TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  3/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  7.530 Palavras (31 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 31

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE

DEBORA CRISTINA ALVES DA SILVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

RUBIATABA

2015

DEBORA CRISTINA ALVES DA SILVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil - 6º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor de sala: Gilvânia Terra

Rubiataba

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        03

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        05

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        05

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        06

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        06

3.2 A Rotina.................        09

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                11

4.2 Dados Gerais do Projeto        12

4.3 Referencial Teórico        12

4.4 Planos de Aula da Intervenção        16

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        25

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        27

MOSTRA DE ESTÁGIO        28

REFERÊNCIAS        29

1 INTRODUÇÃO

O trabalho com a literatura tem o objetivo de formar leitores e, ainda que indiretamente, ensinar a língua.

Tanto antes quanto durante o processo de alfabetização, e importante reforçar o papel da literatura infantil, pois a criança, ao ter contato com as letras e começa a entender que alguns daqueles símbolos gráficos constituem seu nome, palavras que fazem parte de seu mundo.

O texto literário que se viaje pelo mundo da fantasia, conforme coloca Coelho (2000, p.26):

“Na literatura para crianças os adultos, os mágicos e o absurdo irrompem na rotina cotidiana e fazem desaparecer os limites entre real e o imaginário”. 

Ler é essencial. Através da leitura, examinamos os nossos próprios valores e conhecimentos com os dos outros. Tal como as pessoas, os livros podem ser surpreendentes, formar e informar leitores, nos transportar para outros mundos possíveis e fazer de nós, indivíduos aprendizes e mestres. 

Escutar histórias é o início da aprendizagem para ser um bom leitor, tendo um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo. Os contos de fadas conseguem deixar fluir o imaginário e levar a criança a ter curiosidade, que prontamente é respondida no transcorrer da leitura dos contos. É uma possibilidade de descobrir o mundo colossal dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivem e atravessam, de um jeito ou de outro, através dos problemas que vão sendo encarados ou não, resolvidos ou não, pelas personagens de cada história. 

Dessa forma, a leitura dos contos de fadas na Educação Infantil faz-se importante na formação das crianças que através deles poderão formar-se e informar-se sobre a vida e os ambientes que as cercam. Teremos como objetivo a realização de um estudo acerca da Apresentação da Leitura para as crianças da Educação Infantil e dos contos de fadas e as formas pelas quais eles cativam os menores, permitindo uma perspectiva formativa. 

Os contos de fada são essenciais para a criança não só do ponto de vista do desenvolvimento da linguagem oral e escrita, mas também porque auxilia no seu desenvolvimento psicológico. De acordo com Bettelheim (1980), os contos de fada ajudam a criança a entender problemas típicos da humanidade de forma sucinta e clara. Nos contos de fada a criança pode aprender a viver com problemas que não são apenas seus, mas de outras crianças também. Alem disso, há um motivo para que os contos de fadas tenham sucesso no mundo infantil: eles falam a linguagem emocional em que a criança entende.

Nas palavras de Bussatto (2005 p.37-38):

“O conto de literatura oral serve a muitos propósitos, a começar pela formação psicológica, intelectual e espiritual do ser humano. Através do conto podemos valorizar as diferenças entre os grupos étnicos, culturais e religiosos, e introduzir conceitos éticos. O conteúdo pode ser o estimulo que dara origem a estas e muitas outras reflexões. Servem também como elemento integrador de um trabalho em sala de aula, onde as diferentes áreas de conhecimento podem ser abordadas e pesquisadas[...]”

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

O estágio foi realizado Centro Educacional Criança Cidadão entre os dias do ano corrente, com a carga horária no total de 100 horas. Foi realizado com observação da rotina escolar, o (PPP) Projeto Politico- Pedagógico, caracterização do espaço físico e a elaboração do projeto de intervenção.

2.2 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

Quais os objetivos do Estágio seguindo discussões realizadas de forma teórica.  

É de suma  importância a realização do estágio na escola antes mesma da sua formação pois o profissional já vai preparando sua memória e assim vivenciando como deve ser seu trabalho diante de uma instituição escolar, assim conhecendo nelas, históricos, desenvolvimento da escola e dos alunos, organizaçao da parte administrativa, enfim o aluno pre-formado ficará mais preparado para sua formação profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.2 Kb)   pdf (376.8 Kb)   docx (43.3 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com