TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EMEF – LEONEL DE MOURA BRIZOLA

Por:   •  23/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.887 Palavras (12 Páginas)  •  905 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR[pic 1]

FABRA

HENRIARA SIMOES COLA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

EMEF – LEONEL DE MOURA BRIZOLA

SERRA

2017

[pic 2]

HENRIARA SIMOES COLA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

EMEF – LEONEL DE MOURA BRIZOLA

Relatório de Estágio Curricular supervisionado, apresentado a FABRA- Faculdade Brasileira – Serra/ES, realizado na EMEF – LEONEL DE MOURA BRIZOLA, Serra/ES, como requesito parcial para conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia.

SERRA

2017

FABRA[pic 3]

FACULDADE BRASILEIRA

 

 

Nome: Henriara Simões Cola

Período: 01 de março de 2017 a 31 de março de 2017.

Estágio: Estágio Curricular Supervisionado para o curso de Licenciatura em Pedagogia.

Nome da Instituição Educacional: EMEF Leonel de Moura Brizola

 Localização: Av. Todos Os Santos, S/N - Das Larajeiras / Jacaraípe, Serra - ES, 29173-970.

Poder: Municipal.

Ensino Oferecido: Ensino Fundamental - séries/anos iniciais do 1º ao 5º ano.

Carga Horária: 85H (oitenta e cinco horas) de Atividades de Estágio Supervisionado, sendo 80 (oitenta horas) horas de conhecimento sob contexto escolar e do cotidiano escolar; e 5 (cinco) horas para a elaboração e aplicação de projeto de atuação pedagógica, com efetiva prática docente.

 

 

____________________________________

HENRIARA SIMOES COLA

ALUNA/ESTAGIÁRIA

SUMÁRIO[pic 4]

1 INTRODUÇÃO         6

2 DADOS GERAIS DO ESTAGIO         7

2.1 Identificação da Instituição         7

3 OBJETIVOS E JUSTIFICATIVAS         8

4 PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES         9

5 RELAÇÃO ALUNOS X PROFESSOR         9

6 CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO ADOTADA PELA ESCOLA         10

7 CARACTERIZAÇÃO DO ESTAGIO         11

8 ATIVIDADES DE DOCÊNCIA         13

9 CONSIDERAÇÕES FINAIS         13

10 REFERÊNCIAS         14

  1. INTRODUÇÃO

O Estágio descrito neste relatório realizou-se na Escola EMEF – Leonel de Moura Brizola, localizada no município da Serra, na Av. Todos os Santos, S/N – Bairro das Larajeiras / Jacaraípe, Serra - ES, 29173-970, no período de 01/03/2017 a 31/03/2017, no turno vespertino em sala do Ensino Fundamental, nos anos iniciais, mais especificamente na turma de 3º ano, com a finalidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos aprendidos na faculdade, bem como, colocar as vivencias das práticas pedagógicas no âmbito escolar.

Através deste estágio pretendo aperfeiçoar meus conhecimentos adquiridos no curso de Pedagogia da FABRA – Faculdade Brasileira.

Foram realizadas atividades de observação da rotina escolar, participação e colaboração em atividades da prática diária e regência em momentos como apoio aos alunos com dificuldades de aprendizagem.

A turma a qual acompanhamos é o 3º Ano H, no período vespertino, sob a regência da professora Clárien Simões Cola, composta por um total de 26 alunos.

A estrutura física da escola assim como da sala de aula é boa para comportar essa quantidade de alunos, inclusive as salas de aula tem ar condicionado e carteiras para todos os alunos. Com uma estrutura arquitetônica pouco conservada, o prédio apresenta-se bem arejado, com excelente espaço para recreação. A quadra de esportes está bem conservada, atendendo a todos os alunos e professores no quesito educacional, contendo material para o ensino dos esportes.

O presente trabalho visa fortalecer a relação entre a teoria e a prática pedagógica, baseado no principio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conceitos adquiridos, na vida acadêmica, profissional e pessoal. Segundo Paulo Freire, na Pedagogia do Oprimido, o fazer pedagógico é ação e reflexão. Só com ação e reflexão podemos reinventar a nossa prática quebrando os paradigmas da educação.

Nesta perspectiva de reflexão sobre a práxis pedagógica é que pretendo aprender a propiciar um ambiente saudável, de constante diálogo entre professor, aluno, pais, funcionários e toda a equipe pedagógica.

Um ambiente favorável ao desenvolvimento do educando implica a manutenção de uma relação saudável que deve existir entre professor e aluno, consubstanciada no reconhecimento da importância do diálogo e do vínculo afetivo no processo de ensino e de aprendizagem [1].

O processo de estagio é de extrema importância para instrumentalizar os estudantes de Pedagogia e futuros profissionais da educação, para que os mesmos se familiarizem com as práticas e buscar adaptar o conteúdo a realidade em que os alunos se encontram, mas também repleto de realizações e, sobretudo, cheio de crianças com vontade de aprender.

Nesse relatório serão abordadas as características da Escola e tem como finalidade relatar as observações e as práticas decorrentes do estágio supervisionado no 3º ano do Ensino Fundamental no horário de 13:00h às 17:30h, que foi realizado na turma de crianças de entre 8 anos a 10 anos, por conter alunos repetentes, talvez este seja o maior desafio dentro da sala de aula.

  1. DADOS GERAIS DO ESTÁGIO

2.1 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

  • Nome da Instituição: EMEF Leonel de Moura Brizola
  • Endereço: Av. Todos os Santos, S/N - Das Larajeiras / Jacaraípe, Serra - ES, 29173-970.
  • Mantenedora: Municipal – Prefeitura da Serra/ES.

  • Horário de funcionamento: 07h às 18h.
  • Números de funcionários:
  • Regentes de classe:
  • Educação Física:
  • Educação Artística:
  • Pedagogas:
  • Diretores:
  • Coordenadores:
  • Secretário:
  • Auxiliar de Secretaria:
  • Alunos:
  • Turnos:
  • Serviços Gerais:
  • Segurança:
  • Nutricionista:  
  • Cozinheiras:  
  • Estagiários:  
  • Conselho de Escola:  
  1. OBJETIVOS E JUSTIFICATIVAS

O objetivo do estagio supervisionado, norteia-nos para uma atividade profissional, social e cultural, permitindo-nos participar das situações reais, aliando a teoria e prática, no campo de nossa atuação profissional ligado a educação, onde nesse espaço, podemos executar atividades relacionadas à nossa área de formação, além de vivenciar a prática-pedagógica, permite que nos aproximemos a realidade na área de formação e, portanto, nos auxiliando a compreender diferentes teorias que regem o exercício profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (188.1 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com