TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  2/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.102 Palavras (13 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 5º Flex e 6º SEMESTRE

                                Renata Domingues Amorim

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

B[pic 2]

Brumado

2016

RENATA DOMINGUES AMORIM        

        

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil – 5º Flex e 6º semestre.

Orientador: profªROMILDA SANTOS SILVEIRA

Tutoreletrônico:JOSELAINEVICENTE FERREIRA

Tutor de sala:NELCILANDIA PESSOA DA SILVA

BRUMADO
2016


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        03

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        04

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        04

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        05

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        05

3.2 A Rotina.................        05

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                07

4.2 Dados Gerais do Projeto        07

4.3 Referencial Teórico        08

4.4 Planos de Aula da Intervenção        08

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        12

MOSTRA DE ESTÁGIO        12

REFERÊNCIAS        13


1 INTRODUÇÃO

        Este relatório apresenta o desenvolvimento do Estágio Supervisionado, realizado na turma do primeiro período do Ensino Fundamental da escola municipal santa Rita de cássia, no segundo semestre de 2016 como atividade avaliativa obrigatória no 6º Semestre no Curso de Pedagogia da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR. Por tanto, este relatório é composto por descrições de observações e de todas as experiências vivenciadas no período de regência em sala de aula.

Neste relatório coloco minhas reflexões sobre as observações feitas na segunda série a qual realizei o estágio obrigatório. A caracterização do espaço escolar que antecede o estágio é de máxima importância para contato inicial com o grupo no qual será efetivado o mesmo, propiciando meios que ajudam e facilitam a execução do projeto. Vi também o período de observação como meio de absorver o melhor possível do que foi passado pelo professor em sala pois pude conhecer sua metodologia podendo assim de certa forma agrega-la aos métodos que poderá ser usado por mim no futuro. As reflexões feitas por mim neste relatório foram construídas com bases nos conhecimentos desenvolvidos através dos nossos estudos no curso de Pedagogia. O presente relatório se divide nas seguintes partes: primeiramente apresento a escola e seus aspectos, logo após, mostro os principais tópicos observados quanto à prática pedagógica.

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

O estagio supervisionado foi na escola Santa Rita de Cássia com uma carga horaria total de de 100 horas de acompanhamento envolvendo execução e obserção ao trabalho do pedagogo, somando –sendo que foi 52 horas totais em atividades voltadas ao trabalho pedagogico realizadas na institução; 48 horas totais dedicadas ao estudo teorico e ao planejamento educativo de intervenção

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

- o estágio provocou reflexão sobre o processo ensino e aprendizagem, e o que deve ser melhorado no ambito escolar sobre o  que se refere a metodos de ensino, uma vez que, geralmente todos os alunos são trabalhados e avaliados da mesma forma, sem que seja levado em conta as diferenças individuais das crianças que apresentam necessidades especiais como também as que tem uma facilidade maior de aprendizado, pois deve-se respeitar cada um em suas particularidades e diferencas.além de interagir com a realidade do meu futuro campo de trabalho construir novos parâmetros para  minha carreira  profissional.

- desenvolver capacidades e agilidade de tomar decisões referentes aos problemas surgirem dentro da escola e sala de aula promover discussões sobre a busca pela pesquisa dentro dos ambientes escolares.

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

3.1 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A Escola Municipal Santa Rita de Cássia, foi fundada em 1981pela portaria n 81 SEE (Secretaria Estadual de Educação) pelo sindicalista Rosalvo Ferreira dos Santos, que exercia na época o cargo de presidente do sindicato dos mineradores de Brumado, atendendo apenas aos filhos dos seus associados, funcionários da empresa Magnesita S.A.

A escola recebeu esse nome de Santa Rita de Cássia, porque o seu fundador era devoto desta santa. A escola funcionou até o ano de 2013 na avenida, Dr: Guilherme dias, N: 205 bairro centro, brumado-Ba, CEP: 46.100 000, telefone (77) 3441,2874.

 

No primeiro ano de funcionamento, a escola atendia 175 alunos, nos cursos maternal, infantil e alfabetização: contando com uma equipe de 5 professores e a diretora (Maria José dos Santos Viana)

Aos longos dos anos, a escola teve sua rotina direcionada para a educação infantil, da 1 a 4 séries do ensino fundamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (154.9 Kb)   docx (33.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com