TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  4/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.637 Palavras (15 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 5º SEMESTRE

Raquel Maria nonato de godoi

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

[pic 2]

Alexânia

2015

Raquel Maria Nonato de Godoi

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil - 6º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico:

Tutor de sala:

Cidade

2015


 

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        03

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        04

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        04

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        05

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        05

3.2 A Rotina.................        05

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                07

4.2 Dados Gerais do Projeto        07

4.3 Referencial Teórico        08

4.4 Planos de Aula da Intervenção        08

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        12

MOSTRA DE ESTÁGIO        12

REFERÊNCIAS        13

1 INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado é essencial para a formação do professor e é uma requisição da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB- LEI Nº 9394/96). O estágio constitui-se em uma importante ferramenta de conhecimento e interação da criança na realidade social, proporcionando ao acadêmico perceber a organização e sua adaptação ao meio em que vai atuar. A escola observada está  atuando de  acordo  com as novos conceitos da educação, apesar das dificuldades vistas na instituição, a escola desenvolve seus trabalhos dentro de uma rotina presente em seu currículo.

O estágio supervisionado como disciplina do curso de pedagogia contribuiu para minha formação acadêmica gerando uma reflexão a respeito da realidade e a teoria aperfeiçoando os saberes e a prática educativa de forma a estabelecer uma nova aprendizagem.

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

O estágio supervisionado foi realizado na Escola Municipal Geminiano Ferreira de Queiroz  situado Olhos D´ Agua Município de Alexânia.

As crianças permanecem em tempo parcial onde é ofertada a modalidade de educação infantil atendendo a 25 crianças de 04 a 05 anos da comunidade local. A instituição funciona com a modalidade de educação infantil somente em período: vespertino com horário de 13:00h as 17:00h, com turmas de 1º e 2º períodos e média de 25 crianças por sala de aula. A escola dispõe no seu espaço físico 05 salas de aulas, 01 secretária, 01 pátio interno, 01 cozinha, banheiros feminino e masculino e 01 banheiro para os professores, 01 sala de vídeo e tv.

Os materiais didáticos utilizados são os seguintes: papel A4, borracha, lápis preto, cola, pincel atômico, papel 40 k, cartolina, papel camurça, papel laminado, papel crepom, isopor, giz, giz de cera, lápis de cor, massa para modelar, alfabeto móvel, jogos diversos e etc.

A mesma funciona com um diretor gerenciando e articulando o funcionamento da escola em todos os âmbitos pedagógicos, administrativo e interpessoal. Tendo um pedagogo atuando na coordenação escolar ondem desenvolvem o planejamento e a execução das ações pedagógicas, 02 funcionários de serviços gerais, uma merendeira e conta com 06 professores com ensino superior e magistério.

 2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

   O estágio adequou ao contato com a realidade me preparando para refletir sobre a teoria adquirida no curso de pedagogia com a prática vivenciada na sala de aula adquirindo experiência e me enriquecendo e contribuindo para meu desenvolvimento acadêmico. O estágio é uma forma de refletir entre a teoria e a prática, portanto, uma forma rica em adquirir conhecimento

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

O estágio supervisionado foi realizado na Escola Municipal Geminiano Ferreira de Queiroz.

3.1 Caracterização do Campo de Estágio

A escola tende a formar crianças participativas, responsáveis, críticas e construtoras ativas de uma sociedade social e democrática, permitindo uma aprendizagem onde todos os seres humanos são atuantes na modificação social. Observa-se que a mesma dentro de suas limitações tem integração com os objetivos do currículo e suas ações, proporcionando viabilidade em atingir as ações propostas no currículo, mesmo com os problemas apresentados. A instituição funciona em dois turnos: matutino de 07:00h as 11:30 e vespertino das 13:00h as 17:30h, com 200 alunos. A escola desenvolve vários projetos que visam uma conquista de conhecimentos e culturas imprescindível ao desenvolvimento das crianças.

A instituição não tem projetos de atendimentos a portadores de necessidades especiais, pois não há alunos portadores de necessidades especiais no grupo escolar, a escola tem como função colocar as crianças em um mundo globalizado onde seus valores, direitos e deveres sejam respeitados. De acordo com a lei 9394/96 o currículo é distribuído por  área de conhecimento que são: natureza e sociedade, letramento, matemática e artes, as atividades propostas para o envolvimento da comunidade são as reuniões de pais e mestres e as culminâncias dos projetos realizados na escola. A instituição por ser destinada a educação infantil atende a crianças de 04 a 05 anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (191.8 Kb)   docx (35.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com