TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  21/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.357 Palavras (14 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 14

           UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ [pic 1]

_________________________________________________

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

JAQUELINE APARECIDA DO AMARAL B.OLIVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 2]

PETRÓPOLIS

2017

JAQUELINE APARECIDA DO AMARAL B.OLIVA[pic 3]

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil

Orientador: Ma Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Gabriela Brunetto Pereira

Tutor de sala:Camila Bilheiro Silva

PETRÓPOLIS

2017


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        6

DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES        8

PROJETO ELABORADO PARA REGÊNCIA, INCLUINDO OS PLANOS DE AULA        9

DIÁRIO DAS REGÊNCIAS        9

CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS        15

INTRODUÇÃO

O  presente  trabalho  tem  por  objetivo  relatar  as  observações relacionadas  ao  estágio  Supervisionado  na  Educação  Infantil,  realizado  na  Escola  Municipal  do Taquaril, o estágio foi feito no período de 16,17,18 e21,22 e 23 de agosto de 2017, tendo  como base  aprimorar  a  prática  em  sala  de  aula  e  aplicar  os  conhecimentos adquiridos  nas disciplinas  estudadas,  bem   como  confrontá -los  com  a  prática  pedagógica,  buscando firmá-la de forma significativa.  

A Educação Infantil em nossa atualidade é cada vez mais entendida por todos como um espaço que deve proporcionar à criança, experiências que

permita  seu   pleno  desenvolvimento.  O lúdico, a  brincadeira  ganha  compreensão  de sua importância no processo ensino e aprendizagem da criança.

Este relatório é composto da descrição das observações e

experiências  vivenciadas ,  essa  observação  f oi  participativa,

pois  é  impossível  não  estar  junto  às  crianças  e  não  participar,  conhecer  cada  um  e não  se  apaixonar, por  eles , e  pela  forma  dinâmica  que  é  o  educar  e  o  cuidar  da Educação  Infantil,  sendo  também  fundamental  para  a  aquisição   de  conhecimento  e experiência.

Encontram-se descrito  neste  trabalho  as  observações  não  só  do processo em sala de aula, como também, do ambiente escolar como um todo.  

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O presente relatório é fruto da observação realizada na Escola Municipal Taquaril, localizada na Rua Manoel Batista de Andrade, no bairro Pedro do Rio, no município de Petrópolis no estado do Rio de Janeiro. A Escola Municipal Taquaril oferece a Educação Infantil desde do 3º ao 5ºperíodo (3 a 5 anos) e o Primeiro Segmento do Ensino Fundamental - do 1º ao 5º ano de escolaridade. Os 3 primeiros anos do Ensino Fundamental são contemplados em um ciclo de alfabetização, no qual não há retenção na passagem do 1º para o 2º ano, e do 2º para o 3º ano. A avaliação neste ciclo é realizada através de relatórios bimestrais. Apenas no 3º ano de escolaridade pode o educando ser efetivamente reprovado, caso não atinja os objetivos propostos para o ano. A partir do 4º ano os educandos são avaliados qualitativamente e quantitativamente, gerando notas com a possibilidade de retenção. Em todos os níveis do Ensino Fundamental se faz necessária a frequência de 75%..

A Escola Municipal Taquaril foi fundada no dia 04 de agosto de 1962, sendo construída no terreno doado pelo Sr. João Jacintho do Amaral (in memoriam) e sua esposa Luiza da Silva Mattos Amaral. A escola fica situada a 4,5 quilômetros da Estrada União e Indústria.

 A escola atende a cerca de 72 alunos, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, em seus 55 anos de existência. A escola conta com o apoio de pais, alunos e comunidade.

 O Taquaril representa hoje competitivo setor do polo agroindustrial do estado, além de ser um dos importantes nomes da cidade no que se refere ao ecoturismo. Conta ainda com a APP Pedra do Elefante, que surpreende pela grandiosidade de seus 500 metros de altura.

 A escola desenvolve projetos permanentes de leitura (Mala Literária, Biblioteca Viva – caminho da Leitura, Maluquinho pela leitura), projeto de informática, participa do programa de Saúde Bucal, entre outros, visando promover a integração social e a educação ambiental. Proporciona um ensino de qualidade, que possibilita aos educandos posicionarem-se de forma crítica frente aos novos desafios.

 Funcionários:

  • Diretora-professora Andréa do Amaral Rezende

            Professoras: Ana Claudia de Almeida Martins

              Magda Braga Zanatta Bastos

              Simone do Amaral Rezende  

  • Cozinheira: Celina de Carvalho Leonardo
  •   Auxiliar: Maria de Fátima Ferreira Couto dos Santos
  •   Transporte:Jorge José Netto, Kleber, Paulo Bastos Bello, Jociléia Lima dos Santos, Leciara Alves da Cruz Silva, Tamires Leonardo Silva

                           A escola tem como missão valorizar a educação como instrumento de humanização e de interação social, proporcionando uma educação de qualidade através de um trabalho de parceria entre pais, alunos e profissionais da educação, num processo cooperativo de formação de indivíduos plenos e aptos a construir sua própria autonomia e cidadania, reconhecendo-se, recomendando-se como ser único, mas também coletivo.

                           A partir dessa concepção a escola busca estratégias para minimizar as dificuldades encontradas e consequentemente favorecer o ajustamento necessário para a garantia do sucesso dos alunos no processo de formação integral.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (184.3 Kb)   docx (73.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com