TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  15/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.289 Palavras (26 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE

RHAYENE CAMILA XAVIER KAISA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

[pic 2]

BARRA DO GARÇAS - MT

2015

RHAYENE CAMILA XAVIER KAISA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil - 6º semestre.

Orientadora: Vilze Vidotte Costa

Tutor eletrônico: Vânia Cristina dos Santos

Tutor de sala: Maria Inês de souza

BARRA DO GARÇAS - MT

2015


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..        03

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        04

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        04

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        06

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        06

3.2 A Rotina.................        08

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                10

4.2 Dados Gerais do Projeto        11

4.3 Referencial Teórico        12

4.4 Planos de Aula da Intervenção        13

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        22

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        22

MOSTRA DE ESTÁGIO        23

REFERÊNCIAS        24

1 INTRODUÇÃO

O trabalho executado em sala de aula  através do  estágio propõe favorecer uma maior aproximação com as crianças, o que pressupõe elaborar conteúdos diversificados cheios de brincadeiras que busquem mais afinidade entre as crianças assim criando vinculos afetivos. Desde modo exploraando atividades que trabalhem o emocional, o social, o corpo e o cultural tem uma  contribuicao expressiva no desempenho da criança na aprendizagem.

Entretando é de extrema importância que as instituições e os educadores procurem inovar nas ações planejadas o trabalho com o lúdico. Os jogos, as brincadiras possuem  um campo imaginario infinito a ser explorado pelas crianças. Zanluchi (2005, p. 89)  vem nos dizer que: “Quando brinca, a criança prepara-se a vida, pois é através de sua atividade lúdica que ela vai tendo contato com o mundo físico e social, bem como vai compreendendo como são e como funcionam as coisas.”

O objetivo de trabalhar o lúdico nas séries iniciais tem como finalidade prender a atençao da criança no decorrer das atividads desenvolvidas  e fazer com que seu  desempenho, desenvolvimento e interesse  propiciem a eles agilidade, dinamismo  na aprendizagem, sem contar o aumento em sua interação com os colegas, e maior aceitação das adversidades e o respeito mútuo.

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

O estágio I que refere – se a fase de observação, foi realizado na Instituição Municipal Dimas Nasser, localizada na Rua Alfredo Nasser na cidade de Bom Jardim de Goiás. As salas observadas foram  Pré – escolar, Pré- Alfabetização A e B. Iniciei no dia 24/08/2015 e terminei dia 28/09/2015 com a carga horaria de 48 horas em sala de aula e 52 horas fora da mesma somando um total de 100 horas de estagio.

 

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

               O estágio tem papel primordial na formaçao de um futuro profissional, através dele o aluno pode notar mais claramente as acões que são desenvolvidas dentro das instituiçoes. Conhecer como acontece a prática profissional no da mais segurança e confiança na hora de colocar em prática nossas próprias acões no campo de trabalho.

Dessa maneira o compromisso da escola ou de qualquer outra instituição que abre as portas para os estagiários é o de apoiar e incentivar. Assim, é importante descrever meu ponto de vista sobre o estágio para formação do aluno como agente de transformação.

A prática do estágio no mundo atual se torna primordial para a formação do aluno, considerando que o campo de trabalho necessita de profissionais com habilidades básicas para atuar na área. Ao chegar à universidade o aluno se depara com o conhecimento teórico, ou seja, a explicação da realidade. Muitas vezes, é confuso para o estudante associar teoria e prática se não experimentar momentos reais em que será fundamental analisar o cotidiano frente às informações assimiladas.

Logo, é fundamental considerar que o conhecimento vai sendo construído aos poucos e implica um movimento constante de ação, reflexão, e ação por parte dos educadores, para que haja uma formação adequada. E essa formação acontece por meio do elo que deve existir entre teoria e prática, com base nas construções que o aluno foi capaz de criar analisando a realidade por intermédio de suas fundamentações teóricas estudadas durante o curso. Neste caso, o aluno é o grande construtor do conhecimento e do desenvolvimento de habilidades indispensáveis para a tomada de decisões diante dos acontecimentos do dia-a-dia.

O estágio é um momento único em que o aluno se coloca como cientista e pesquisador da realidade, a ele cabe sondar e questionar a realidade divergindo ou não dela caso esta se mostre em divergência com às questões fundamentais para a realização da educação, principalmente nos casos de licenciaturas. Outro fator importante na realização do estágio, é que observando à realidade é que somos capazes de enxergar e reconhecer em nós a necessidade de aprimoramento em nossa formação acadêmica além de ser o momento de conhecer nossos interesses com relação à nossa escolha profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.8 Kb)   pdf (216 Kb)   docx (44.5 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com