na minha formação por intermédio da legislação que rege o estágio nos cursos de formação profissional e discussões que atualmente compõem o estágio em questão.

Este relatório é composto da descrição das observações e experiência vivenciada no período de todo o estágio, essa observação foi participativa, pois é impossível não estar junto às crianças e não participar, conhecer cada um e não criar vínculos de afeto por eles e pela forma dinâmica que é o educar/cuidar da Educação Infantil, sendo também fundamental para a aquisição de conhecimento e experiência.

Tudo está relatado e descrito e encontra-se neste trabalho as observações não só do processo em sala de aula, como também, do ambiente escolar como um todo. Pretende-se colaborar de forma dinâmica e atrativa nas atividades de saberes e conhecimentos no campo educacional e práticas educativas significativas que contribuam para a formação docente.

DESENVOLVIMENTO

A Escola Municipal de Educação Infantil “Sete Anões”, localizada na Rua Magalhães Barata nº 481, no Bairro da Santa Cruz, foi inaugurada no ano de 2000 anexada a EMEI Pingo de Gente. A referida escola recebeu esse nome em homenagem ao conto de fadas das historias Infantis Branca de Neve e os Sete Anões.

                E a partir de então toda a comunidade escolar se mobilizou na reelaboração de seu Projeto Politico Pedagógico conforme as orientações do Conselho Municipal de Educação e a legislação vigente.

        Em sua estrutura física a E.M.E.I. Sete Anões possui apenas duas salas de aula, atendendo quatro turmas com crianças do pré-escolar na idade de 04 a 05 anos, nos horários, manhã e tarde, atendendo a 32 crianças por turma, totalizando o atendimento de 128 crianças. A cada ano a procura por vagas vai aumentando daí a necessidade de reforma e ampliação do espaço físico.

                A escola “Sete Anões” teve como gestoras às professoras Jacira Matos Ladislau, Maria Erisam Rodrigues Oliveira e Maria Mônica Ferreira Mendes. Atualmente encontra-se sob a direção da professora Lenita de Souza Martins, Coordenadora Pedagógica Maria Mônica Ferreira Mendes e secretária Leidiana Costa da Silva.

                A escola atende atualmente 128 alunos regularmente matriculados, e seu quadro funcional é composto de 22 funcionários distribuídos em 02 turnos: Manhã e tarde. A escola sempre procurou trabalhar de acordo com seu Projeto Político Pedagógico, com a filosofia “Escola e família Unidas pela Educação e Autonomia da Criança”.

                Em seu calendário cultural promove o Festdoce, Festival do Mingau Folclórico, Festa Junina, Jogos Internos Infantis, Formatura dentre outros. Sempre teve participação ativa nos eventos municipais, como: o festival brevense de folclore, ressaltando que a escola é vice-campeã do festival de lendas categoria infantil no ano de 2012; Uma de suas características é o respeito com os profissionais da educação que por aqui passaram e pelos que permanece, bem como a valorização do trabalho participativo, favorecimento do desenvolvimento global das crianças atendidas, bem como a integração da escola e família com a comunidade do bairro da Santa Cruz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (209.4 Kb)   docx (34.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com