TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  8/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.315 Palavras (22 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 5º Flex e 6º SEMESTRE

GEORGE ANNDERSON CORDEIRO TORRES

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

[pic 2]

Caruaru

2016

GEORGE ANNDERSON CORDEIRO TORRES

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil – 5º Flex e 6º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Elisabete

Tutor de sala: Monica

Caruaru

2016


 SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        03

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        04

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        04

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        05

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        05

3.2 A Rotina.................        05

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                07

4.2 Dados Gerais do Projeto        07

4.3 Referencial Teórico        08

4.4 Planos de Aula da Intervenção        08

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        12

MOSTRA DE ESTÁGIO        12

REFERÊNCIAS        13

APÊNDICE (se houver)        14


1 INTRODUÇÃO

O presente relatório de estágio foi desenvolvido numa escola pública do município de Caruaru, na turma de Educação Infantil II, que foram realizadas observações da prática pedagógica da professora em exercício. Em cumprimento à exigência da disciplina de Estágio Curricular Obrigatório.

A relevância desse estágio para a formação do pedagogo se faz necessário porque em se tratando de educação é imprescindível que o sujeito esteja bebendo sempre em outras fontes para enriquecer sua práxis. Uma vez que o docente bem instruído pode vir a propiciar um ensino aprendizagem de qualidade para os estudantes. Pois assim o docente poderá ter acesso anteriormente a função que vai se dispor, contudo poderá avaliar se esta é realmente a função que deseja realizar.

É neste momento que o estagiário pode comparar a prática dos profissionais atuantes com as teorias estudadas, relacionando-as e/ou mesmo contrapondo-as, de forma a melhorar sua prática pedagógica. Isso porque o estágio pode propiciar um duplo aprendizado seja para o professor em formação, seja para os próprios estudantes, pois, essa troca de experiências entre professor-aluno é importante para a formação de ambos.

Além disso, o Estágio proporciona aqueles professores em formação que ainda não tiveram oportunidade de ter contato com a realidade escolar, como eu,  as vivenciar a rotina pedagógica, passando a ter contato com a realidade, seja ela pública ou particular.

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

O Estágio Curricular tem como grande objetivo colaborar na nossa formação docente. A realização do mesmo tem grande importância na vida acadêmica uma vez que, possibilita perpassar pelas séries que se dá direito lecionar com a graduação que será adquirida bem como, entrar em sintonia com a vida escolar na condição de professor, mesmo como estagiário.

Essa etapa da formação de nível superior além de inserir o então discente no seu campo de trabalho, proporciona contribuir, acrescentar elementos inerentes a profissão; preparando-o para a sua atuação profissional. Esse Estágio constou de conversas com equipe gestora da escola campo; contato e diagnose do grupo classe e do ápice dessa disciplina que é a regência de classe a partir do projeto de intervenção.

O Estágio curricular foi criado pelo Decreto-Lei nº 5.452/43 com o intuito de viabilizar o acesso profissional ao estudante, tendo assim o objetivo de propiciar uma construção de significados através do contado direto com a profissão que deseja realizar, com o passar dos tempos foram ampliando a discussão sobre a importância do estágio para a formação do indivíduo e remeteu a outras demandas, levou a necessidade de desenvolver novas leis que favorecesse o estagiário bem como sua qualificação profissional.

A LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008 que vigora nos dias atuais foi decretada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O estágio faz parte do processo de formação profissional do acadêmico em função do caráter formador, possibilitando-o o acesso a instituições para fins de ampliar seus conhecimentos e sua especialização profissional favorecendo a relação entre teoria e prática.

Pimenta e Gonçalves citado por Pimenta e Lima, (2004, p. 45) “consideram que a finalidade do estágio é propiciar ao aluno uma aproximação à realidade na qual atuará” [...] as autoras defendem “uma nova postura, uma redefinição do estágio, que deve caminhar para a reflexão, a partir da realidade”.

A partir destes argumentos colocados pelos autores percebe-se que o estágio é uma etapa muito importante para a vida do estagiário no processo de desenvolvimento e aprendizagem, pois é a partir dele que o estagiário tem a oportunidade de fazer comparação entre teoria e prática, sendo possível obter uma visão real do que é lecionar, e assim poderá rever sua prática, sabendo que a teoria é linda mas a prática tem outra ótica.

Faz-se necessário o estágio, pois o aluno estagiário poderá comparar as práticas de vários docentes, adquirir um pouco de experiência e assim poderá construir sua própria metodologia, aprender com quem já é experiente é importante e contribuir por uma educação de qualidade é melhor ainda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)   pdf (176.6 Kb)   docx (40.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com