TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  14/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  9.178 Palavras (37 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 37

 

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 1]

Londrina

2018

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Crisangela Biassi de Almeida

Tutor de sala: Cristina Martins Duarte

Londrina

2018


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        6

4      DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES        10

5      PROJETO ELABORADO PARA REGÊNCIA.        16

6      DIÁRIO DAS REGÊNCIAS        17

REFERÊNCIAS..........................................................................................................30

  1. INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO  

 

                      Esse estágio faz parte da disciplina do Estágio Curricular Obrigatório-Educação Infantil, do curso de Pedagogia na modalidade à distância, com carga horária de 52 horas. Foi realizado na escola Benedito Biasi Zanin, localizada na Rua: João de Oliveira Santos, 1694, no Bairro Residencial Júnior Oporto I, na cidade de Sertanópolis- Pr. Com um total de 190 alunos em período integral, sendo de manhã: base comum – 1º ao 5º ano e à tarde oficinas de: Artesanato, Karate, Ginástica Rítmica, Balé, Música e Movimento, Desporto  e Tarefas Orientadas.

                  Compareci na escola no período matutino. O estágio teve por finalidade procurar contemplar os aspectos pedagógicos que toda atividade de estágio deve ter, sendo organizado de forma que os objetivos traçados fossem alcançados.

           O desafio encontrado na realização desse trabalho foi o de organizar o tempo de forma flexível, adequando-o às disponibilidades da escola e assim possibilitar que a equipe pedagógica e administrativa nos permitisse o acesso a todas as informações necessárias para o desenvolvimento da atividade proposta. Portanto, os esforços promovidos tanto por mim estagiária, quanto pela pedagoga e toda equipe escolar foram compensadores para o êxito de todo o desenvolvimento do trabalho.

        Compareci em um primeiro período na instituição para minha apresentação como  acadêmico/estagiário com duração de 4 horas.

Tive um período de observação participativa com carga horária de 24 horas, para formular meu pré-projeto que serviu para guiar todo o meu trabalho.

           No primeiro dia por 2 horas observei  o local de estágio, para fazer a sua caracterização. A próxima observação teve a duração de 2 horas para o manuseio dos documentos que orientam a organização do espaço. Na terceira etapa com duração de 8 horas, fiz um acompanhamento da rotina do pedagogo  e observação de uma reunião de conselho. Por último, com duração de 4 horas, fiz a observação de espaços de gestão da instituição (direção, coordenação, biblioteca, secretaria, brinquedoteca) tendo em vista a maneira como organizam o seu trabalho.

           

 O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

           O estágio é uma etapa muito importante para a nossa formação porque oportuniza ao pedagogo conhecer de perto como é o funcionamento de uma instituição escolar, no que diz respeito à nova forma de gestão, o encaminhamento feito pela escola quanto os processos de gestão democrática, bem como as ações realizadas pelo pedagogo, e isso contribuiu para que tenhamos uma visão mais ampla da escola em seus aspectos administrativos, pedagógicos e políticos, pois além das observações também tivemos em mãos documentos que legitimam a instituição.  E assim cumprimos uma etapa da formação como recomenda a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) nº 9394/96 em seu Art. 61, parágrafo único diz sobre os fundamentos da formação: “I – a presença de sólida formação básica, que propicie o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho; II – a associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço”.  

Com esse trabalho, relacionamos o conteúdo estudado sobre gestão, com a realidade da escola Benedito Biasi Zanin, observando na prática a organização dos diferentes espaços dentro da instituição, o trabalho do gestor, a base legal, conforme os documentos que tivermos acesso e que ampara a  escola  em seu  ser multifuncional, para participar das práticas coletivas de planejamento institucional, também a fazer parte da organização do trabalho pedagógico e a avaliação da escola, conforme BOGATSCHOV pág. 110:

[...] exercer a profissão de pedagogo como gestor é um ato político de lançar sementes para a desalienação em meio ao consenso enraizado. Não significa considerar que pela escola se dará a transformação social, mas é ter compromisso com a transformação e consciência da possibilidade de contribuir em alguma parcela para que isso aconteça. Nesse caso, a gestão democrática pode ser um instrumento da sociedade no objetivo de desenvolver e favorecer a consciência da participação na população (BOGATSCHOV pág. 110).

           

O grande desafio do gestor é que ele não é só um especialista em planejamento, coordenação, entre outras, mas tem de coordenar toda a equipe da escola docente e discente, além disso, deve fazer valer o que está escrito na LDB, quanto à articulação e participação da família e da comunidade na escola. É sob essa nova perspectiva que o trabalho do pedagogo gestor deve ser trilhado.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

           O estágio foi realizado na escola Benedito Biasi Zanin, localizada na Rua: João de Oliveira Santos, 1694, no Bairro Residencial Júnior Oporto I, na cidade de Sertanópolis- Pr. Com um total de 190 alunos em período integral, sendo de manhã: base comum – 1º ao 5º ano e à tarde oficinas de: Artesanato, Karate, Ginástica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)   pdf (808.3 Kb)   docx (651.5 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com