TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  13/7/2017  •  Relatório de pesquisa  •  8.563 Palavras (35 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 35

 [pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 5º Flex e 6º SEMESTRE

SIMONE CORDEIRO DOS SANTOS OLIVEIRA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 2]

Goianésia Goiás

2016

SIMONE CORDEIRO DOS SANTOS OLIVEIRA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil – 5º Flex e 6º semestre.

                                                                  Orientador: profª. Ms. Vilze Vidotte Costa

Tutor eletrônico: Micaella  Pires Silveira

Tutor de sala: Ana Cristina Gomes dos Santos

Goianésia

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        ..........................................................................................................03

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        04

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        04

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        05

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        05

3.2 A Rotina.................        11

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                14

4.2 Dados Gerais do Projeto        14

4.3 Referencial Teórico        17

4.4 Planos de Aula da Intervenção        18

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        24

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        26

MOSTRA DE ESTÁGIO        27

REFERÊNCIAS        30


1 INTRODUÇÃO

                          O presente estudo tem como o objetivo refletir sobre as práticas pedagógicas vivenciadas no campo de estágio da educação infantil, jardim I e jardim II. Mostrando também a grande importância do estágio para a formação acadêmica, pois propicia ao aluno o contato com a área em que atuará.

        Por meio do estágio o acadêmico pode perceber, analisar, e adquirir conhecimentos sobre a prática educativa, necessária para a formação do educador, além de disponibilizar ao discente mais prática, contato com as salas de aula e com as crianças.

                           E também será abordado o relatório que será apresentado a descrição  do local, onde foi realizado o estágio, período de duração e as atividades desenvolvidas, o projeto sobre o folclore, além de reflexões em torno da prática realizada:

Buriolla sobre o estágio supervisionado afirma:

O estágio é o locus onde a identidade profissional do aluno é gerada, construída e referida; volta-se para o desenvolvimento de uma ação vivenciada, reflexiva e crítica e, por isso, que deve ser planejado gradativa e sistematicamente (BURIOLLA,2011, p.13).

                               

                   Sendo assim, o estágio constitui-se como um importante aliado a integração do aluno no campo e na realidade social de sua profissão, possibilitando-o a interação com as crianças, com a instituição escolar escolhida para a realização do estágio, com os professores que já atuam na instituição, enfim o estágio é um grande componente curricular que visa inserir o acadêmico no campo da educação para que este possa ganhar mais experiência e conhecimento para a sua formação como educador.

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

        Realizei meu estágio obrigatorio na Escola Municipal Professor Gessy Justino de Faria está situada à Rua 32 n 266 _ Bairro Carrilho – Goianésia – Goiás, CEP O76380000. Telefone: (62) 3935-1075 e-mail: escolaprofgessy@hotmail.com, mantida pelo Poder Público Municipal, administrada pela Secretária Municipal de Educação e jurisdicionada ao Conselho Municipal de Educação de Goianésia-Goiás, com base da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolecente

 

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

                             O Estágio é fundamental para a carreira de qualquer profissional pois e o complemento prático de atividades teóricas desenvolvidas em sala de aula, possibilitando ao aluno contato com a realidade.Sendo assim se encontra no ambiente do estágio uma grande oportunidade de vivênciar na pràtica conteúdos acadêmicos,proporcionando  desta forma a aquisição de conhecimento relacionados com a profissão escolhida pelo estágiario.

                           Por isso é possivel perceber o estágio como um espaço de aprendizagem profissional indispensável durante a formaçao inicial,uma vez que este permite ao futuro professor conhecer a realidade escolar através da observação e do contato com os diferentes sujeitos envolvidos na dinãmica da instituição escolar.

         O primeiro momento na escola para a preparação do estágio deve ser aproveitado para observar o funcionamento da escola, tanto na parte administrativa, coordenação – quanto na sala de aula, dos alunos da comunidade e de todos os envolvidos com o cotidiano escolar,essa observação permite a coleta de informações extremamente importante, para que o acadêmico possa elaborar seu projeto de interveção pedagógico-Docência/Regência- em sala e na escola como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.3 Kb)   pdf (235.1 Kb)   docx (86 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com