TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO GESTÃO EDUCACIONAL E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

Por:   •  10/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.741 Palavras (11 Páginas)  •  12.775 Visualizações

Página 1 de 11

–––---[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4][pic 5]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

TAMIRIS LORRANE DE ALMEIDA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – GESTÃO EDUCACIONAL E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

[pic 6]

ASSIS

2020

TAMIRIS LORRANE DE ALMEIDA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – GESTÃO EDUCACIONAL E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogiada UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório III – GESTÃO EUCACIONAL E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES – 7º semestre.

Tutora a Distância: Gessica Aline Soares Costa

ASSIS

2020


SUMÁRIO

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        REGIMENTO ESCOLAR        Erro! Indicador não definido.

3        ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA        Erro! Indicador não definido.

4        PLANO DE AÇÃO        Erro! Indicador não definido.

CONSIDERAÇÕES FINAIS        Erro! Indicador não definido.

REFERÊNCIAS        Erro! Indicador não definido.

Observações:

  • Deverão ser mantidos no Relatório apenas os itens correspondentes ao estágio realizado no semestre, conforme Plano de Trabalho disponível no AVA.
  • Após concluir o seu relatório, será necessário atualizar o sumário. Para isso, clique sobre algum dos itens acima, com o botão direito do mouse, selecione a opção “atualizar campo” e, depois, “atualizar o índice inteiro”.

INTRODUÇÃO

Nesse relatório constam informações pertinentes ao estágio curricular obrigatório, reformuladas para atender às restrições estabelecidas durante o período de pandemia COVID-19, tendo como finalidade pesquisar e conhecer mais a fundo a concepção geral de como as coisas funcionam realmente nas Instituições de Ensino, mais especificadamente na parte gestora, como por exemplo, as atividades organizacionais da comunidade escolar, os caminhos e a coerência de aplicação do Projeto Político Pedagógico – PPP e o Regimento Escolar na prática educacional.

O principal objetivo foi conhecer os aspectos administrativos, pedagógicos e financeiros, em saber como a gestão lida com a obtenção de resultados, considerando os princípios da gestão escolar, contribuindo com os saberes e fazeres da organização escolar.

Devemos destacar também que o principal objetivo da administração/gestão escolar é transmitir princípios e aplicar estratégias essenciais que ampliem de modo gradativo a eficácia dos processos dentro da instituição, promovendo consequentemente uma melhora consistente na qualidade do ensino ofertado aos estudantes.

Além de ser um dos requisitos parciais para obtenção do grau de pedagoga, também é parte integrante e obrigatória para a formação  prática de educadores, tais quais as contribuições acrescentadas e a importância desta experiência para a vida acadêmica.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Refletindo todo contexto do presente trabalho percebe-se que atualmente se enfatiza a aprendizagem nas organizações e as mudanças sobre o valor do trabalhador e do trabalho, tendo a necessidade de integrar o homem como um todo e suas condições de qualidade de vida, reforçando a responsabilidade da empresa no processo de inclusão e o compromisso social.

Um dos grandes desafios das organizações do futuro é o de saber usar os conhecimentos de cada colaborador. As organizações passam a ser, portanto, espaços de processos de aprendizagem efetivos e, saber como individualmente as pessoas constroem conhecimentos e como os utilizam para explicar a realidade e resolver problemas do cotidiano da organização, passa ser imprescindível.

A ação pedagógica nos espaços não escolares vem confirmar está discussão que vivenciamos, o pedagogo sai então do espaço escolar, que até pouco tempo, era seu espaço (restrito) de trabalho, para se inserir neste novo espaço de atuação com uma visão redefinida da atuação deste profissional.

Empresas, hospitais. ONGS, associações, igrejas, eventos, emissoras de transmissão e outros formam hoje o novo cenário de atuação do pedagogo, que ultrapassa os muros das escolas, para prestar serviços nestes locais que são espaços até restritos a outros profissionais.

Para Libâneo, as práticas educativas não se restringem tão somente nos espaços escolares. Elas ocorrem em todos os contextos e âmbitos da existência individual e social humana, de modo institucionalizado ou não, sob várias modalidades.

Neste aspecto, a importância do trabalho do pedagogo em organizações não escolares é fundamental. É ele que irá articular a organização das práticas pedagógicas e consequentemente a efetivação das propostas. É esse profissional o articulador do processo ensino - aprendizagem, de forma a garantir a consistência das ações pedagógicas e administrativas.

Ao abordar sobre o reconhecimento da pratica pedagógica as Diretrizes Curriculares Nacionais, a licenciatura em Pedagogia assegura a formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional, onde acontece por meio dos cursos de graduação em Pedagogia ou em nível de pós-graduação, a critério da Instituição de Ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (156.3 Kb)   docx (125.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com