TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  24/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  7.214 Palavras (29 Páginas)  •  1.442 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 1]

UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

CARLA RAIANE APARECIDA PEREIRA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 3]

Governador Valadares

2017

CARLA RAIANE APARECIDA PEREIRA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Lilian Sayuri Yasuda Silva

Tutor de sala: Leiliane Nunes de Souza

Governador Valadares

2017


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        9

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        10

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        11

DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES        13

PROJETO ELABORADO PARA REGÊNCIA         31

DIÁRIO DAS REGÊNCIAS        38

MOSTRA DE ESTÁGIO.............................................................................................42

CONSIDERAÇÕES FINAIS        43

REFERÊNCIAS..........................................................................................................44

INTRODUÇÃO

O presente estágio na educação infantil, tem como objetivo, observar como se desenvolve o ensino em sala de aula, de que maneira a professora conduz a aprendizagem, como se processa a apreensão do conhecimento pela criança. Objetiva ainda analisar como é a interaçãodos alunos com a professora, dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano escolar. O referido estágio é de suma importância para instrumentalizar o estudante de Pedagogia e futuro profissional da educação, para que o mesmo se familiarize com a prática da sala de aula, conviva com os alunos e professores e habitue-se ao ambiente escolar com seus problemas, desafios, dificuldades, mas também repleto de alegria, realizações e sobretudo, cheio de crianças e jovens transbordantes de vida e vontade de aprender.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O  Estágio Supervisionado do 6º semestre de Pedagogia foi realizado em um Centro Solidário de Educação Infantil “Raio de Luz”, com carga total de 100 horas, distribuidas de 52 horas de atividades realizadas na instituição de Educação Infantil e 48 horas dedicadsa ao estudo teórico e ao planejamento educativo de intervenção.

 Nesta creche o atendimento é de 8:00 horas e saída ás 16:00 horas, a faixa etária é de 0 a 3 anos de idade, os matriculados e frequentes são 200 alunos.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

        A instituição CESEI “Raio de Luz” fica localizada no município de Governador Valadares, Minas Gerais, funciona em tempo integral com 8 horas diárias, atendendo 200 crianças da comunidade, de 0 meses a 3 anos na Educação Infantil.

O Centro Solidário de Educação Infantil Raio de Luz iniciou suas atividades em outubro de 2008 e teve autorização para funcionamento da Educação Infantil Creche e Pré-Escola para crianças de zero a cinco anos em 18 de março de 2009.

        Surgiu a necessidade de uma creche que atendesse as crianças do bairro. Principalmente para que os pais tivessem um local seguro para deixarem seus filhos durante o período em que trabalhavam. Durante os anos que se seguiram, a comunidade do Bairro Novo Horizonte visualizou. Foi assim, que a comunidade unida elegeu em assembleia como prioridade para o Bairro Novo Horizonte a construção de uma creche, que aconteceu em pareceria da Prefeitura Municipal de Governador Valadares e o Estado de Minas Gerais em 2008, e que não poderia mesmo deixar de chamar Raio de Luz.

        O Centro Solidário de Educação Infantil Raio de Luz é uma instituição de Educação Infantil Creche, neste ano de 2016, para crianças de zero a três anos, com 202 dias letivos ao todo e pertence a Rede Municipal de Educação de Governador Valadares. Localiza-se a Rua João Ferreira da Silva, n° 108, no Bairro Novo Horizonte, em Governador Valadares.

        A estrutura física da instituição compõe-se de 09 salas Referência, distribuídas   como C: Creche  e estão assim dispostas: Berçário, 6 turmas de 1 ano distribuídas de A ao F; 6 turmas de 2 anos, distribuídas de A ao F e 6 turmas de 3 anos, distribuídas de A ao F. A Instituição conta ainda com uma Secretaria climatizada, uma diretoria e sala Pedagógica que também funciona como sala de recursos para crianças com necessidades especiais climatizada e sala dos professores climatizada. Dois banheiros para funcionários e dois banheiros para as crianças.  Dois escovodromos, localizados no pátio, próximo aos banheiros infantis.         A instituição também possui dois banheiros localizados nas salas doe berçário e turmas de 1 ano. Uma dispensa bem estruturada, uma área de serviços, uma cozinha bem estruturada, um refeitório contendo 2 bebedouros .

        Possui também pátio, coberto em partes por toldos e outros que acompanham  a porta das salas. Além de um parque gramado com brinquedos como gira-gira, balanços, escorregadores, cavalinhos e uma linda casa de boneca. Um tanque de areia, um espaço coberto com toldo, onde denominamos espaço de faz de conta, uma área para pomar, jardim e horta, ja iniciada. Contamos também com um pequeno espaço com bicicletário.

        Atendem hoje uma clientela dos sequintes bairros como: Caravelas, Tiradentes, Residencial Vitória, Figueira do Rio Doce, Vila União, Penha, Novo Horizonte, Distrito Industrial. Complementando, a clientela desta comunidade é de classe baixa e média predominando famílias onde pais, mães ou responsáveis trabalham fora, empregados no comércio, residências, construção civil e Prefeitura Municipal. Na região onde a instituição está situada predominam residências de pequeno e médio porte e comércio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.8 Kb)   pdf (259.8 Kb)   docx (78.9 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com