TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  12/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.259 Palavras (22 Páginas)  •  1.637 Visualizações

Página 1 de 22

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

LUCILENE CARDOSO SANTOS MIRANDA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 1]

Santa Luzia

2017

LUCILENE CARDOSO SANTOS MIRANDA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Suzy Gomes Fenimam Borges

Tutor de sala: Maria das Graças Pires Bittencourt

Santa Luzia

2017


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        6

DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES        7

PROJETO ELABORADO PARA REGÊNCIA, INCLUINDO OS PLANOS DE AULA        8

DIÁRIO DAS REGÊNCIAS        19

MOSTRA DE ESTÁGIO.............................................................................................20

CONSIDERAÇÕES FINAIS        22

REFERÊNCIAS..........................................................................................................23


INTRODUÇÃO

A importância deste  estágio na formação do professor  contribui  para um maior conhecimento da realidade em  âmbito  escolar. A teoria apresentada durante as aulas do curso de Pedagogia proporciona ao estagiário um olhar científico da realidade vivida na escola, colaborando assim para o entendimento da complexa relação que há entre a teoria e a prática no trabalho de um docente da Educação Infantil.

O Estágio Supervisionado tem como objetivo unir a parte teórica e a prática, pois todo o conhecimento teórico do acadêmico servirá como suporte e subsidio para as ações na escola campo.   Não existe prática sem teoria e vice-versa, um é complemento do outro. E é durante esse processo, que todos os acadêmicos precisam refletir e aprimorar sua metodologia de ensino, tendo um olhar crítico e um comportamento humanizado diante dos fatos observados, e  aproveitar todas as oportunidades para construir seu perfil profissional. O  estágio  vai  muito  além  de  um  simples  cumprimento  de  exigências acadêmicas. Ele é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional e tem a intenção de documentar as experiências no decorrer do período em que vivenciei, na prática, tudo o que aprendi na teoria.

A Educação Infantil é cada vez mais entendida por todos como um espaço que deve proporcionar à criança, experiências que colabore com seu pleno desenvolvimento. O lúdico, a brincadeira ganha compreensão de sua importância no processo ensino e aprendizagem da criança.

Este relatório é composto da descrição das observações e experiências vivenciadas no período.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

                 A Creche Comunitária Leonardo Fernandes Franco, escolhida para a realização do Estágio Supervisionado na Educação Infantil esta situada na Rua Claudovino Pereira, 130  Bairro Conjunto Cristina A na cidade de Santa Luzia/MG e conta com 17 funcionários, sendo 11 professoras, 02 apoios, 01 cozinheira, 01 auxilia de cozinha, 01 faxineira, 01 secretaria e 01 diretora. Possui uma boa localização e apresenta boas condições de funcionamento, as salas são amplas, arejadas e o mobiliário é adequado a faixa etária dos alunos.

                 Sua estrutura física conta com total de 09 salas de aula, 01 cantina, 01 sala de professores, 05 banheiros, 01 almoxarifado, 02 espaços de parquinho, 01 quadra e 01 espaço livre para brincadeiras de roda, 01 sala que para aulas de balé e hip, 01 diretoria que funciona como secretaria e 01 dormitório.

                  A mesma funciona nos turnos matutino e vespertino, atendendo as classes de Educação Infantil.  A escola  tem atualmente 200 alunos matriculados e atende uma clientela diversificada, principalmente na idade, que começa com 02 anos até aproximadamente 06 anos. A maioria dos alunos são oriundos de famílias de média e baixa renda.

                A escola proporciona aos alunos um ambiente de recreação e educação onde podem obter carinho, atenção e cuidados e promove o desenvolvimento de seres livres, detentores e autonomia, que possam dar sentido e direcionar suas vidas; além de contribuir  para o surgimento de cidadão conscientes de Si mesmo e do outro, interagindo no sentido de buscar motivação e construção do conhecimento.

                 A  escola  possui  um  Projeto  Político  Pedagógico,  que  norteia  o

funcionamento do mesmo em todos os aspectos acadêmicos e sociais.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

         A  entrada  e  saída  são  feitas  nos  horários  matutino  à s  07:00  as 11:00  horas  e  vespertino  de  13:00  às  17:00  horas,  sendo  também  algumas  turmas do Ensino Infantil em período Integral, entrando às 07:00 e saindo às 16:00 horas.  e trabalha com turmas do  ensino infantil, sendo 01 sala para o  maternal l (crianças de 02 anos) , são 5 salas de maternal 3 sendo uma com monitora pois tem 20 alunos e as demais 16 (crianças de 03 anos) em horário integral,  o 1º período atende 44 crianças em dois turnos de funcionamento  de 07:00 ás 11:00 e de  13: ás 17:00 e o segundo período atende 52 alunos. Na creche são dois espaços de parquinho, uma quadra e um espaço livre para brincadeiras de roda e tem uma sala que para aulas de balé e hip com uma professora de dança e balé.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)   pdf (164.6 Kb)   docx (34.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com