TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  7/9/2017  •  Relatório de pesquisa  •  4.941 Palavras (20 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 20

                              [pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE

NOELI LUZIA CABRINO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

[pic 2]

São José dos Pinhais

2016

NOELI LUZIA CABRINO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil – 5º Flex e 6º semestre.

Orientador: profª Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Tatiane Aparecida Moitinho

Tutor de sala: Suzelei Sanchez

São José dos Pinhais

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        03

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        04

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        04

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        05

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        05

3.2 A Rotina.................        08

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                10

4.2 Dados Gerais do Projeto        10

4.3 Referencial Teórico        12

4.4 Planos de Aula da Intervenção        13

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        18

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        20

REFERÊNCIAS        21


1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo relatar as observações relacionadas ao estágio supervisionado na Educação Infantil.

Este estágio tem como importância unir e lidar com a prática e a  teoria tendo como aprendizagem a higiene pessoal, é também uma ferramenta para a inclusão social da criança em todos os parâmetros da sociedade, daí a importância do estágio e do estagiário no contexto da Educação Infantil, a busca de métodos para expor e fazer com que a criança aprenda sobre a importância da higiene, tanto pessoal como no ambiente em que ela vive, ou seja na escola ou no família.

O estágio em seus diferentes níveis proporcionam essas ferramentas e até novos meios de orientar a criança para o objetivo desejado.

A higiene em sua totalidade é sem dúvida um dos alicerces prioritários que marcarão com sucesso a vida da criança quando essa estiver na fase adulta.


2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

O estágio obrigatorio I- da Educação Infantil do sexto semestre do curso de pedagogia foi realizado no CEI- Caminho para o Futuro, localizado na Rua Desembargador Antonio de Paula n° 2406 Boqueirão –Curitiba PR, com carga horaria total de 100 horas,distribuída 52 de atividades realizadas na Instituição e 48 horas dedicadas ao estudo  teórico e ao planejamento educativo de intervenção, onde o aluno estágiario irá elaborar um projeto de ensino juntamente com o professor regente.                        

A escola oferece: Berçario, Maternal I e II, Pré I e Pré II, sendo o seu funcionamento das 7:00 ás 19:00 hóras.

 

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

A realização do estágio é um momento em que o estágiario tem a oportunidade de confrontar todas as teorias estudadas com a realidade da sala de aula, além de observar o trabalho e o diálogo  com  profissionais da modalidade, que aqui em questão e a Educação Infantil. Um dos objetivos do estágio é o de investigar, analisar e intervir na realidade profissional específica, enredando-se com a realidade educacional, organização e o funcionamento da instituição educacional.  

O estágio complementa o aprendizado obtido nos cursos superiores, afim de promover ferramentas eficazes de ensino, tendo aprendizagem da vida social, profissional e cultural e assim participando da vida real no mundo educativo.

O estágio aprofunta o conhecimento e habilidades em todas as áreas da pedagogia, abrangendo a sua formação com a finalidade de adquirir benefícios para a própria aprendizagem. Tem como intento identificar estratégias para solucões de problemas e o desenvolvimento do raciocínio crítico, sendo assim podemos colocar em prática as teorias e os conhecimentos adquiridos, exercendo o papel de professor crítico na formação de pessoas preparadas para conviver na própria sociedade.

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

3.1 Caracterização do Campo de Estágio  

O Centro de Educação Infantil Caminho Caminho para o Futuro, está situado localizado na Rua Desembargador Antonio De Paula n° 2406 no bairro do Boqueirão- Curitiba- PR, Tel- ( 041 ) 30837677, esta sob a direção da Diretora Luciana Claudia Ribas.

A instituição funciona nos período integral  7:00 ás 19:00 horas, sendo que o período da manhã obedece o horario das 7:00 ás 13:00 horas e o período da tarde das 13:00 ás 17:00 horas, atendimento ofertado se divide em:

Berçario – de zero a um ano e onze meses:

A sala mantém 15 crianças, contém 3 berços, 5 bebês conforto, um aparelho de som,um aparelho de DVD, uma TV, um ventilador, 12 colchonetes, 40 brinquedos pedagógicos, e um solário.  

Maternal I – dois anos:

A sala mantém 13 crianças, contém 1 armário, 20 brinquedos pedagógico, um aparelho de som, um ventilador.

Maternal II – 3 anos:

A sala mantém 14 crianças, contém 1 armário, 16 brinquedos pedagógicos, 16 livros, um quadro negro, 1 ventilador, 1 filtro de água, 1 aparelho de som, 2 mesas redondas e 16 cadeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)   pdf (153 Kb)   docx (39 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com