TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  10/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.709 Palavras (27 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 27

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

[pic 1]

2015

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia , para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil - 6º semestre.

Orientador:

Tutor eletrônico:

Tutor de sala:

2015


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO                03

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        04

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        04

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        06

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        06

3.2 A Rotina.................        10

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                12

4.2 Dados Gerais do Projeto        12

4.3 Referencial Teórico        14

4.4 Planos de Aula da Intervenção        15

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        18

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        19

MOSTRA DE ESTÁGIO        20

REFERÊNCIAS        21


1 INTRODUÇÃO

O tema escolhido para desenvolver o projeto de intervenção na Educação Infantil foi: Brincando com as cores e as formas geométricas. O mesmo, têm a finalidade de fazer com que as crianças conheçam as cores e formas que estão presentes em todos os ambientes em que vivem. Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando a criança identificá-las.

É brincando que a criança compreende a si mesma e adquire confiança nas próprias capacidades, tornando-se independente.

O brincar oportuniza o desenvolvimento e a aprendizagem da criança. Brincando, ela experimenta, descobre, inventa, exercita e aprende com mais facilidade. O brincar estimula a curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança. As brincadeiras proporcionam a aprendizagem e o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração.

O estágio no contexto da Educaçao Infantil tem como objetivos: proporcionar crescimento profissional e aprimoramento técnico do aluno-estagiário; incentivar a participação do graduando junto ao grupo profissional visando à conscientização de suas responsabilidades; exercitar a prática de princípios éticos e morais inerentes ao exercício profissional; desenvolver a capacidade de iniciativa e maturidade emocional em relação ao desempenho profissional; proporcionar ao aluno-estagiário a prática profissional mediante a efetiva participação no desenvolvimento de projetos e planos de aulas na unidade organizacional onde se realiza o estágio; possibilitar a articulação entre o conhecimento teórico e a prática vivenciada no ambiente de trabalho; oportunizar a vivência de problemas técnicos e reais sob orientação adequada e dirigida; incrementar o processo ensino-aprendizagem, identificando as oportunidades de melhoria, buscando assim, seu aprimoramento pessoal e profissional; integrar os processos de ensino, pesquisa e aprendizagem estimulando o desenvolvimento do espírito científico para o aperfeiçoamento profissional do aluno estagiário.

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

O estágio curricular obrigatório I foi realizado na                                          

, sendo a mesma uma instituição pública de atendimento à Educação Infantil ( creche e pré-escola), tendo projeto para futuramente atender o Ensino Fundamental.

 

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

O profissional de hoje precisa estar preparado para atender as necessidades de uma realidade que cada vez mais se torna complexa, onde o ensino, desde cedo, tem que estar em acordo com o avanço da sociedade, das tecnologias e das demandas globais e regionais.

A prática de estágios é a chave para possibilitar uma maior aproximação com as demandas sociais e da escola. Se pararmos para pensar sobre a importância do estágio, encontraremos logo uma necessidade lógica para que se possa formar um profissional da educação com condições a entender e desenvolver um trabalho com qualidade e com significado para o aluno e para o professor. Assim fazendo com que o aluno de pedagogia entre em contato com os contextos reais e com as escolas na suas variadas formas de organizações, seja publica ou privada.

Pimenta e Gonçalves (apud PIMENTA; LIMA, 2004, p. 45) “consideram que a finalidade do estágio é propiciar ao aluno uma aproximação à realidade na qual atuará” [...] as autoras defendem “uma nova postura, uma redefinição do estágio, que deve caminhar para a reflexão, a partir da realidade”. A partir destas reflexões, pode-se perceber que os autores têm uma visão ampla sobre a importância do estágio, sendo que o mesmo proporciona o elo entre teoria e prática e a aproximação da realidade, tendo um papel fundamental para a formação docente. Frente a esse embate, pode-se dizer que o estágio é um momento de aprendizado que se pode efetivar.

É importante salientar a importância de que a prática do que estamos aprendendo esteja associado integralmente a teoria que discutimos em sala de aula. Portanto, de acordo com Pimenta e Lima “o estágio tem de ser teórico-prático, ou seja, que a teoria é indissociável da prática” (2004, p. 34). Porém, para concebermos essa idéia, precisa-se entender o conceito de prática e de teoria a partir do conceito de práxis, “que aponta para o desenvolvimento do estágio como uma atitude investigativa, que envolve a reflexão e a intervenção na vida da escola, dos professores, dos alunos e da sociedade” (PIMENTA; LIMA, 2004, p. 34).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.6 Kb)   pdf (247.9 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com