TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  1/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.288 Palavras (14 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        5

3.        RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        7

4.        RELATO DA ANÁLISE DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE        9

5.        TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC        11

6.        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        13

7.        PLANO DE AULAS        14

8.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

9.        REFERÊNCIAS        17

  1. INTRODUÇÃO

Neste relatório de estágio será apresentado o Estágio Curricular Obrigatório 1-Educação Infantil, no modelo adaptado Covid-19 proposto pela instituição, visto que ainda enfrentamos a Pandemia Covid-19 e as escolas não permitem a presença de estagiários, seguindo a orientação faremos as leituras indicadas para conhecer o processo da docência em uma visão teórica prática do contexto escolar e acadêmico para a formação de nós, futuros docentes, nesse trabalho será discutido e analisado os seguintes textos: “ Temas contemporâneos Transversais da BNCC”, “Metodologias ativas” e ainda será realizada a analise de um PPP (Projeto Politico Pedagógico) e em seguida ainda faremos o relato do vídeo “Atuação do professor da Educação Infantil”, e “ Gestão Pedagógica”, para embasar a visão daqueles que vivenciam na prática o trabalho da Educação Infantil no Brasil e por último será elaborado conforme orientação um plano de ação.

  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

No texto “O Papel do Professor e do Ensino na Educação Infantil” a autora Juliana Campregher Pasqualini, começa falando da perspectiva dos psicólogos Vigotski, Leontiev e Elkonin em relação a educação infantil na faixa etária que compreende o período entre 0 e 6 anos de idade.

De acordo com as hipóteses dos estudiosos citados pela autora, o ensino não deve fazer parte da rotina escolar oferecida as crianças até os seis anos de idade, pelo contrário, devem ser proporcionadas atividades lúdicas e prazerosas, com o intuito de promover o desenvolvimento psicossocial dos alunos.

Diferente da escola regular que tem como finalidade o ensino aos alunos, o objetivo das creches e pré-escolas é o convívio coletivo (eu, outro e nós) entre as crianças. Dessa forma, os alunos serão educados e orientados em relação as normas e regras de convívio social.

Em seu texto, a autora também cita que no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil o termo ensino é empregado de maneira equivocada, visto que há um consenso de que nessa faixa etária as crianças não devem ser ensinadas e sim educadas.

Dessa forma, compreende-se que o ensino nessa faixa de idade é prejudicial ao crescimento cognitivo da criança, sendo assim, o professor deve se encarregar de acompanhar, estimular e favorecer o desenvolvimento da oralidade, leitura, imaginação, gestos e movimentos na primeira infância.

Para o pesquisador Lev Semionovitch Vigotski os processos culturais se sobressaem aos processos naturais. Além disso, as crianças não podem ser vistas de forma universal, pois cada uma possui suas peculiaridades e o ambiente em que estão inseridas é determinante na formação da personalidade delas.

Pasqualini enfatiza que os processos psíquicos plenamente desenvolvidos nas crianças são classificados como desenvolvimento real ou atual. Desse modo, o papel do educador é trabalhar nas áreas que ainda não estão completamente desenvolvidas, ou seja, na Zona de Desenvolvimento Potencial (ZDP), proporcionando cada vez mais autonomia a criança.

No ambiente escolar a principal forma de aprendizagem é a imitação, acompanhada do entendimento e da orientação do professor. No entanto, as crianças não são capazes de reproduzir qualquer comportamento humano, apenas aqueles que se encontram em suas capacidades intelectuais.

Nesse contexto, o papel do educador é promover o avanço do desenvolvimento psíquico da criança. Para isso, não basta expor o aluno aos objetos da cultura conforme o nível de desenvolvimento já alcançado e típico para a idade, também é necessário propor as atividades de forma intencional e organizada.

Diante do exposto, foi observado que a atuação do educador sobre as crianças em idade pré-escolar é determinante para o aprendizado delas, pois nessa faixa etária os alunos não estão aptos a aprender sozinhos, se fazendo necessária a presença de um adulto para orientar e mediar os processos de aprendizagem.  

É importante ressaltar que esses processos de aprendizagem devem acontecer de forma lúdica na primeira infância, por meio de jogos e brincadeiras desenvolvidos em sala de aula, dessa forma a criança estará preparada para iniciar sua vida escolar no ensino fundamental.

 

 

  1. RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

Nessa etapa foi realizado a leitura e analise do PPP ( projeto politico pedagógico), que se trata de um documento individual de cada escola onde será estabelecido critérios de relevância para as atividades planejamento da abordagem escolar, sua Missão é promover educação de referência, fundamentada no respeito à vida, à diversidade, em valores éticos por meio de processos pedagógicos e administrativos inovadores, comprometida com a formação integral do ser humano. Visão é ser uma instituição educacional reconhecida na busca de excelência em todos os níveis de ensino. Princípios valorização do ser humano: nosso maior patrimônio; Ética e trabalho em equipe premissas para o nosso desenvolvimento; Transparência na execução do Projeto Político Pedagógico; Respeito a vida e a diversidade; Referencia e inovação em praticas educativas;Filantropia como compromisso social;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (227.4 Kb)   docx (71 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com