TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  6/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.371 Palavras (18 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 18

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

THAMIREZ APARECIDA DA SILVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 1]

Taubaté-SP

2017

THAMIREZ APARECIDA DA SILVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Suelen Bueno Carneiro

Tutor de sala: Sandra Cristina França Bemjamim Barroso

Taubaté-SP

2017


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        2

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES        7

PROJETO ELABORADO PARA REGÊNCIA.......................................................... 10

DIÁRIO DAS REGÊNCIAS        21

MOSTRA DE ESTÁGIO.............................................................................................23

CONSIDERAÇÕES FINAIS        25

REFERÊNCIAS..........................................................................................................26


INTRODUÇÃO

A postura que se deve assumir em relação ao estágio é compreendê-lo como um dos componentes curriculares dos cursos de formação de educadores, como um campo de conhecimento próprio e um método investigativo que envolve reflexão e a intervenção na vida do estagiário, das escolas, dos professores, dos alunos e da sociedade na qual estão inseridos.

Percebe-se que a finalidade do estágio é colaborar no processo de formação dos educadores, para que estes, ao compreender e analisar os espaços de sua atuação possam proceder a uma inserção profissional crítica, transformadora e criativa.

O Estágio Supervisionado em Educação Infantil envolve a teoria e a prática escolar de forma contextualizada. Para tal, a instituição escolhida foi o Colégio São Rafael.

Nesse sentido, a realização de estágio sob a forma de projetos de intervenção mostra-se como um caminho teórico-metodológico que melhor possibilita a concretização dos fundamentos e objetivos do curso: proceder à mediação entre o processo formativo e a realidade no campo social. E mais, demonstrar que projetos interventivos são possibilidades metodológicas para cumprir as finalidades do estágio e da prática em relação aos alunos que estão em formação, nesse caso a Educação Infantil.

O projeto desenvolverá atitudes e habilidades nos estagiários com vistas a um melhor desempenho profissional. Também propiciará o desenvolvimento profissional dos docentes na escola, configurando um processo de formação contínua, e criará ambiente propício à transformação das práticas existentes.

A experiência na Educação Infantil me mostrou com clareza o que significa ser professor na Educação Infantil. Esse estágio se divide em várias etapas e uma delas é a realização e aplicação de um projeto de intervenção com o tema “Alimentação”, o objetivo desse projeto é despertar nas crianças o gosto pelos alimentos saudáveis mostrando a elas os beneficios para a nossa saúde.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O estagio foi realizado no Colégio São Rafael, situado na Rua Cunha, 68, na cidade de Pindamonhangaba-SP, CEP 12444-160, telefone para contato (12) 3641-2268.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O Colégio São Rafael, situada na Cunha, 68, na cidade de Pindamonhangaba-SP, foi fundada no ano de 2008. Nesse ano a creche funcionava com cerca de 150 a 180 crianças.

Durante um determinado período essa instituição funcionava em período integral e a idade das crianças variava entre 2 a 5 anos, as mesmas ficavam aos cuidados de duas funcionárias que desenvolviam atividades recreativas, visto que não possuíam formação específica. As atividades realizadas não possuíam caráter pedagógico, limitando-se aos cuidados com as crianças, a exemplo de higiene e alimentação. No entanto recebiam ajuda de outros funcionários que trabalhavam na instituição, na hora dos cuidados como banho, comida, e outras necessidades. Segundo depoimentos de alguns moradores esse espaço também foi cedido, para outras instituições escolares, desenvolverem atividades de docência.

Sabendo da importância de estar sempre se atualizando, os professores estão sempre participando de cursos, oficinas e palestras, aperfeiçoando-se cada vez mais para exercer sua tarefa educativa proporcionando ao educando uma melhor integração individual e social e o desenvolvimento de todas as suas potencialidades.

Em algumas datas como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia da Família, os pais são convidados a estarem no colégio onde promovemos várias atividades para uma melhor socialização e integração de toda a comunidade escolar.

Algumas datas que não constam em nosso calendário, também são comemoradas como por exemplos: Copa do Mundo, Olimpíadas, Eleições.  

São temas atuais que despertam a curiosidade e o entusiasmo de todos.

A maioria das Datas Comemorativas são trabalhadas no próprio livro didático, no caderno, ou com atividades diversificadas como: colagens, dobraduras, música, mural, teatro.

O corpo administrativo é composto pelos seguintes cargos: O diretor é articulador político, pedagógico, administrativo e financeiro da escola, cabem a ele as seguintes atribuições.

DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES

1ºdia

Durante a entrada: Após os pais deixarem seus alunos os professores organizam os alunos em sala com músicas infantis. Na sala de aula: Depois de se divertirem com a música infantil, vem a oração e agradecimento por aquele dia, logo inicia a aula com chamada, contagem dos números e a leitura do alfabeto, conteúdo proposto.

Na sala dos professores: no intervalo os professores se reúnem para descanso, lanchar.

Atividades desenvolvidas pelos alunos durante o estágio foram as seguintes:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (187.8 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com