TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  27/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  3.766 Palavras (16 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 5º SEMESTRE

ANDRÉA DA SILVA DIAS RUFFATTO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I  EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

[pic 2]

UBÁ

2015

ANDRÉA DA SILVA DIAS RUFFATTO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I  EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil - 5º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico:  Ana Priscila de Arruda

Tutor de sala:  Adelina Maria da Silva Dutra

UBÁ

2015


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        04

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        05

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        05

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        06

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        06

3.2 A Rotina.................        07

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                08

4.2 Dados Gerais do Projeto        08

4.3 Referencial Teórico        08

4.4 Planos de Aula da Intervenção        09

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        16

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        17

MOSTRA DE ESTÁGIO        18

REFERÊNCIAS        19


1 INTRODUÇÃO

No presente trabalho, abordam-se reflexões sobre a importância do Estágio Supervisionado em Educação Infantil, e as suas contribuições para a formação docente, considerando os estudos teóricos que foram realizados, relacionando as experiências vivenciadas na prática docente.  Apresentaremos  a caracterixação de campo, o relato das experiências vivenciadas durante a observação da rotina de sala de aula. Versaremos sobre a escolha do um projeto de intervenção realizado na instituição escolar fazendo o relato da aula ministrada para  crianças do 2º período (5 anos).  

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

O período de estágio curricular obrigatório na  Educação Infantil relatado neste texto, foi realizado na Escola Municipal Professora Dona Rosinha, cituada, barrinha zona rural no Município de Ubá/ Minas Gerais. A instituição destinada atende as seguintes fases da Educação Infantil, Ensino fundamental I, Ciclo inicial de alfabetização( 1º,2º, e 3ºanos) e ciclo complementar de alfabetização (4º e 5º anos).

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

 O estágio é um dos componentes do curriculares obrigatórios para a obtenção do certificado de licenciatura em pedagogia, e deve ser realizado no decorrer do curso, nas diferentes etapas e modalidades da educação básica.

Pimenta e Lima (2004) afirmam que o estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissonal conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia a dia. É atividade teórica de conhecimento, fundamentação, diálogo e intervenção na realidade, indispensáveis à formação do futuro docente.

A realização do estágio, independente da etapa e da modalidade da educação básica, pretende que o aluno de pedagogia desenvolva uma dimensão investigativa, que se constitui como articulador entre o conhecimento teórico e a atuação prática, de forma interdisciplinar, entre os diferentes campos de conhecimento, focalizando sua ação nos procedimentos de observação e reflexão, visando compreender e atuar em situações constextualizadas.

O Estágio Supervisionado na Educação Infantil é uma oportunidade para os alunos do curso de pedagogia ter contato com as crianças, interagir, observar suas relações com professores, as atividades desenvolvidas, refletir sobre o que aprendem no curso, saber se de fato querem trabalhar no âmbito educacional, no ambiente escolar ou mais precisamente na instituição de educação infantil, pensar sobre a relação teoria e prática e vivenciar diferentes momentos, bons e ruins, mas que fazem parte da rotina diária de uma escola..  importância  estágio educação infantil.

Nessa fase de desenvolvimento a criança encontra-se naturalmente aberta ao novo o que favorece ao educador a formação do gosto pela leitura que é indispensável à vida do educando. Assim cabe à escola introduzir o hábito do prazer da leitura dentro e fora da sala de aula com a finalidade de que seja possível o desenrolar da vida do educando socialmente.

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

3.1 Caracterização do Campo de Estágio

O Estágio Supervisionado I aqui apresentado realizou-se em uma instituição que destina-se  à educação infantil, ensino fundamental, ciclo nicial de alfabetização(2º e 3º), ciclo comlpementar de alfabetização(4º e 5º) . nome - Caixa Escolar Municipal Professora Dona Rosinha, cituada à  Barrinha,–Zona Rural – Ubá/MG, presta serviço de ensino na rede municipal para aproximadamente 290 alunos, sendo que 80 deles estudam em outros predios, ou seja em salas de aula vinculadas, nos horários:   matutino (7h00 às 11h00)  e vespertino (13h00 às 17h00). Os alunos dessa escola são moradores dos arredores da escola(minoria) e provindis de bairros proximos, dos quais ultilizam transporte publico. A maioria deles é filho de lavradores ou operários  de fabricas de móveis, com escassa ou baixa escolaridade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (188.8 Kb)   docx (38.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com