TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  25/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  10.866 Palavras (44 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 44

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

PATRICIA BEATRIZ VERDE MARTINEZ

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 1]

MACAÉ

2017

PATRICIA BEATRIZ VERDE MARTINEZ

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Suelen Bueno Carneiro

Tutor de sala: Maria de Fátima Mariano Mendonça

MACAÉ

2017


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES        6

PROJETO ELABORADO PARA REGÊNCIA, INCLUINDO OS PLANOS DE AULA        7

DIÁRIO DAS REGÊNCIAS        8

MOSTRA DE ESTÁGIO...............................................................................................9

CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERÊNCIAS..........................................................................................................11

INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa a reflexão sobre as experiências e observações realizadas pela estagiária na Educação Infantil. O estágio foi realizado no Centro Educacional Mourão Ferreira, localizado na cidade de Rio das Ostras no estado do Rio de Janeiro. O tema abordado no estágio trata sobre o trânsito e os meios de transportes; atendendo as necessidades da escola e da nova lei que inclui o trânsito como um dos temas transversais a ser trabalhado na Educação Infantil.  Foi um trabalho desenvolvido com a supervisão e apoio da professora de Campo e com a participação e apoio de toda a turma da creche 4 que foi fundamental para a realização.  Os temas abordados além do ensinamento e informações sobre as leis de trânsito, placas, semáforos, os meios de transportes que eles conhecem e utilizam,etc. ,o foco maior dele foi ressaltar os valores necessários para o cuidado é  preservação da vida. A intenção dele é a conscientização das crianças de uma forma lúdica, trabalhando a brincadeira, a oralidade, a expressão em todas suas formas, cantando ,dançando, desenhando, pintando, etc. Para eles poderem ter uma maior compreensão do mundo no qual vivem, e os acontecimentos de cada dia. É um chamado de atenção a os valores necessários para o convívio e sociedade de uma forma mais pacífica e democrática, valores como são o respeito, a paciência, a humildade, a gentileza,  o cuidado com o próximo,  a sabedoria, a obediência, enfim uma série de valores muitas vezes esquecidos em um mundo cada dia mais banalizado. Por isso a necessidade de que da mais terna infância sejam ensinadas estas práticas positivas, e enraizadas o mais fundo possível para não serem esquecidas e assim formar cidadãos consciente ,críticos ,respeitoso do mundo em que habitam.                                               
"O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual elas se mostram curiosas,investigativas. Desde muito pequenas, pela interação com o meio natural e social no qual vivem , as crianças aprendem sobre o mundo ,fazendo perguntas e procurando respostas as suas indagações e questões. Como integrantes de grupos socioculturais singulares, vivenciam experiências e interagem num contexto de conceitos, valores, idéias,objetos e representações sobre os mais diversos temas a que têm acesso na vida cotidiana, construindo um conjunto de conhecimento sobre o mundo que as cerca."(Brasil,1998,p.163)

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

        Nas datas se 11 de Setembro a 27 de Setembro de 2017,foi realizado o Estágio em Educação Infantil, na creche 4, na escola particular Centro Educacional Mourao Ferreira. Foi realizado pela aluna Patrícia Beatriz Verde Martinez, matriculada no curso de Licenciatura em Pedagogia, no 5 semestre da Universidade Pitagoras Unopar do Polo de Macaé -Rio de Janeiro. A instituição onde foi realizado o estágio encontra-se na cidade de Rio das Ostras  - Rio de Janeiro.  O turno que foi escolhido pela aluna foi o vespertino entrando 13.00 hs e saindo 17.00hs. A turma escolhida para o estágio foi a creche 4 ,a professora a cargo da turma é  a Sra. Viviane Araújo, de 42 anos, com formação em Magistério e Licenciatura em Pedagogia,  contando com mais de 20 anos de experiência na educação. A escola conta com a siguinte infraestrutura : é uma escola particular, na estrada está o parquinho com uma área não muito grande para as crianças brincar, mais que permite realizar algumas atividades e brincadeiras ao ar livre,conta com vários brinquedos como balanços, casinhas, pula pula ,etc. Eles têm uma pequena horta onde as crianças plantam,na mesma área do parquinho. Logo depois gêmea Secretaria,  uma sala com o escritório da Diretora e outros dois escritórios das auxiliares.  Do lado da mesma está a sala de professores e contínuo a esta a sala da coordenadora e equipe pedagógica.  Depois uma sala biblioteca e sala de informática.  De ahi sei um corredor com 8 salas com as diferentes turmas,com banheiros em cada sala para as crianças, e no meio do corredor o banheiro dos funcionários.  Do outro lado desse corredor vem o refeitório com várias mesas e cadeirinhas para o lanche,  com uma pequena cantina. Têm um quintal perto do refeitório com uma piscina, com banheiros fora, eles têm uma semana  aula de educação física e outra semana aula de natação. A escola atende crianças dos anos iniciais até 5o ano fundamental.  As turmas observadas foram dos anos iniciais, da creches 3 e 4 ,em meia cada turma têm  de 11 a 15 crianças, bastantes diferentes entre elas ,uma mais tranquila, outra bastante mais agitada e difícil de organizar.  A escola funciona no horário das 7.00 hs da manhã até as 18.00hs. No turno vespertino a escola conta com 8 professores a maioria com formação em Pedagogia ou Magistério,  com 4 auxiliares nas turmas de educação infantil, com 5 funcionários na parte da diretoria e administração, com 3 pessoas para a poryaria e limpieza, um professor de educação física e natação, e uma professora de karatê.                                                         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)   pdf (174 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 43 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com