TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  8/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.693 Palavras (23 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 23

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 5º Flex e 6º SEMESTRE

VIVIANE DE OLIVEIRA NEVES

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

Nova Friburgo

2016

VIVIANE DE OLIVEIRA NEVES

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil – 5º Flex e 6º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Patricia Sella

Tutor de sala: Joyce Rodrigues Morse Silva Curty

Nova Friburgo

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 03

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO 04

2.1 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL 04

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO 05

3.1 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 05

3.2 A ROTINA................. 05

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução 07

4.2 Dados Gerais do Projeto 07

4.3 Referencial Teórico 08

4.4 Planos de Aula da Intervenção 08

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção 11

CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................... 12

MOSTRA DE ESTÁGIO 12

REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

O estágio é fundamental para o aluno vivenciar na prática conteúdos acadêmicos. Propiciando assim a aquisição de conhecimentos e atitudes relacionadas a profissão escolhida, intercâmbio de ideias, conceitos e novas estratégias.

O tema “ Os Cinco sentidos para conhecer o mundo” escolhido para o projeto de intervenção da Educação Infantil tem como finalidade principal desenvolver, aguçar e aperfeiçoar os sentidos das crianças.

Tais percepções já começam a ser estimuladas desde o nascimento. No entanto, é na escola que que as crianças podem explorar o mundo e assimilar as semelhanças e diferenças entre tudo que as rodeia.

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

O estágio foi realizado no Centro Educacional Pintando as Letras, no bairro de Riograndina. Oferta as etapas de Educação Infantil (maternal ao 3º período) e 1º segmeto do Ensino Fundametal (1º ao 5º ano).

Os profissionais da instituição possuem formação no Curso Normal Superior ou graduação em Pedagogia.

Quanto a estrutura, a instituição disponibiliza um espaço relativamente amplo, dividido em salas de aula, salas de direção, secretaria e professores, pátio, alem de uma brinquedoteca.

2.1 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

O estágio é uma importante etapa na formação do profissional pois oportuniza a vivência prático-pedagógica, aproximando assim o acadêmico da realidade de sua área de formação, oportunizando uma aprendizagem significativa.

Esta etapa possibilita ao aluno o contato com a realidade, articulando conhecimentos construídos e apropriados durante o curso com a realidade profissional. É um momento de observação e reflexão das práticas pedagógicas, onde teoria e prática se concretizam.

O estágio permite que o aluno desenvolva habilidades que contribuem para a postura profissional, pois é a oportunidade de pôr em pratica o conhecimento adquirido no processo educativo e de conviver com profissionais experientes, que além de deterem maior conhecimento técnico, muitas vezes servem como modelo de conduta e postura.

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

3.1 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O Centro Educacional Pintando as Letras é uma instituição de ensino privada inscrita no CNPJ 03. 704.521/0002-07 foi fundada a cerca de 16 anos. Pela atual diretora Rejane Britto Neves em parceria com Maria Pereira Britto Franco, sua mãe. Inicialmente, a primeira unidade atendia apenas ao centro da cidade e bairros vizinhos. Posteriormente, em 2008 surgiu a oportunidade abrir uma filial da instituição Riograndina, bairro distante do centro da cidade dos centro comerciais. Desde então a escola vem desenvolvendo no bairro um trabalho em que integra a vivência escolar e a realidade da comunidade.

O Projeto Político Pedagógico precisou ser reformulado, considerando a realidade social e cultural da comunidade.

A escola funciona em dois turnos: matutino e vespertinos. No turno matutino frequentam as turmas de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Já no verpertino, estão matriculadas as turmas do Matenal ao 3º período da Educação Infantil e do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.

A Proposta Curricular da escola é voltada para o pleno desenvolvimento do educando, preparando-o para o exercício da cidadania e qualificando-o para o mercado de trabalho. Coloca como seus os princípios e fins da educação, expressos no artigo 2°

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.9 Kb)   pdf (98.3 Kb)   docx (36 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com