TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  5/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.930 Palavras (28 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 28

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

JULIANA WELCH FLOSS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

[pic 1]

Maravilha-SC

2017

JULIANA WELCH FLOSS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Suzy Gomes Fenimam Borges

Tutor de sala:Marinês Schenkel

Maravilha

2017


1 INTRODUÇÃO        3

2 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

2.1 CARACTERIZAÇÕES DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

2.2 DIÁRIOS DAS OBSERVAÇÕES        7

3 PROJETO ELABORADO PARA REGÊNCIA, INCLUINDO OS PLANOS DE AULA.        10

CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERÊNCIAS..........................................................................................................11


1 INTRODUÇÃO

O tema do estágio meio ambiente foi elencado a partir da importância de proporcionar as crianças um contato com os elementos da natureza respeitando cada elemento presente em meio a ele, possibilitando um desenvolvimento integral já que a criança esta presente ao meio ambiente, pois a criança brinca e ao mesmo tempo adquire o autoconhecimento que parte da descoberta com o contato com elementos da natureza.

O meio ambiente é um meio onde estamos inseridos desde que nascemos e estamos aprendendo e descobrindo novas coisas sobre ele por este motivo e um tema motivador a ser trabalhado na educação infantil, período em que o conhecimento e assimilado com mais facilidade e destreza já que este conhecimento e carregado para o restante da vida. Pois nos últimos anos o homem apenas soube usar dos recursos para seu conforto não dando valor aos recursos naturais e eles são fundamentais para a nossa sobrevivência e necessário que tenhamos cuidado em tudo que realizamos, pois o meio ambiente necessita urgentemente de cidadãos mais conscientes de seus atos e atitudes.

A obtenção de cuidados com o meio ambiente deve estabelecer hábitos que proporcionem o contato da criança com os vários elementos da natureza no contexto escolar e familiar por isso e importante trabalharmos com crianças de 0 a 4 anos neste período de infância e uma das etapas mais determinantes na concepção das regras e costumes em vista disso e necessário que os educadores proporcionem praticas de forma lúdica e prazerosa aos pequenos.

Os principais objetivos propostos para esse tema foram possibilitar experiências lúdicas e situações de aprendizagem para uma melhor percepção dos cuidados com o meio ambiente, diante disso  criar vínculos afetivos uns com os outros estimular a linguagem corporal, trabalhar a atenção, concentração movimentos por meio das histórias contadas desenvolver a coordenação motora a partir dos  desenhos estimular a criatividade da criança proporcionar aos alunos a nação de dentro e fora,  grande e pequeno também fundamentar a imaginação com o faz de conta. Ainda convém lembrar que com práticas educativas realizadas durante o estagio fez com que o professor estagiário fosse o mediador entre a família e escola, pois e fundamental que a escola e o professor tenham vínculos com a família.

2 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A instituição de ensino onde apliquei o meu estágio de observação e intervenção tem o nome de CEIM Mairi Fatima Bolis Brusco, encontra-se localizada na Rua Governador Celso Ramos, Bairro Jardim Maria Terezinha, no municipio de sala dos professores , cozinha , 1 sala para deposito , 4 banheiros, refeitório conta também com área coberta e parquinho. Dispoe de  4 niveis de ensino com idades variadas de 4 meses á 4 anos as turmas são divididas da seguinte forma: Berçário(4 meses á 1 ano); Maternal 1(1 a 2 anos); Maternal 1 e misto(2 a 3 anos); Maternal 2 (3 a 4 anos).Pinhalzinho. Tem capacidade para atender 71 crianças no turno integral. Conta com 4 salas de aula, uma sala de multi uso bem como 1 sala de administração (diretoria), 1

O atendimento do CEIM Mairi Fatima Bolis Brusco se inicia as 6:30 com acolhimento das crianças pelas agentes educativas e se estende ate as 18:30 com a entrega dos educandos aos responsaveis, os projetos desenvolvidos pela instituiçao são voltados a atender as necessidades dos educandos e da comunidade, trabalha assim com higiene e saúde, meio ambiente e dia da criança.

A instituicão conta com 19 funcionario sendo que 6 são professoras, 8 agentes educativas, 2 serviços gerais, 2 serventes e uma diretora.

 

2.1 CARACTERIZAÇÕES DO CAMPO DE ESTÁGIO

Fundamentada no PPP ( Projeto Politico Pedagogico) do CEIM Mairi Fatima Brusco, o objetivo principal para a instituição e assegurar uma ação lúdica e pedagogica adequada e coerente viabilizando  assim uma escola que tem como principio e prioridade a busca de igualdade, liberdade, solidariedade humana, afetividade, respeito mutuo, bem como o bem estar individual e coletivo a interaçao social a participaçao democratica e igualitaria de acesso e direitos com a criança.

O ambiente onde realizei meu Estágio Supervisionado 1 encontra-se em em um bom estado para receber estagiarios e atender as necesiidades  das crinças, dispoe de materiais diversificados com livre demanda e possui todos os itens que um centro de educaçao infantil necessita.

-Istituição:CEIM Mairi Fatima Bolis Brusco,

-Turnos: Matutino e Vespertino (Integral),

-Atendimento/etapas:ofertadas:Berçario,maternal1,maternal e misto, Maternal 2;

-Carga horária:200 dias letivos;

-Historico da Instituição:O municipio de Pinhalzinho comecou a pensar na construção da instituição pelo crescimento do municipio o qual estava com uma demanda muito grande de crianças sendo assim no dia 30/07/13 foi inaugurada a intituição, o terreno onde está construida e de 5.296,37m com uma area construida de 585m.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.5 Kb)   pdf (238.7 Kb)   docx (37.6 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com