TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO GESTÃO/COORDENAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA

Por:   •  15/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.430 Palavras (6 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

CENTRO DE EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E TEOLOGIA- CEFT

CURSO DE PEDAGOGIA

GENILDA ALVES GOMES

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

GESTÃO/COORD. DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA

São Paulo

2013

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

CENTRO DE EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E TEOLOGIA- CEFT

CURSO DE PEDAGOGIA

GENILDA ALVES GOMES

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Relatório apresentado à Prof. Ingrid Hotte Ambrogi, do Curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, como requisito parcial à obtenção de nota na disciplina Gestão/ coord. do Trabalho Pedagógico na escola.

São Paulo

2013

INTRODUÇÃO

Nesta etapa o estágio da disciplina de Gestão e Coordenação do Trabalho Pedagógico na Escola tem com o objetivo compreender como é feito o Projeto Pedagógico na escola e qual é a sua finalidade para o desenvolvimento escolar.

A ESCOLA

Realizei o estágio no Colégio Argumento – unidade I, situado na Av. João Batista, 350,ErmelinoMatarazzo,CEP: 03807-000, São Paulo,email colégio@argumento.com.br, com a carga horária de 40 horas.

A escola está inserida numa comunidade de classe econômica média – baixa, que não desfruta de muitas opções culturais, sendo carente de teatro, cinema, porém observamos que os alunos têm acesso a esses meios culturais.

O espaço físico da escola é bom, dispõe de salas amplas, arejadas, laboratórios de informática, ciências e biologia, brinquedoteca, quadras cobertas e descobertas, cantina, pátio amplo, banheiros e bebedouros em todos os pisos.

A sala observada

Realizei o estágio na turma do quinto ano. A turma é composta por 27 alunos, a faixa etária das crianças varia entre nove e dez anos. A sala de aula é ampla, bem iluminada e ventilada, pela sala podemos encontrar livros, além de outros materiais.

No quinto ano os professores são volantes, então na disciplina de Língua Portuguesa eles possuem apenas uma professora e na sala não tem auxiliar.

Os alunos na sua grande maioria apresentam um bom rendimento escolar, estes na idade- serie corretas, têm boa disciplina, participam adequadamente das atividades propostas. Fora da escola desfrutam de atividades de lazer como passeios, viagens etc.


O Projeto Pedagógico

Segundo a Revista do Projeto Pedagógico,

“A construção do Projeto Pedagógico é um processo que compreende três momentos distintos e interligados: - Diagnóstico da realidade da escola; - Identidade da escola, decorrente do levantamento das concepções do coletivo; - Programação das ações a serem desenvolvidas pelo coletivo. Todos esses momentos passam por um processo de avaliação, o que permite ao grupo caminhar do real para o ideal, desenvolvendo as ações possíveis e pertinentes. Nossa pergunta inicial, "por que construir coletivamente o Projeto Pedagógico?", sempre terá que ser feita, para que as ações não se tornem um mero cumprimento de tarefas.”

No estágio pude observar que o Plano Pedagógico da escola é elaborado com o envolvimento de todos os integrantes da escola, sob a supervisão final do Diretor, este projeto tem como finalidade a busca pelo melhor desenvolvimento escolar tanto dos membros da escola como dos alunos e seus pais, e também a sociedade em geral.

O P.P.P também tem como características desenvolver um papel social e a sua função política da escola, por meio de um planejamento que tenha uma real execução do planejado.

De acordo com a Revista Projeto Pedagógico,

“Ao planejarmos, precisamos discutir nossa tarefa social e a função política da escola. Embora, muitas vezes, a escola esteja, inconscientemente, comprometida com os interesses das classes dominantes, reproduzindo suas estruturas e visão de mundo e, às vezes, até legitimando-as, não podemos jamais esquecer de atender aos interesses dos setores mais carentes da sociedade verificando o que, e como, devemos fazer para que a escola possa tornar-se um instrumento eficiente de promoção de mudanças sociais.”

 Ao conversar com a Coordenação da escola, fui informada que P.P.P é  avaliado semestralmente, ou sempre que necessário, pois o projeto pode ser modificar para que haja melhor execução do mesmo, e não para que fique guardado. Veiga diz:

”Nessa perspectiva, o projeto político-pedagógico vai além de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas. O projeto não é algo que é construído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas. Ele é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola. (Veiga, 2002, pg. 1)”

Os professores têm o seu trabalho constantemente acompanhado pelo coordenador pedagógico, e também são avaliados semestralmente, pelos alunos através de pesquisa de opinião. O P.P.P. para os professores é um momento que eles podem compartilhar suas idéias, seus aprendizados, além de uma socialização maior com outros membros da unidade escolar. Neste momento o coordenador junto com a direção também traz aos membros escolares uma aprendizagem coorporativa para a evolução destes membros, por meio de palestras, estudos direcionados aos setores, dinâmicas, e etc.

Segundo Veiga,

“Para que a construção do projeto político-pedagógico seja possível não é necessário convencer os professores, a equipe escolar e os funcionários a trabalhar mais, ou mobilizá-los de forma espontânea, mas propiciar situações que lhes permitam aprender a pensar e a realizar o fazer pedagógico de forma coerente. (Veiga, 2002, pg. 2)

Os professores participam das reuniões determinadas no Calendário Escolar, além do contato diário e direto com a Coordenação, participam também de reuniões periódicas e são incentivados e apoiados a participarem de cursos de formação. É desenvolvido, um trabalho de avaliação contínua, recuperação trimestral e aulas de apoio pedagógico (reforço) bimestralmente e trimestralmente. De acordo com Veiga (2002),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (139.1 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com