TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  29/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  7.160 Palavras (29 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 1]

 [pic 2][pic 3]

JOSÉ SOUZA MOTA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 4]

[pic 5]

JOSÉ SOUZA MOTA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil no curso de Pedagogia.

Orientador: profª. Marselha Silva de Souza.

                                     Tutor Eletrônico: Nathalia Alves da Silva.

Rio Branco

2018


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................................3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO......................................................4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO................................................................6

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA...................................................................12

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS....................................................................................22

CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................29

REFERÊNCIAS........................................................................................................31

INTRODUÇÃO

O Estágio em Educação Infantil é uma atividade curricular obrigatória amparada pela Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008.  Abordam-se reflexões sobre a importância do Estágio Supervisionado em Educação Infantil, e as suas contribuições para a formação docente, considerando os estudos teóricos que foram realizados, relacionando as experiências vivenciadas na prática docente. O estágio Supervisionado em Educação Infantil do 6º semestre foi realizado na turma de nível I da Educação Infantil na Creche Jairo Júnior, situada na Rua: Luís Morais nº15, Quadra 21. Bairro Tancredo Neves – AC. Com carga horária total de 100 horas, distribuídas em 52 horas de atividades realizadas na instituição infantil e 48 horas dedicadas ao estudo teórico e ao planejamento educativo. Onde o aluno estagiário elaborou com o projeto de ensino, justamente com o (a) professor (a) regente.

A observação e intervenção permitiram que houvesse uma análise com um olhar mais criterioso, na procura de contribuições que seja essencial para desenvolver os diversos aspectos observados durante o Estágio. Como fonte de pesquisa, foi utilizado o Portfólio e o Diário de Campo, que foi elaborado através das experiências vivenciadas cotidianamente pela estagiária durante o período de Estágio em sala de aula.

Sabemos que, quando temos a oportunidade de observar, podemos fazer comparações entre experiências, as que já foram vividas e cuja representação construída constitui suas estruturas cognitivas, com a experiência que fazemos no momento, isto é, a representação em que permanecemos a construir na interação com o mundo das limitações. Pimenta (1995, p.24) defende que “a atividade teórico-prática de ensinar constitui o núcleo do trabalho docente.” O pedagogo se baseia na teoria para fundamentar a sua prática.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O estágio supervisionado em educação infantil do 6º período, foi orientado pela Professora Marselha Silva de Souza, o estágio foi realizado na creche Jairo Júnior, situada na cidade de Rio Branco-AC. O verdadeiro desafio para o docente é o domínio da totalidade da formação do primeiro ciclo de aprendizagem e ensino básico. É dever do professor, estimular a autoavaliação, a metacognição e ter uma percepção da classe administrando a heterogeneidade da turma, trabalhando com alunos distintos e dando apoio integrado àqueles que possui grandes dificuldades, contudo, observando e avaliando os alunos em situações de aprendizagem de acordo com uma abordagem formativa, contribuindo para um melhor aprendizado e tendo uma concepção melhor de seu trabalho.

A Creche Jairo Júnior funciona em horário integral, dás 07h00min às 17h00min. Conta com uma infra-estrutura de dependências adminstrativas; parque infantil; 29 funcionários, sala da diretoria; Cozinha, banheiro dentro da escola, com acesso a chuveiro para o procedimento de banho nas crianças; banheiro, dependências e vias adequadas à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, sala da secretaria, dispensa, almoxarifado, pátio coberto, 07 salas de aulas adequadas à faixa etária; entre 15 a 20 alunos em média, por sala, totalizando um número aproximado de 140 alunos na escola. Carga horária de 200 dias letivos. Atende crianças do município de Rio Branco, do Bairro Tancredo Neves e suas adjacências, grande parte de bairros próximos.

A escola de educação infantil trabalha de forma organizada, recepcionando os alunos na entrada e colocando-os na fila conforme cada sala, liberando-os logo em seguida ao horário que começa as aulas para suas determinadas salas. Onde é dado início ao planejamento da aula ministrada pela professora de cada classe. No intervalo as turmas saem aos poucos e cada uma tem um período de aproximadamente meia hora para o lanche. Na hora do almoço, as crianças são acompanhadas pelas assistentes, horário esse em que as professoras vão almoçar, e as assistentes ficam com as crianças. Depois do almoço, elas são colocadas para dormir, até ás 14 horas. Um pouco antes do horário da saída os portões da escola se abrem para os pais pegarem seus filhos na sala de aula. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) da escola é incluído nas salas comuns. A escola não tem laboratório de informática, não tem biblioteca, mas em cada sala reserva-se um espaço para a leitura com as crianças, tornando assim o ambiente bem agradável.

A Creche Jairo Júnior, conta-se com a presença de uma psicopedagoga e uma professora de educação especial para dar atendimento aos alunos com necessidades especiais. Possui também uma sala para a direção, uma para a secretária, uma sala de vídeo, uma que segundo o coordenador funciona como espaço para leitura e como contação de histórias para as crianças. Apresenta um refeitório, uma cozinha (com dois freezers, dois fogões, e uma geladeira) e uma dispensa. Disponibiliza ainda de três bebedouros, dois pátios (sendo um na parte da frente e dois nos fundos). Possui também dois banheiros destinados para os alunos. Nos dias das observações foi constatado que a escola ainda precisa de manutenção na parte de iluminação. A creche dispõe de data show, livros didáticos e paradidáticos, jogos, entre outros recursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.9 Kb)   pdf (332.2 Kb)   docx (108.7 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com