TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  17/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.073 Palavras (17 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 5º Flex e 6º SEMESTRE

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

[pic 2]

                                                             MEDINA

2016

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil – 5º Flex e 6º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico:

Tutor de sala:

MEDINA

2016


 SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        03

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        04

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        04

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        05

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        05

3.2 A Rotina.................        05

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                07

4.2 Dados Gerais do Projeto        07

4.3 Referencial Teórico        08

4.4 Planos de Aula da Intervenção        08

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        12

MOSTRA DE ESTÁGIO        12

REFERÊNCIAS        13

APÊNDICE (se houver)        14


1 INTRODUÇÃO

O Estágio representado  neste relatório foi feito na Escola Municipal Geralda Gomes Pinto, no periodo de 05/09/2016 á 22/09/2016 no turno vespertino. como requisito parcial de avaliação da discilina Estágio curricular Obrigatório – gestão do 5°Flex e 6° semestre do Curso de  Pedagogia da Universidade Norte do Paraná-UNOPAR, com o objetivo de  conhecer o trabalho do pedagogo na prática e o espaço em que ele atua.

O projeto tem como tema “Ludicidade”, escolhi esse tema porque acredito que a melhor maneira de mediar o conhecimento do aluno da educação infantil  é de forma lúdica, utilizando metodologias e estratégias que possa envolver as crianças para que a aprendizagem não seja uma obrigação e sim um prazer no âmbito escolar.

O Estágio tem como objetivo  contribuir  para a formação do profissional consolidando teoria ás práticas educativas,  possibilitando   refletir e analisar  o processo educativo, o papel do pedagogo e o funcionamento do espaço de atuação.

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

                            A Partir do estágio o  aluno  consegue um norteamento para compreender melhor as práxis educativas, conhecendo aspectos importântes para a construção da identidade e  dos saberes do dia – a - dia, além disso é uma  fase indispensável para o profissional se preparar para  estar apto á exercer  a função de professor.

Quais os objetivos do Estágio seguindo discussões realizadas de forma teórica.  

È contribuir para a fomação do professor proporcionando uma  forma de assimilação  da teoria e a prática, além do  contato com o campo de atuação profissional vivenciando a experiência no dia- a-dia  de um professor par refletir  sobre o que aprendeu no curso, saber se realmente quer trabalhar na área escolar e  ajudar no desenvolvimento da identidade profissional.

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

3.1 Caracterização do Campo de Estágio

                            O Estágio foi realizado na Escola Municipal Geralda Gomes Pinto  ,no turno vespertino, ela esta localizada na Rua Mamédio Marque da Silva, S/N –Bairro Bela Vista, na Cidade de Comercinho-MG: sua criação foi na data de 27 de maio de 1997. Conforme dispõe art.1° da resolução n°6.900 de 24 de outubo de 1991, sob o livro n°1 as folhas 04, sob n°78 de 29° delegacia regional de ensino, com o registro pré-escolar . Atualmene os níveis de ensino oferecidos pela escola são: educação infantil, pré-escolar, ensino fundamental de nove anos- 1° ao 5° ano,organizados em dois ciclos, sendo:ciclo de alfabetização: 1° ao 3° ano: ciclo complementar: 4° e 5° ano. Seu horário de funcionamento divide-se nos turnos: matutino e vespertino.

                         

                            A escola tem seu funcionamento regido pelo calendário escolar que é definido a partir  de resolução da SEE/MG, construindo o ano letivo de 200 dias. Funciona de segunda á sexta, em dois turnos, sendo matutino,das 07:00 ás 11:15, vespertino: das 12:30 ás 16:45, atendendo 186 alunos no turno matutino e 203 alunos no turno vespertino totalizando  389 alunos.O calendário vai de fevereiro á dezembro, os recessos são previstos para os meses de julho e dezembro e as férias escolares são no mês de janeiro.  

                            A Escola sitada tem como objetivo maior promover  ás crianças possibilidades de construir o seu próprio conhecimento prévio, suas vivências e das relações com o outro, ampliando assim a capacidade de descoberta, de analise e de construção de conhecimentos, penetrando no cotidiano da vida, se formando, se desenvolvendo, se construindo sujeitos éticos, críticos e participantes, agentes transformadores do local onde vivem. Na escola campo de estágio há 09 professores no turno matutino e 12 no turno vespertino totalizando  21 professores, atualmente  a escola possui: 08 salas de aula, 01 diretoria, 01 secretaria, 01sanitário para uso feminino, 01 sanitário para uso masculino, 02 sanitários para uso geral         ( funcionários), 01 cantina. A escola conta com 03 funcionários administrativos, 17 funcionários de serviços gerais e 01diretor que coordena a instituição se comprometendo  com o desenvolvimento integral dos educandos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (146.3 Kb)   docx (34 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com