TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  30/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.212 Palavras (13 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 5º  SEMESTRE

LAYANNE COIMBRA DE JESUS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

[pic 2]

Teófilo Otoni

2016

LAYANNE COIMBRA DE JESUS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil – 5º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Vilze Vidotte Costa

Tutor de sala: Maria Lúcia Viana do Prado

Teófilo Otoni

2016


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        

2.1        A Importância do Estágio para a Formação Profissional        

3.        CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        

3.1        Caracterização do Campo de Estágio        

3.2        A Rotina Observada        

4.        PROJETO DE INTERVENÇÃO        

4.1        Introdução        

4.2        Dados Gerais do Projeto        

4.3        Referencial Teórico        

4.4        Planos de Aula da Intervenção        

4.5        Relato da Aplicação da Intervenção        

5.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

6.        MOSTRA DE ESTÁGIO        

7.        REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

O estágio observado,foi fundamental para a nossa carreira como educadore,pois podemos perceber várias situações que envolvem a rotina escolar em sala de aula.

Minha experiência como professora exigiu bastante empenho,pois foi realizada em uma pré escola e eu como estágiaria ali no local percebi que é um ponto de partida para a aprendizagem futura da criança,envolvendo a importância para interação com outras crianças e pessoas a sua volta.

Os temas trabalhados foram sugeridos pela professora regente da turma e adotamos a metodologia de acordo com a necessidade da turma.Achei bastante interessante que a monitora e a professora envolvia as crianças com objetivo de fazer as crianças envolver em uma diversão e com a finalidade que elas aprendessem a metologia que foi passada durante o trabalho.

  1. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

O relatório refere-se ás atividades realizadas pelas acadÊmicas de Pedagogia no Centro Municipal de Educação Infantil Vila São João,durante o estágio curricular da Universidade Norte do Paraná-UNOPAR,supervisionando a carga horária de 100 horas ,vigente para 2° semestre do ano de 2016.

Com a finalidade de observar a caracterização dos espaços da atuação do professor da Educação Infantil,elaboração do Projeto da Interveção,realização da intervenção na Educação Infantil.Assim podemos obseravar e ter o entedimento da realidade no mundo educativo,proporcionando crescer em nosso conhecimento e colocar em prática.No CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VILA SÃO JÕAO,atende-se o horário integral,não se aplica um atendimento as turmas,uma localização urbana com a dependência administrativa


  1. A Importância do Estágio para a Formação Profissional

O estágio é muito importante uma futura Pedagoga e minha formação profissional. Tive a oportunidade de viver diretamente com a realidade profissional no qual será inserido,concretizar pressupostos teóricos que adquiri na observação de determinadas práticas específicas.Pude também,desenvolver uma formação real baseada em contexto, possibilitando uma construção autônoma do conhecimento, através das vivências de exemplos de forma fácíl que possa discutir sobre a formação acadêmica.

Eu como estagiária tive a oportunidade de investigar, analisar e intervir na realidade profissional especifica, com a realidade educacional, organização e o funcionamento da instituição educacional e da comunidade Municipal.

Os objetivos discutidos durante o estágio também foram realizadas de forma teórica possibilitanto o aluno o contato com a realidade, a reflexão por parte do aluno e considerando o espaço para que a relação entre teoria e a prática se concretize, e a construção e a apropriação de novas aprendizagens se façam presentes.

  1. CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO
  1. Caracterização do Campo de Estágio

        O Centro Municipal de Educação Infatil Vila São João,na localidade Rua:José Augusto Faria, nº 166 - Vila São João, telefone da instituição (33)9.8701-7728. Com funcionamento de horário integral de 7:00 as 16:00. A rea ocupada pela empresa de  169 metros quadrados,com a data de fundação de 29/06/2008,possui 22 funcionários incluindo,professores,estagiários auxiliar de secretária,diretora e monitoras sendo cumprido 200 dias letivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (171.2 Kb)   docx (36.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com